30 Filmes para ver até ao final de 2014 (V)

 

“UMA ENTREVISTA DE LOUCOS”

theinterview

Se foram fãs de “Alta Pedrada” e “Isto é o Fim!”, não vão querer perder “Uma Entrevista de Loucos”, que volta a juntar Seth Rogen e James Franco num spoof político muito promissor. Depois de atiçar a contenda entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, o enredo (e o trailer) parece divertido e subversivo.

Sinopse: Um apresentador de talk shows e o seu produtor são recrutados pela CIA para matar o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

 

“EXODUS: DEUSES E REIS”

exodus

A adaptação da história bíblica do Êxodo (segundo livro do Antigo Testamento) que narra a contenda entre Moisés (Christian Bale) e o faraó egípcio Ramses (Joel Edgerton) marca o regresso de Ridley Scott ao cinema de grande escala, depois da modéstia do mal recebido “O Conselheiro”, no ano passado. Resta saber se a qualidade do argumento e o desenvolvimento do arco das personagens não ficarão soterrados por debaixo da areia levantada por milhares de extras e efeitos visuais.

Sinopse: Adaptação da história bíblica do Êxodo, segundo o livro do Antigo Testamento. O filme narra a vida do profeta Moisés, nascido entre os hebreus na época em que o faraó ordenava que todos os homens hebreus fossem afogados. Moisés é resgatado pela irmã do faraó e criado na família real. Quando se torna adulto, Moisés recebe ordens de Deus para ir ao Egito, na intenção de libertar os hebreus da opressão.

 

 

“MAPAS PARA AS ESTRELAS”

mapsstars

Apesar da veia de terror e ficção científica que deu a conhecer ao mundo o génio de David Cornenberg estar adormecida, o realizador canadiano continua a ser uma das grandes referências anuais nos lançamentos cinematográficos. “Mapa para as Estrelas” é um projeto de paixão onde estão envolvidos mais de 10 anos de trabalho. Com um elenco recheado de talento da primeira linha de Hollywood – Julianne Moore, Robert Pattinson, Carrie Fisher, Mia Wasikowska e John Cusack – esta sátira do mundo da celebridade e da celebração gratuita cinematográfica promete abanar a indústria.

Sinopse: A depravação dos bastidores da indústria cinematográfica é aqui analisada ao pormenor através da história de duas crianças, cujas vidas são arruinadas pela sua precoce introdução ao mundo do espetáculo.

 

 

“O HOBBIT: A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS”

hobbitfivearmies

Um dia, “O Hobbit” foi dois filmes, mas já na pós-produção do primeiro, Peter Jackson e a sua equipa chegaram à conclusão que havia material para um terceiro. Depois de críticas mistas nos dois primeiros episódios, Jackson e companhia precisam de deslumbrar com o fecho da trilogia que guarda uma batalha épica com um dragão gigante, o entrosamento final com a saga de “O Senhor dos Anéis”, e a promessa de compensar as falhas dos seus predecessores.

Sinopse: Última parte do enredo da trilogia de “O Hobbit”, inspirado na obra homónima de J. R. R. Tolkien, cuja narrativa antecede a história contada na série “O Senhor dos Anéis” em 60 anos, tempo em que Bilbo fica com o anel até o retorno de Sauron, “o senhor das trevas”.

 

 

“CAPITÃO FALCÃO”

capitaofalcao

Começou como uma ideia para uma série de televisão, mas acabou por evoluir para uma longa-metragem: Capitão Falcão, o defensor do Estado Novo contra a ameaça comunista vai mesmo voar para as salas. Realizado por João Leitão e protagonizado por Gonçalo Waddington e David Chan, o filme é inspira-se banda-desenhada e na mitologia dos super-heróis para construir uma sátira provocadora ao país.

Sinopse: Capitão Falcão conta a história de um super-herói Português ao serviço do Estado Novo. Juntamente com o seu sidekick, Puto Perdiz, Falcão combate todas as ameaças à Nação, respondendo a um homem apenas, António de Oliveira Salazar. Mas estranhos acontecimentos e uma ameaça democrática começam a invadir a capital. Conseguirá Capitão Falcão salvar o dia?

 

 

“INVENCÍVEL”

unbroken

É o filme que pode ter redefinido a carreira de Angelina Jolie, que diz agora ter o coração na realização e que pode “reformar-se” da representação brevemente, e promete ser um candidato a considerar na próxima Awards Season. “Invencível” gira em torno de Louis Zamperini, um atleta olímpico norte-americano que lutou na Segunda Guerra Mundial, tendo sido capturado pelos japoneses. Com um argumento escrito pelos irmãos Coen, banda sonora de Alexandre Desplat e fotografia de Roger Deakins, o filme de Jolie parece grande, poderoso e inspirador. Se há algo que possa ser considerado “material de Óscar”, é isto.

Sinopse: A história de vida do herói de guerra Louis Zamperini que se tornou campeão olímpico de atletismo, combateu na Segunda Guerra Mundial, sofreu um acidente de avião, ficou preso no mar por seis semanas e foi resgatado por japoneses e mantido refém até ao fim do confronto.

 

«« PARTE 4