Peak TV | Série antológica

Nesta nova aula vamos descobrir o que é uma série antológica. Certamente conhecem e acompanham alguma. Preparados para descobrir?


<< CLIFFHANGER | BINGE-WATCHING >>


A fórmula de série antológica é uma que tem crescido a um bom ritmo dentro da comunidade televisiva. Entenda-se por antologia uma “coletânea de temporadas ou episódios”.

Lê maisRenovações e Cancelamentos | 1º trimestre 2017

Numa série de televisão, por norma, há uma sequência lógica de eventos e histórias que vão seguindo uma ordem cronológica específica até chegarem ao desfecho final. No entanto, há histórias mais curtas que merecem ser contadas e, um dos grandes impulsionadores recentes desta nova aposta é Ryan Murphy, criador de Glee e Scream Queens.

Lê tambémO melhor dos Canais TVCine e TVSéries em Março

O argumentista/ realizador criou duas obras que fogem da fórmula sequencial das séries de televisão. A primeira tem o nome de American Horror Story e é uma série que conta várias histórias de horror diferentes por cada temporada; no entanto, utiliza por vezes os mesmos atores para encarnar variadas personagens em cada uma delas. O efeito é interessante na medida em que a série nunca perde a sua própria identidade e foco por estar constantemente a renovar-se a si mesma. Todas as histórias são escritas de forma a estarem concluídas temporada após temporada e isto permite que haja uma maior liberdade criativa sem fugir do fio condutor: o género do terror.

Peak TV - Série Antológica

ConsultaSéries A Não Perder em 2017

Depois do sucesso de American Horror Story, Murphy apostou numa nova coletânea: American Crime Story. Tal como o nome indica, a série aborda situações criminosas que ganharam fama imediata pela população mundial. O primeiro caso mediático foi o de O.J. Simpson e o sucesso, quer a nível crítico, quer a nível de audiências levou a que este novo projeto de Murphy fosse renovado por mais duas temporadas.

Peak TV - Série Antológica

Mas Murphy consegue ainda relacionar ambos ao recrutar atores veteranos de American Horror Story para este novo segmento criativo. Esta fórmula revela-se um verdadeiro festim para quem aprecia boas prestações e boa escrita de televisão sem que se sinta saturado de estar constantemente a ver a mesma história.

TRAILER | PEAK TV – SÉRIE ANTOLÓGICA

Afinal acompanham alguma série antológica?


<< CLIFFHANGER | BINGE-WATCHING >>


 



Sobre Jorge Lestre