10 filmes a não perder na Cinemateca Portuguesa em janeiro

Eis a nossa recomendação, dos grandes filmes que serão exibidos na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no primeiro mês de 2018. 

1 de 10

“Psycho”, Sala F.R. 3-1-15H30

Cinemateca Portuguesa

Num mês dominado pelo Medo, “PSYCHO” não é, obviamente, nem o primeiro nem o único filme de Hitchcock dominado pelo medo enquanto tema, ambiente e primeira emoção suscitada no espectador. Mas é um dos filmes onde Hitchcock, o “cineasta do medo” por excelência, mais longe levou e mais radicalmente trabalhou o tema, a ponto de, contra todas as regras clássicas, deixar o espectador sozinho “dentro” do filme, a seguir à célebre sequência do chuveiro – o mais memorável entre os muitos momentos memoráveis de “PSYCHO”. 57 anos depois da sua estreia, continua a ser um dos filmes mais assustadores alguma vez feitos. Antes é exibido “L’ARRIVÉE D’UN TRAIN EN GARE DE LA CIOTAT”, um dos mais míticos títulos do catálogo Lumière, é o relato da sua primeira projeção pública, que teria deixado aterrados os seus espectadores.

1 de 10

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *