Cinemateca Portuguesa desperta “O Medo” em janeiro

A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema irá despertar o medo nos espetadores portugueses no primeiro mês do ano. 

A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema começará em força em 2018. O seu primeiro mês irá ter como principal rubrica a exibição de alguns filmes que despertam emoções de medo, de pânico e de terror na audiência. A escolha parece revelar uma preocupação da instituição em captar a atenção do público do cinema mainstream, com alguns filmes bastantes populares.

“Alien: O Oitavo Passageiro” (Ridley Scott, 1979); “A Semente do Diabo” (Roman Polanski, 1968), “Psico” (Alfred Hitchcock, 1960); “Shining” (Stanley Kubrick, 1980); ou “O Despertar dos Mortos Vivos” (1968) de George Romero são alguns dos títulos que merecem destaque. Curiosamente “Branca de Neve e os Sete Anões” (1937), da Walt Disney também estará em exibição.

O MEDO NA CINEMATECA PORTUGUESA

O Medo

Vale a pena destacar a curta-metragem de “L’Arrivée d’un Train en Gare de La Ciotat” (1895), um dos primeiros trabalhos cinematográficos rodado pelos irmãos Lumière que provocou, segundo contam alguns relatos da época, um pânico incontrolado, causado pela imagem do comboio a avançar na direção da plateia. Segundo o texto da programação da Cinemateca Portuguesa,

Vamos ao cinema também para ter medo, para reviver medos básicos – o “medo do escuro”, por inerência – e para descobrir medos novos. O espectador de cinema tem prazer no medo: a quantidade de filmes, para não dizer géneros inteiros, fundados nesta exploração e nesta experiência, serve de prova incontestável.

Entre os outros autores de peso cujos filmes serão mostrados contam-se Manoel de Oliveira e David Cronenberg, por exemplo.

No total a Cinemateca Portuguesa projetará cerca de 40 filmes em torno do conceito do medo.

Lê Também:
Disney | 50 curiosidades que provavelmente não sabes

A programação completa está disponível no site oficial da instituição e pode ser consultada aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *