Óscares 2017 | Uma corrida a três entre La La Land, Manchester by the Sea e Moonlight

La La Land, Manchester by the Sea ou Moonlight? Nesta corrida que se faz a três até aos Óscares 2017, o primeiro parece talhado para um daqueles sweeps à moda antiga mas… quais são os  seus principais opositores?

Desde a sua estreia nos Festivais de Toronto e Veneza – e consequente vitória no sempre importante Prémio do Público de Toronto – que La La Land – Melodia de Amor havia inscrito o seu nome na cerimónia de 26 de fevereiro. Mas até que ponto todo o amor distribuído nesses festivais se iria refletir nos Óscares? Haveria algum filme capaz de colocar um ponto de interrogação numa vitória indiscutível deste tributo a Hollywood? A resposta tem os seus detalhes.

Lê Mais: Globos de Ouro 2016 | Lista Completa de Vencedores

Em primeiro lugar, existia um filme pequeno mas que havia esmagado a sua audiência no Festival de Sundance que teve lugar em janeiro de 2016. Chamava-se Manchester by the Sea, tinha duas das mais elogiadas performances do ano (Casey Affleck e Michelle Williams) e aquele apelo emocional que conquista num piscar de olhos uma Academia sedenta de lágrimas copiosas. Depois era Mooonlight a juntar-se à festa. Com distribuição do estúdio emergente no circuito independente, A24 (o mesmo de “Quarto”, “Ex Machina” ou “Um Ano Muito Violento”), e uma história que nunca foi contada (um homem negro em Miami que cresce ao mesmo tempo que tenta lidar com a sua mãe toxicodependente, com a descoberta da sua sexualidade e com o facto de ser negro), “Moonlight” comoveu audiências um pouco por todo o lado onde passou mas nunca pareceu um candidato verdadeiro às estatuetas da Academia.

Lê Também: Manchester by the Sea, em análise

Milagre no Rio Hudson, de Clint Eastwood, estreou e perdeu o seu fulgor, Vedações, com Denzel Washington e Viola Davis, foi quase exclusivamente celebrado pelas performances dos seus atores, O Primeiro Encontro, de Denis Villeneuve, sempre foi encarado como aquele filme sci-fi que nunca chega aos Óscares e a aposta da Weinstein Company, Lion – A Longa Estrada Para Casa, desde cedo pareceu não ter a pujança necessária para se aguentar na longa corrida.

A história destes Óscares 2017 só fica completa com menções a filmes que se perderam completamente pelo caminho, entre eles A Luz Entre os Oceanos, com Alicia Vikander e Michael Fassbender, Ouro, que conta com a mais recente transformação física de Matthew McConaughey, Viver na Noite, o gangster movie de Ben Affleck e, por fim, o projeto-paixão de Martin Scorsese, Silêncio, que até hoje só mereceu uma única referência por parte dos prémios dos sindicatos americanos: uma nomeação para a espantosa cinematografia de Rodrigo Prieto.

Consulta Também: Silêncio, em análise

Feitas as contas, o que nos resta hoje é o trio sensação da temporada: La La Land, Manchester by the Sea e Moonlight. Será a vitória de La La Land inevitável? Quantos Óscares vai conquistar? Qual a atriz mais bem posicionada nessa atribulada categoria feminina? Casey Affleck pode começar a preparar o discurso? Tudo questões pertinentes, e que tentaremos responder até ao dia 26 de fevereiro.

Hoje é dia de nos concentrarmos nas previsões dos nomeados para os Óscares 2017, que serão conhecidos esta terça-feira, às 13h18, hora de Lisboa.

Entra connosco neste exercício de adivinhação e partilha também as tuas apostas nas diversas categorias!


Categorias Técnicas >>


 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *