5 filmes obrigatórios para veres antes de A House of Dynamite
Esta semana a realizadora Kathryn Bigelow está em alta com o seu novo filme “A House of Dynamite” (“Prestes a Explodir”, em Portugal), número um no top da Netflix em Portugal e na maioria dos países do mundo.
“Prestes a Explodir” é um thriller onde os E.U.A. sofrem a ameaça de um míssil de origem desconhecida lançado contra o país. Antes de veres o novo filme de Kathryn Bigelow, recomendo-te outros cinco filmes sobre ameaças a veres no streaming em Portugal.
Qual a narrativa de A House of Dynamite?
“A House of Dynamite” é uma das poucas exceções de filmes originais da Netflix a ter tido exibição em sala de cinema. E a razão principal é: poder concorrer aos Oscars de 2026.
O filme estreou no Festival de Cinema de Veneza onde concorreu para o Leão de Ouro. Tem, neste momento, uma aceitação positiva e igualitária quer pelos críticos, quer pelo público. No site especializado Rotten Tomatoes, o filme apresenta-se com uma taxa de aceitação de 76% nos críticos e 78% nos espectadores.
“Prestes a Explodir” tem uma narrativa não cronológica e com uma estrutura de montagem paralela onde a mesma sequência é contada três vezes por pontos de vista diferentes.
No centro do filme está a forma de resposta do governo americano a um único míssil que é lançado para o seu território. Acontece, assim, uma corrida contra o tempo para encontrar o responsável e o que fazer a seguir.
No elenco do filme estão atores como Idris Elba (que interpreta o Presidente dos Estados Unidos), Rebecca Ferguson (Capitã Olivia Walker), Gabriel Basso (Vice-assessor da Segurança Nacional Jake Baerington), Jared Harris (Secretário de Defesa Reid Baker), Tracy Letts (General Anthony Brady), Anthony Ramos (Major Daniel Gonzalez), entre outros.
De seguida, apresento-te outros cinco filmes sobre ameaças que podes ver no streaming.
Nem só A House of Dynamite tem mísseis…
Para começar, em termos narrativos, este é talvez o filme mais próximo de “A House of Dynamite”, uma vez que também tem mísseis como ameaça. Refiro-me, portanto, a “Maré Vermelha” (1995, Tony Scott).
Neste filme, a ameaça dos mísseis – neste caso submarinos – tem uma identidade: o Capitão do submarino. Assim, num submarino de mísseis nuclear um jovem Primeiro Oficial inicia um motim para prevenir que o seu Capitão bipolar lance os mísseis antes de ter ordens para tal. Tudo isto acontece porque existe instabilidade na Rússia que lança o alerta na marinha norte-americana.
Podes ver “Maré Vermelha” no Disney+.
A ameaça do terrorismo por Ridley Scott
Realizado por Ridley Scott, “O Corpo da Mentira” tem a sua ação centrada numa missão na Jordânia.
Assim, neste filme, um agente da CIA está numa missão na Jordânia para conseguir deter um perigoso terrorista. No entanto, ele vê-se dividido entre as opiniões dos seus superiores americanos e dos serviços de informação da Jordânia, questionando a veracidade de ambos os lados e chegando à conclusão que o cinismo está em todo o lado.
Antes de veres “A House of Dynamite”, podes ver “O Corpo da Mentira”, com Leonardo DiCaprio como protagonista, igualmente na Netflix.
O nazismo ainda existe?
Com “A Soma de Todos os Medos” (2002, Phil Alden Robinson), a CIA continua a ser o centro da narrativa.
Baseado no livro homónimo do popular escritor Tom Clancy, neste filme, o analista da CIA Jack Ryan (Ben Affleck) tem de deter uma facção neo-nazi que pretende desencadear um conflito entre os E.U.A. e a Rússia ao detonarem uma bomba nuclear num jogo de futebol.
Podes ver este filme com a mesma intensidade de ação que “A House of Dynamite” igualmente na Netflix.
Ethan Hunt enfrenta uma ameaça nuclear
Sabemos que Ethan Hunt (Tom Cruise) enfrenta ameaças em cada uma das suas missões. Mas nenhuma é tão perigosa quanto uma ameaça nuclear.
Assim, antes de “A House of Dynamite”, recomendo-te veres o quarto capítulo desta personagem interpretada por Tom Cruise em “Missão: Impossível – Operação Fantasma” (2011, Brad Bird).
Nesta aventura, Ethan Hunt é acusado de um atentado terrorista ao Kremlin. Face a isto, toda a sua equipa é renegada pelo Presidente dos E.U.A. com uma “Operação Fantasma”. Os agentes vão ter de encontrar uma forma de limparem o nome da sua agência. Isto com a ameaça de uma possível bomba nos E.U.A…
Podes ver “Missão: Impossível – Operação Fantasma” em várias plataformas de streaming em Portugal. A saber: Disney+, Amazon Prime Video, Netflix (até 1 de dezembro) e SkyShowtime.
A ameaça do nuclear por Stanley Kubrick
Por fim, termino com uma obra de um dos grandes mestres do cinema, Stanley Kubrick. Assim, antes de veres “A House of Dynamite”, recomendo-te veres “Dr. Estranhoamor” (1964).
Em plena Guerra Fria, Kubrick fez um filme a questionar a guerra e a paz. Para isto, o realizador incluiu no centro da ação um general americano mentalmente instável que ordena um ataque com bombas de hidrogénio à União Soviética fazendo escalar o conflito já existente.
Esta obra-prima de Kubrick mistura sátira política, comédia negra e drama explorando o ridículo da guerra. Podes, pois, ver “Dr. Estranhoamor” em regime de aluguer ou compra na Apple TV, Amazon Prime Video e Rakuten TV.

