Os filmes que não vi, mas gostava de ter ouvido

O cinema faz hoje parte das nossas vidas como talvez nunca tenha feito. Desde as idas ao cinema, que entretanto se transformaram em viagens 3D, ao cinema em casa, que tem, nos dias que correm, uma força que há vinte anos ninguém imaginaria, hoje o consumo do cinema, seja este de que ordem for, alcança números imagináveis. E como tal, qualquer bom cinéfilo sabe que será preciso mais que uma vida para poder ver tudo o que se deseja e mais tarde ou mais cedo acabamos por ouvir comentários como: ‘O quê?! Tu nunca viste aquele filme?!’. Pois bem, a nova rubrica da MHD vem tentar solucionar tudo isso:

Os Filmes Que Eu Não Vi, Mas Gostava de Ter Ouvido

Sendo esta a secção de música e bandas sonoras da MHD, a rubrica Os Filmes Que Eu Não Vi, Mas Gostava de Ter Ouvido irá dedicar-se, em primeiro lugar, ao som no cinema e depois, e porque em grande parte das vezes um não pode viver sem o outro, trataremos do filme, para que a partir de hoje ninguém ouça comentários de dúvida em relação aos nossos cinematográficos costumes!

As bandas sonoras sofrem de um fenómeno bem peculiar, fenómeno esse que suporta a ideia de que estas podem existir por si só: muitas são as vezes em que o filme, hollywoodesco ou não, é um filme de fraca qualidade, pelas mais diversas razões: ou porque o acting é mau, ou porque é um filme que surge apenas por razões industriais, ou porque simplesmente é um filme de pouca inspiração. No entanto, tal fator não invalida que a qualidade da música que o acompanha seja boa. Curiosamente, são mesmo muitas as vezes em que filmes de qualidade duvidosa são acompanhados por compositores com trabalhos de uma genialidade incrível. Por esta mesma razão, muitas serão as vezes que por esta rubrica passarão filmes que à primeira vista irão parecer uma escolha feita por engano. Mas é claro que tantas outras vezes serão escolhas incontornáveis, quando se trata de falar de filmes que marcaram a história do grande ecrã. Para as pessoas que não viram todos esses filmes, aqui estará a MHD a lembrar-lhe da existência de tais pérolas cinematográficas!

Para começar, The Chemical Brothers.

GD

MHD em Os Filmes Que Eu Não Vi, Mas Gostava de Ter Ouvido :

“Hanna”, The Chemical Brothers, 2011

“John Carter”, Michael Giacchino, 2012

( Brevemente ) A Streetcar Named Desire, 1951 !