Os Marretas – Blu-Ray em Análise

 

Título original: The Muppets

Realizador: James Bobin

Atores: Amy Adams, Jason Segel

Disney | 2012 | 1.78:1 | DTS-HD Master Audio 7.1 | 102min

Classificação:

[starreviewmulti id=0 tpl=20]

 

 

Mais de 20 anos passados da morte do seu criador (Jim Henson) e 13 depois do último filme, eis que nos surge o renascer de um ícone colectivo.O enredo é engenhoso, e na verdade, apenas uma desculpa para cantar, dançar e contar piadas: um empresário petrolífero malvado pretende por as mãos aos estúdios dos Marretas e demoli-los. O nosso gang preferido – auxiliado por alguns coloridos novos amigos – tem de conseguir juntar 10 milhões de dólares para conseguir evitar a tragédia e voltar a ganhar o direito sobre o seu espaço original. Mas antes de conseguir atingir o objectivo, o líder Cocas tem de convencer os seus antigos amigos para a necessária reunião de grupo e a organização de um espectáculo à moda antiga para juntar a soma necessária.Os Marretas é um autêntico triunfo de simplicidade, alegria, inocência e piadas patetas. Mas é também um triunfo de sentimento, e da manutenção da criança que há em cada um de nós. É mais um espectáculo de variedades do que propriamente um filme, e a passagem dos anos, devo dizer-vos com grande felicidade, não afectou o grupo de fantoches nem um pouco.

Não serve de nada chamá-lo um grande filme, ou um dos melhores do ano, porque nunca foi disso que se tratou. É claro que existem filmes com melhores argumentos, enredos, realização ou até com melhores piadas. Mas isso nunca interessou.

O que importou sempre foi por um sorriso na cara do espectador mais carrancudo. E os Marretas mostram uma vez atrás da outra aquilo que o entretenimento puro deveria sempre almejar. Foi isso que os tornou fenómenos, e foi isso que lhes garantiu um lugar no nosso coração.

A transferência para blu-ray é feita para alta definição 1080 p, com um aspect ratio de 1.78:1, e a memória de filmes dos Marretas com ares nebulosos vão para a gaveta. As cores são vibrantes, os detalhes são vívidos, as texturas são deliciosas e não é detetável qualquer tipo de ruído.

O som, e sobretudo as fantásticas canções, recebem um novo sopro de vida com uma pista de áudio 7.1 DTS-Master, que apesar de não apresentar o festival de um blockbuster de ação, certamente não deixará ninguém desiludido.

Apesar de não estarem ao nível do filme, vale a pena dar uma espreitadela aos extras que esta edição tem a oferecer.

Ir Mais Além: Uma Análise Rápida de Como se Fez “Os Marretas” é um divertido falso documentário sobre a criação do filme que inclui entrevistas à equipa e atores e que apesar de não ser um genuíno behind the scenes, arranca boas gargalhadas; Teste Para o Ensaio de Leitura leva-nos a espreitar aquilo que os criadores do filme viam antes de a produção dos Marretas se iniciar; Tex Richman: A Canção Completa explica-nos as razões pelas quais o mauzão de serviço detesta tanto os Marretas; A Maior Sequência de Apanhados (da história dos Marretas) garante a risada com a autenticidade de bloopers hilariantes da parte de fantoches e humanos; Cenas Eliminadas que não chegaram à versão final (bem cortadas do nosso ponto de vista, uma vez que não acrescentariam nada de significativo à fita, mas curiosas, dando uma visão sobre alguns “novos” cameos); e por fim a fantástica série de Trailers Paródia que fizeram parte da campanha de marketing, incluindo dois que não chegaram a ser mostrados na internet.

Os Marretas declaram que a gargalhada é a terceira melhor prenda que podemos receber, logo a seguir a crianças e gelados. A edição Blu-ray, que junta ao filme uma série de extras imperdíveis, garante ao gangue criado pelo imaginário de Jim Henson um lugar cativo nessa lista.

 

Lê Também:
Turning Red: Estranhamente Vermelho estreia em exclusivo na Disney+

Catarina Oliveira

Licenciada em Ciências da Comunicação e com formação complementar em Design Gráfico, além de editora e diretora criativa da MHD é também uma das sócias fundadoras da mais recente face da empresa. Colaboradora de Cinema na Vogue Portugal. Gestora de conteúdo na Lava Surf Culture e NOS Empresas - Criar uma Empresa. Autora do blog de Cinema Close-Up.

Catarina Oliveira has 1455 posts and counting. See all posts by Catarina Oliveira