Um génio da ciência por trás de Interstellar (Video)

 

Há um génio da ciência por trás de Interstellar de Christopher Nolan, uma super-estrela escondida nos bastidores mas que iluminou e guiou toda a produção deste filme, seguramente um dos marcos cinematográficos de 2014, ou talvez mesmo desta década. Ele é Kip Thorne, o astrofísico do Instituto de Tecnologia da Califórnia e especialista em Teoria da Relatividade, que trabalhou em estreita colaboração com Christopher Nolan e a sua equipa de VFX, para criar em termos realistas e científicos nunca antes vistos os buraco negros que estão no centro da narrativa do filme. 

Neste surpreendente Video, divulgado pela revista Wired, Lynda Obst  que participou na produção do projeto durante vários anos em conjunto com Steven Spielberg e o escritor Jonathan Nolan (o qual viria a mostrar o argumento ao seu irmão Cristopher Nolan quando Spielberg se afastou), explica como conheceu Kip Thorne há 30 anos por intermédio de um outro génio, Carl Sagan (NE:  Sagan é uma das figuras do século passado mais admiradas por este vosso editor).

Lê Também:
Matthew McConaughey é fã dos BTS

Carl Sagan casou entretanto com a sua colega Ann Druyan (“Cosmos“) e Linda Obst convidou Kip Thorne como consultor em “Contacto” um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos, realizado por Robert Zemeckis baseado no romance homónino de Sagan.

Mas desta vez Kip Thorne envolveu-se de tal forma em Interstellar, que acabou por se tornar um dos seus produtores executivos.

Kip Thorne é também amigo estreito de outro génio Stephen Hawking (“Teoria de Tudo“). Uma autêntica festa assistirmos à sua descrição sobre os efeitos visuais e as equações matemáticas que utilizou para produzir, com uma precisão e realismo nunca antes vistos nem alcançados, o efeito da lente gravitacional dos buracos negros. Thorne vai publicar no âmbito da cmunidade astrofísica alguns dos seus papers elaborados ao longo do projeto.

Lê Também:
Mulher Que Segue à Frente, em análise

 

INTERSTELLAR  | VIDEO

INTERSTELLAR | SINOPSE

Interstellar”, o prestes a estrear e muito ansiado filme de Christopher Nolan, relata as aventuras de um grupo de exploradores que utilizam um recém-descoberto buraco espacial para ultrapassar os limites das viagens humanas pelo espaço e percorrer longas distâncias numa viagem interestelar

Interstellar” foi reescrito por Christopher Nolan, a partir do argumento do seu irmão Jonathan Nolanbaseado nas teorias científicas desenvolvidas por Kip Thorne, físico do Instituto de Tecnologia da Califórnia e especialista em Teoria da Relatividade. A banda sonra está a cargo do mestre Hans Zimmer.

Já o elenco estrelar, dispensa apresentações: Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Casey Affleck, Wes Bentley, Michael Caine, entre outros.

 

INTERSTELLAR | GALERIA

 

Interstellar, nas nossas salas de cinema a 6 de novembro.

 

 

Rui Ribeiro

Engenheiro, publisher, melómano e audiófilo, daqueles que ainda vão ao cinema, compram vinil, cd's, blu-rays, a Empire e a Stereophile em papel.

One thought on “Um génio da ciência por trás de Interstellar (Video)

  • entendi como funciona a 5ª dimensão, mas o público em geral não, por isso tantas críticas em relação ao filme. nela o ator entrou num lugar onde o tempo pode ser percorrido para o passado ou para o futuro e assim manipular coisas com a ajuda da gravidade que é concentrica ao tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *