7ª Mostra de Cinema da América Latina: Abre com Jodorowsky

A Casa da América Latina apresenta a partir de hoje a 7ª Mostra de Cinema da América Latina (MCAL) 2016, até 11 de dezembro no Cinema São Jorge, em Lisboa.

MCAL

A 7ª edição da mostra, conta com algumas das mais recentes propostas cinematográficas da América Latina, que depois circularão pelo País. Na abertura da 7ª MCAL, na quinta 8 de Dezembro às 21h no Cinema São o destaque vai para Poesía Sin Fin, o novo filme do polivalente artista chileno Alejandro Jodorowsky, que é o convidado especial desta edição.

Vê trailer da: 7ª MCAL

O filme, concretizado com recurso ao crowdfunding pelo realizador chileno, passa-se na capital Santiago, entre os anos 1940 e 1950 e tem tudo de auto-biográfico: Alejandrito é o personagem principal, que, contra a vontade da sua família, decide ser poeta.

Poesía Sin Fin

Introduzindo-se no coração da boémia artística e intelectual da época, trava conhecimento com Enrique Lihn, Stella Diaz, Nicanor Parra e outros jovens poetas que se virão a tornar nos mestres da literatura moderna da América Latina.

Vê trailer de: Poesía Sin Fin 

Baseado na época em que o realizador se mudou para Santiago do Chile, e, posteriormente, para França, aos 24 anos, o filme retrata a descoberta por parte do protagonista — máscara do cineasta enquanto jovem — do sexo, da poesia, da sociedade e da II Guerra Mundial. Mas entre os dias 26 e 29 de Janeiro de 2017, a MCAL chega  ao Cine-Teatro Louletano, em Loulé.

Vê programação completa da: 7ª MCAL 

Esta edição corresponde à estratégia da CAL de acompanhar os vários movimentos de criação artística da América Latina – neste caso o cinema, um veículo privilegiado para a transmissão de conhecimento de uma América Latina multifacetada e culturalmente rica.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *