© 2025 Netflix, Inc. / Eros Hoagland

5 filmes obrigatórios para veres antes de A House of Dynamite

Esta semana a realizadora Kathryn Bigelow está em alta com o seu novo filme “A House of Dynamite” (“Prestes a Explodir”, em Portugal), número um no top da Netflix em Portugal e na maioria dos países do mundo.

“Prestes a Explodir” é um thriller onde os E.U.A. sofrem a ameaça de um míssil de origem desconhecida lançado contra o país. Antes de veres o novo filme de Kathryn Bigelow, recomendo-te outros cinco filmes sobre ameaças a veres no streaming em Portugal.

Pub
Lê Também:
Há 11 novos filmes na Netflix, Prime Video e HBO Max, mas estes 5 são os melhores

Qual a narrativa de A House of Dynamite?

“A House of Dynamite” é uma das poucas exceções de filmes originais da Netflix a ter tido exibição em sala de cinema. E a razão principal é: poder concorrer aos Oscars de 2026.

O filme estreou no Festival de Cinema de Veneza onde concorreu para o Leão de Ouro. Tem, neste momento, uma aceitação positiva e igualitária quer pelos críticos, quer pelo público. No site especializado Rotten Tomatoes, o filme apresenta-se com uma taxa de aceitação de 76% nos críticos e 78% nos espectadores.

“Prestes a Explodir” tem uma narrativa não cronológica e com uma estrutura de montagem paralela onde a mesma sequência é contada três vezes por pontos de vista diferentes.

No centro do filme está a forma de resposta do governo americano a um único míssil que é lançado para o seu território. Acontece, assim, uma corrida contra o tempo para encontrar o responsável e o que fazer a seguir.

Pub

No elenco do filme estão atores como Idris Elba (que interpreta o Presidente dos Estados Unidos), Rebecca Ferguson (Capitã Olivia Walker), Gabriel Basso (Vice-assessor da Segurança Nacional Jake Baerington), Jared Harris (Secretário de Defesa Reid Baker), Tracy Letts (General Anthony Brady), Anthony Ramos (Major Daniel Gonzalez), entre outros.

De seguida, apresento-te outros cinco filmes sobre ameaças que podes ver no streaming.

Pub
Lê Também:
Prestes a Explodir - Análise

Nem só A House of Dynamite tem mísseis…

Para começar, em termos narrativos, este é talvez o filme mais próximo de “A House of Dynamite”, uma vez que também tem mísseis como ameaça. Refiro-me, portanto, a “Maré Vermelha” (1995, Tony Scott).

Neste filme, a ameaça dos mísseis – neste caso submarinos – tem uma identidade: o Capitão do submarino. Assim, num submarino de mísseis nuclear um jovem Primeiro Oficial inicia um motim para prevenir que o seu Capitão bipolar lance os mísseis antes de ter ordens para tal. Tudo isto acontece porque existe instabilidade na Rússia que lança o alerta na marinha norte-americana.

Pub

Podes ver “Maré Vermelha” no Disney+.

Lê Também:
00:30 - Hora Negra, em análise

A ameaça do terrorismo por Ridley Scott

Realizado por Ridley Scott, “O Corpo da Mentira” tem a sua ação centrada numa missão na Jordânia.

Pub

Assim, neste filme, um agente da CIA está numa missão na Jordânia para conseguir deter um perigoso terrorista. No entanto, ele vê-se dividido entre as opiniões dos seus superiores americanos e dos serviços de informação da Jordânia, questionando a veracidade de ambos os lados e chegando à conclusão que o cinismo está em todo o lado.

Antes de veres “A House of Dynamite”, podes ver “O Corpo da Mentira”, com Leonardo DiCaprio como protagonista, igualmente na Netflix.

Pub

O nazismo ainda existe?

Com “A Soma de Todos os Medos” (2002, Phil Alden Robinson), a CIA continua a ser o centro da narrativa.

Baseado no livro homónimo do popular escritor Tom Clancy, neste filme, o analista da CIA Jack Ryan (Ben Affleck) tem de deter uma facção neo-nazi que pretende desencadear um conflito entre os E.U.A. e a Rússia ao detonarem uma bomba nuclear num jogo de futebol.

Pub

Podes ver este filme com a mesma intensidade de ação que “A House of Dynamite” igualmente na Netflix.

Lê Também:
Detroit, em análise

Ethan Hunt enfrenta uma ameaça nuclear

Sabemos que Ethan Hunt (Tom Cruise) enfrenta ameaças em cada uma das suas missões. Mas nenhuma é tão perigosa quanto uma ameaça nuclear.

Pub

Assim, antes de “A House of Dynamite”, recomendo-te veres o quarto capítulo desta personagem interpretada por Tom Cruise em “Missão: Impossível – Operação Fantasma” (2011, Brad Bird).

Nesta aventura, Ethan Hunt é acusado de um atentado terrorista ao Kremlin. Face a isto, toda a sua equipa é renegada pelo Presidente dos E.U.A. com uma “Operação Fantasma”. Os agentes vão ter de encontrar uma forma de limparem o nome da sua agência. Isto com a ameaça de uma possível bomba nos E.U.A…

Podes ver “Missão: Impossível – Operação Fantasma” em várias plataformas de streaming em Portugal. A saber: Disney+, Amazon Prime Video, Netflix (até 1 de dezembro) e SkyShowtime.

A ameaça do nuclear por Stanley Kubrick

Por fim, termino com uma obra de um dos grandes mestres do cinema, Stanley Kubrick. Assim, antes de veres “A House of Dynamite”, recomendo-te veres “Dr. Estranhoamor” (1964).

Em plena Guerra Fria, Kubrick fez um filme a questionar a guerra e a paz. Para isto, o realizador incluiu no centro da ação um general americano mentalmente instável que ordena um ataque com bombas de hidrogénio à União Soviética fazendo escalar o conflito já existente.

Esta obra-prima de Kubrick mistura sátira política, comédia negra e drama explorando o ridículo da guerra. Podes, pois, ver “Dr. Estranhoamor” em regime de aluguer ou compra na Apple TV, Amazon Prime Video e Rakuten TV.


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *