Uncharted: Nathan Drake Collection – (PS4) | Análise

 

De todas as trilogias que tiveram lugar na anterior geração, muito poucas, ou talvez nenhuma, teve o peso e o sucesso de Uncharted.

 uncharte cover  

  • Editora: SCEE
  • Produtora: Naughty Dog
  • Plataformas: PS4

 

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

Em menos de uma década Nathan Drake tornou-se numa das personagens mais icónicas da Playstation e do mundo dos videojogos. Agora, os seus três excelentes jogos chegam à PS4 num remastered que eleva muito as expectativas.

Tentemos então focar quais as diferenças em cada um dos jogos. Começando pelo mais velho de todos, o primeiro Uncharted foi o que recebeu mais melhorias. Para um olhar menos atento, podemos não perceber de imediato quão grande são as diferenças porque já não nos lembramos exatamente como o jogo era, mas quando comparamos as duas imagens lado a lado vemos o enorme trabalho que foi feito neste remastered. Estamos perante um trabalho verdadeiramente colossal. É como se Uncharted tivesse sido, graficamente, refeito na sua grande maioria. É verdade que continua a ser o que tem gráficos mais fracos, mas a verdade é que envelheceu bastante bem. As cutscenes estão muito boas, há uma melhoria significativa nas personagens e principalmente nos ambientes. Os cenários apresentam mais cores, estão mais definidos, estão mais focados no horizonte, têm mais vida e movimento e tudo isso brilha a uns constantes 1080p e 60fps. É um trabalho notável que dá uma nova intensidade a um jogo que assim o exige.

Na jogabilidade também se notam diferenças. Nathan é controlado de forma mais intuitiva, apesar de por vezes ainda não fazer o que nós queremos, e a pontaria está mais afinada e focada em dar-nos uma boa experiência. Com as melhorias na jogabilidade é fácil querer aumentar a dificuldade, e Uncharted torna-se num grande desafio.

Depois temos Uncharted 2, um dos melhores jogos da anterior geração e que facilmente percebemos que está noutro nível. Também aqui o trabalho de melhoria foi fantástico. Uncharted 2 consegue esmagar-nos em certos momentos com os seus cenários, com o seu design e com os vários momentos em que o que nos rodeia se irá desfazer ou explodir à nossa volta. Também aqui as cutscenes foram refeitas, estão fantásticas e mesmo não estando o nível das grandes produções que se fazem de raiz para a PS4, a verdade é que estão muito boas. desafiamos qualquer jogador a apreciar o design dos cenários neste jogo e o excelente trabalho de luzes e sombras.

Também aqui temos melhorias na jogabilidade, quer na movimentação, quer na mira das nossas armas e salientamos também que esta transição entre consolas não afetou um excelente trabalho sonoro, quer em banda sonora, quer em vozes ou efeitos.

Em Uncharted 3, o mais ambicioso da saga em termos gráficos, é obviamente o que recebe uma melhoria menos significativa, mas após jogar todo o jogo, não se encontra um única quebra durante qualquer um dos muito momentos intensos que este jogo nos oferece.

Uncharted_The_Nathan_Drake_Collection_Screenshots_PS4__1_-pc-games

A melhoria para 1080p nota-se facilmente mas são os 60fps que dão um peso acrescido de qualidade a este remastered. No entanto, tal como já frisámos, nota-se que o jogo foi redesenhado em cada árvore, em cada rio, em todas as personagens. Melhores sombras, movimentos mais credíveis, movimentação da camera mais fluída… são tantas as diferenças que só jogando se percebe o esforço que foi gasto neste pack. Na jogabilidade nota-se que existe um claro esforço para tornar a experiência global: Uncharted 1 teve direito às granas que apareciam nos jogos seguintes, os modos de dificuldade estão agora idênticos e os troféus irão levar-vos a atingir novos limites.

UNCHARTED-The-Nathan-Drake-Collection-Story-Trailer-8

Para quem nunca tenha jogado Uncharted, devemos salientar alguns pontos, mesmo sem os aprofundar. Uncharted é uma saga intensa, cheia de momentos cómicos mas também outros mais sentimentais. As suas personagens facilmente ganham a simpatia dos jogadores e com elas entramos no jogo e sentimos a intensidade de certos momentos. Nathan e Sully fazem uma dupla memorável e as suas aventuras tornam-se cada vez mais densas. Num primeiro jogo temos uma narrativa mais simples, com algumas falhas, mas em Uncharted 2 a realização torna-se soberba, as personagens são exploradas com grande dinamismo e inteligência. Em Uncharted 3 vemos o aprofundar de Nathan, levando-nos a perceber alguns dos seus motivos e quais as suas origens.

Lamenta-se a falta de um modo multiplayer que tantos momentos de adrenalina poderia oferecer na PS4, mas o modo Speed Run, em que tentaremos acabar o jogo no menor tempo possível e comparar com os nossos amigos também tem um sabor especial. Não esquecer ainda que com este pack terão acesso à beta de multiplayer de Uncharted 4… mas até lá ainda têm muito para jogar. Por fim salientamos ainda o novo modo de dificuldade (brutal difficulty) que estará disponível após acabarem o jogo uma vez.

Uncharted The Nathan Drake Collection - 05

No fim fica, novamente, na nossa memória alguns dos momentos mais marcantes da trilogia. A cena do comboio de Uncharted 2 é já um ícone da indústria, sendo mesmo uma das melhores introduções de sempre nos videojogos, e a cena do avião em Uncharted 3 também está fantástica.

Sejamos muito objetivos: este é um pack que nos oferece três excelentes jogos, todos eles com melhorias muito significativas e que nos mostram que mesmo quem já tenha jogado estes três jogos, deverá volta a jogá-los com este remastered para PS4. Mas mais do que isso, o que podemos dizer é que Uncharted: The Nathan Drake Collection é uma das melhores adaptações que existe para a atual geração, e de longe a melhor do ano. Simplesmente imperdível.

Pontos fortes:

  • 3 jogos num só!!!
  • Grande melhoria gráfica
  • Melhor jogabilidade
  • Continua muito divertido e intenso
  • Personagens carismáticas
  • Banda sonora e trabalho de vozes de topo
  • Momentos inesquecíveis

Pontos fracos:

  • Falta de conteúdos extra

 

Hardware usado pela MHD para teste de jogos:

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma

Luís Pinto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *