Samitério de Animais

Samitério de Animais | As 5 maiores diferenças entre o livro e o filme

[tps_header]

Descobre as 5 grandes diferenças entre o romance de Stephen King e a nova adaptação cinematográfica de “Samitério de Animais’.

[/tps_header]

Na passada quinta-feira, uma nova adaptação cinematográfica de um dos livros mais populares de Stephen King chegou aos cinemas. Protagonizado por Jason Clarke, Amy Seimetz, John Lithgow e Jeté Laurence, o “Samitério de Animais” traz grandes mudanças ao romance original.

Enquanto a primeira adaptação ao cinema do livro, de 1989, se manteve bastante fiel ao enredo original de King, esta nova versão inverte literalmente partes do guião. Terão as mudanças resultado numa história ainda mais assustadora? Ainda ninguém sabe ao certo, pelo que apresentamos as cinco maiores mudanças de “Samitério de Animais”, o livro versus o novo filme.

ALERTA DE SPOILERS!!

Samitério de Animais guia dos passatempos
Samitério de Animais

É só virar a página!




1. O gato

O “Samitério de Animais” é estranho, na medida em que não é todos os dias que os animais de estimação voltam à vida. Tanto no filme como no livro, a morte prematura do gato da família Creed, o Church, é o incidente que despoleta a trama. A diferença está que, no filme, a sua morte acontece muito depressa, enquanto que no livro decorre durante umas férias curtas, em que a maioria da família se ausentou. Basicamente, o livro torna mais fácil para Louis (o pai) encobrir o facto de que Church morreu.




2. A história sinistra da criança ressuscitada

Criança Sinistra

Para um filme sobre pessoas e animais de estimação que voltam à vida, não há tantas ressurreições como seria de esperar. Em contrapartida, não há muitas mais no livro do que no filme, contudo, na perspetiva do livro, Jud, o vizinho da família Creed, conta a história de Timmy Batterman, um rapazinho que foi ressuscitado através do poder do Little God Swamp (Pequeno Deus do Pântano), a Louis. Obviamente, quando Timmy voltou dos mortos, ele era demoníaco e loucamente infernal. Nada disto é mencionado no filme.




3. A Mulher do Jud

Samitério de Animais

Sabias que a esposa do Jud está viva na primeira parte do livro? No filme, a mulher é parte do passado “azedo” do Jud, na medida em que descobrimos que o Jud trouxe a sua esposa de volta à vida, e ela voltou frívola e demoníaca. No livro, a esposa do Jud, Norma, ainda está viva, embora com problemas de saúde. Na verdade, Louis realmente salva a vida da mulher, mas sem a deixar morrer, através da RCP (reanimação cardiorrespiratória).

Este ato justifica parte da vontade de Jud querer ajudar Louis a ressuscitar o gato, para saber se poderá fazer o mesmo na sua mulher, caso esta faleça. Obviamente, o filme simplificou tudo com Norma já morta e o assombro antes da morte de Jud.




4. Louis vê Jud como uma figura paterna no livro

Louis e Jud

O filme encerra um aspecto fundamental para o decorrer da relação entre Louis e o seu vizinho Jud e para levar a história adiante. No cinema, temos a sensação de que, embora Louis goste do Jud, ele não confia nele (embora se disponha para enterrar o gato com o Jud no meio da floresta, sem sequer pensar duas vezes… mas isso já é outra história!).

No livro, Louis gosta realmente do Jud, porque ele vê-o como uma figura paterna, um substituto do seu falecido pai.




5. No livro, é o Gage que morre e volta à vida

Ellie morre e ressuscita

Toda a segunda metade do filme foge significativamente ao enredo do romance de Stephen King, de uma maneira específica e drástica — ele altera a criança que é morta na estrada. No filme, Ellie, a filha carinhosa de Louis, é atingida por um camião quando vai ter com o seu gato, o Church (entretanto ressuscitado). Porém, no livro, Ellie é o único membro da família que sobrevive ao horror. Em vez disso, Gage, o irmão mais novo, é a criança que morre no livro. E é Gage quem Louis leva para o Pequeno Deus do Pântano ressuscitar.

Esta é uma mudança com significado, uma vez que o filme termina com a implicação de que todos os membros da família se tornarão pseudo-zombies. No livro, Ellie é poupada, porque está com os avós em Chicago quando tudo se sucede. Então, basicamente, a criança demoníaca que é fundamental para o enredo tragicamente assustador do filme acaba bem no final do livro.

Na tua opinião, qual é a diferença mais marcante entre o livro e o filme?

[tps_footer]

Lê Também:   Os 10 vilões de horror mais mortíferos do cinema

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *