10 Melhores Filmes de Comédia Policial

[tps_header]

A estreia de “O Guarda-Costas e o Assassino” levou-nos a uma viagem pela velha sensação de nostalgia e olhamos para todas as comédias policiais (buddy cop) afim de reconhecer os dez melhores da indústria.

[/tps_header]

Para decidirmos o melhor dos melhores, olhamos para vários critérios, incluindo a sua importância, sucesso comercial e legado gerado. Os buddy cop movies, aqui abertamente traduzido para comédias policiais, incluem sempre uma dupla de companheiros e, geralmente seguem uma formula de duas pessoas que não gostam um do outro e que no decorrer da trama acabam por se tornar inseparáveis.

[tps_start_button label=”CLICA e DESCOBRE as melhores comédias policiais” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 12pt;” class=””]




10. DIE HARD WITH A VENGEANCE

Esta quinta-feira Samuel L. Jackson regressa ao grande ecrã numa nova parceria de acção e comédia com “O Guarda-Costas e o Assassino” ao lado de Ryan Reynolds. O actor veterano porém tem já vários filmes do mesmo género no seu estimado currículo, incluindo o terceiro da saga “Die Hard” ao lado de Bruce Willis. O infeliz segundo filme da saga mostrava o quão necessário era encontrar um parceiro para o humor e atitude frontal de John McClain – entra Zeus Carver, um lojista de Harlem, Nova Iorque. A dupla demonstrou uma grande química sobre o elmo de John McTiernan, e reinventaram a história de inimigos-tornado-amigos ao evitar que terroristas roubem o Edifício da Reserva Federal.

Melhor Citação:
John McClane: Think we should call a fire truck?
Zeus: Aw, fuck ‘em. Let ‘em cook!




9. MEN IN BLACK

Os “Men In Black” são uma das sagas mais adoradas por qualquer cinéfilo, em particular devido ao entrosamento de Tommy Lee Jones e Will Smith nos papeis principais. Kay é o agente sério e sem qualquer sentido de humor apenas focado no seu trabalho, Jay por outro lado é o jovem curioso, extrovertido e carismático. A receita estava montada com a premissa das duas personagens, mas juntando um enredo de uma agência secreta que nem o Presidente sabe que existe a um complô de tecnologia avançada e extra-terrestres e temos uma das melhores comédias de acção de sempre.

Enquanto que o primeiro filme é uma instituição na indústria cinematográfica, a saga por completo é uma que traz alegria e divertimento a todos os cinéfilos. Infelizmente um quarto filme não parece estar na agenda das produtoras e mesmo o crossover com “21 Jump Street” parece estar em águas de bacalhau.

Melhor Citação:
J: You do know elvis is dead? Right?
K: No, Elvis Is Not Dead. He Just Went Home.




8. HOT FUZZ

Edgar Wright ganhou um lugar nos nossos corações graças ao seu incrível trabalho na realização da conhecida trilogia do Cornetto, e especificamente no género de policial de comédia. “Hott Fuzz” foi um dos maiores sucessos a nível crítico em 2007 – grande parte devido à conceituada parceria de Simon Pegg e Nick Frost. Uma paródia no seu centro aos vários clichés de filmes de acção torna esta comédia britânica um filme obrigatório para todos os cinéfilos. Para realmente se saborear Hott Fuzz é preciso estar atento também aos pormenores, seja a capas do filme “Shaun Of The Dead” (o primeiro da trilogia) a aparecer no próprio filme ou às letras nas músicas escolhidas para a trilha sonora do filme.

Melhor Citação:
Danny Butterman: [about PC Doris Thatcher] She’s our only policewoman.
Nicholas Angel: She’s not a policewoman.
Danny Butterman: [whispers] Yes, she is, I’ve seen her bra.




7. THE HEAT

Sandra Bullock e Melissa McCarthy juntaram-se para “The Heat”, o filme mais recente a pertencer à nossa lista, e curiosamente o único protagonizado por mulheres. O género de comédia policial não é um geralmente direccionado para mulheres, mas o talento de Bullock e McCarthy fazem “The Heat” um sabor de ar fresco em toda a comédia e dessa forma mais mainstream.

O produtor Jenno Topping falou sobre a parceria feminina:

“Havia pessoas que não acreditavam neste projecto, pessoas que pensavam que mulheres não iriam querer ver um policial e que os homens não iriam querer ver duas mulheres com armas e dessa forma cancelar a nossa audiência. Nós acreditamos, que no final do dia, não era o género que importava, mas sim a coragem da acção e o coração na comédia.”

O filme foi a segunda comédia mais rentável de 2013, conseguindo um rendimento 5x superior ao seu orçamento inicial. Por isso, mulheres ao volante e mulheres na caça ao crime é uma formula que as audiências parecem gostar e querer ver repetido.

Melhor Citação:
Jason Mullins: What are you gonna do, storm through Boston and take down a drug lord?
Mullins: Yeah, I might. Have you met me?
Jason Mullins: Yeah, unfortunately.




6. THE OTHER GUYS

“The Other Guys” é um dos filmes mais inteligentes e genuinamente surpreendentes das comédias policiais. Will Ferrell e Adam McKay (realizador) reuniram a magia de “Anchorman: The Legend of Ron Burgundy” para um género diferente e tornaram uma premissa à priori previsível, para uma das comédias de acção mais memoráveis.

O filme conta a história dos detectives Allen Gamble (Ferrell) e Terry Hoitz (Mark Wahlberg), dois mal-amados polícias a viver nas sombras dos heróis de Nova Iorque – Detective P.K. Highsmith (Samuel L. Jackson, de novo) e Detective Christopher Danson (Dwayne Johnson). As suas vidas mudam após a morte rídicula de Highsmith e Danson e, apesar da sua óbvia falta de capacidade para serem oficiais da lei, a dupla de Gamble e Hoitz luta para prender o magnata corrupto Sir David Ehrson (Steve Coogan).

Um filme com muita acção e comédia brilhante, que coloca nas luzes do holofote o talento subvalorizado de Mark Wahlberg enquanto comediante ao conseguir partilhar o ecrã ao mesmo nível do mestre da improvisação Will Ferrell. Mais tarde Whalberg haveria de consolidar o seu lugar com um peluche falante em “Ted”, mas é em “Other Guys” que Wahlberg revela o seu dote para fazer rir uma audiência.

Melhor Citação:

Terry Hoitz: What is this?
Allen Gamble: It’s my car; it’s a Prius.
Terry Hoitz: I feel like we’re literally driving around in a vagina.




5. BAD BOYS

O que vais fazer quando os “Bad Boys” começam a dar pela enésima vez na televisão? Vais ficar a ver, não tenhas dúvidas. Martin Lawrence e Will Smith formam uma das duplas mais populares e divertidas do cinema nos papéis de Marcus Burnett e Mike Lowrey, respectivamente. O homem de família e o eterno solteirão combatem o crime em Miami e, sendo um filme realizado por Michael Bay, podem esperar muitos estragos e explosões no meio de uma cidade.

O terceiro filme tem tido vários problemas em sair do papel desde o anúncio do regresso da franquia, mas isso não impede que os actores se mostrem entusiasmados em voltar a contracenar no correctamente intitulado – “Bad Boys For Life”.

Melhor Citação:

Marcus Burnett: You see what happens when you go off without me? You get into shit.
Mike Lowrey: Oh please, like shit don’t happen when you’re there.
Marcus Burnett: That – that ain’t the point…




4. 21 JUMP STREET

Uma série protagonizada por Johnny Depp no final da década de 80 deu aso a um dos reboots mais criativos de Hollywood. O filme conta a história de dois policias obrigados a reviver o ensino secundário numa missão onde se infiltram como jovens alunos para impedir que uma nova droga seja libertada em grande escala, e claro está, prender o fornecedor. Channing Tatum e Jonah Hill protagonizam o filme para grande surpresa dos fãs, que possivelmente não esperavam uma dinâmica tão bem conseguida pelos distintos actores.

A dupla de Phil Lord e Christopher Miller receberam grande parte do crédito pelo seu trabalho de realização, levando-os assim a outros grandes projectos como o spinoff de Han Solo no universo Star Wars.

Melhor Citação:

Captain Dickson: New assignment. Since you two cowboys love to drink booze, smoke weed with kids, and fuck anything with a big ass in jeans with low self-esteem, I’m gonna send you to a place where all that shit is allowed.
Jenko: Oh, I love Disneyland!
Captain Dickson: You two sons of bitches are going to college!
Schmidt: Yes!
Jenko: No!




3. RUSH HOUR

Jackie Chan e Chris Tucker protagonizam aquilo que muitos acreditam ser a versão de 2000’s de “Arma Mortífera” em “Rush Hour”. A dinâmica do Detective Lee e do Agente James Carter é impressionante em vários momentos da trilogia, e prova de que química assim não pode ser replicada está no lançamento e rápido cancelamento da série do mesmo nome do ano passado.

Ao longo de três filmes a dupla combate traficantes de droga, empresários corruptos e a própria Yazuka em cenários brilhantes nos Estados Unidos, Hong Kong e Paris. Os punhos rápidos do Oriente encontram a grande boca do Ocidente e juntos criam um legado que os mestres da comédia leccionam aos futuros realizadores de Hollywood.

Melhor Citação:
Captain Diel: Two officers were shot, one man lost a pinkie.
Carter: But didn’t nobody die!
Captain Diel: You destroyed half a city block!
Carter: That block was already messed up.
Captain Diel: And you lost a lot of evidence!
Carter: We still got a little bit left.




2. KISS KISS BANG BANG

“Kiss Kiss Bang Bang” não entra propriamente no estilo de dois polícias divertidos a causar estragos na vida de criminosos. É uma comédia muito mais negra realizado e escrito por Shane Black e protagonizado pelos inigualáveis Robert Downey Jr. e Val Kilmer. Um ladrão virado actor e um investigador privado resolvem um mistério de um suicídio enquanto que desenvolvem a sua inamizade.

O filme foi a principal causa para a revitalização da carreira do “Iron-Man” da Marvel e com razão, não fosse a sua prestação um dos infelizes esquecimentos dos Óscares. O filme ajudou a quebrar barreiras e tornou a personagem de Val Kilmer, Gay Perry, o primeiro homossexual admitido num filme de acção. Foi também a estreia de Shane Black no elmo de realização após anos de experiência na indústria, incluindo créditos na escrita do próximo e melhor filme de comédia policial.

Melhor Citação:
Perry: My $2000 ceramic Vektor my mother got me as a special gift. You threw in the lake next to the car. What happens when they drag the lake? You think they’ll find my pistol. Jesus. Look up “idiot” in the dictionary. You know what you’ll find?
Harry: A picture of me?
Perry: No! The definition of the word idiot, which you fucking are!



1. LETHAL WEAPON

Acho que se sabia a milhas o resultado – “Lethal Weapon” – não é só um filme de comédia policial, é O FILME de comédia policial. Os que vieram depois apenas desenvolveram sobre a ideia original de Mel Gibson e Danny Glover como o Sargento Martin Riggs e Roger Murtaugh. O filme original de 1987 foi realizado por Richard Donner, mas é Shane Black quem contribui com a pena de escrivão e em parceria criam um clássico de uma geração e um franchise de sucesso que gerou 4 filmes e uma série de televisão.

O filme tem traços bastante negros na história de Martin Riggs em particular, mas originalmente teriamos algo mais próximo de “Kiss Kiss Bang Bang”. A Warner Bros. fez algumas mudanças no argumento de Shane Black e tornou-o uma lenda comercial. Originalmente o guião custou pouco mais de $250.000 dólares, o filme $15 milhões a ser produzido e conquistou uma receita superior a $100 milhões. Bom negócio ah?

Melhor Citação:
Roger Murtaugh: I’m too old for this shit!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *