© TVCine Nos Audiovisuais

Jim Carrey prepara o adeus à carreira de ator

Com uma carreira que conta com mais de quarenta anos, Jim Carrey, o ator que tantas vezes nos fez chorar de tanto rir, afirma estar preparado para abandonar a carreira de ator. Para trás fica uma filmografia energética e cheia de gargalhadas.

O percurso de Jim Carrey começou pelos palcos do stand-up comedy, mas as suas piadas demasiado arrojadas para a época não convenceram os produtores do famoso programa “Saturday Night Live” que lhe fecharam as portas após um casting. Anos mais tarde, Carrey viria a ser o apresentador do programa em três momentos diferentes da sua carreira. Apesar do seu desempenho com fracos resultados no show business, Jim nunca desistiu e o seu talento nato para as imitações conduziu-o ao pequeno ecrã. A partir desse momento, o céu parecia não ter limites para uma estrela em ascenção como Jim Carrey.

“Ace Ventura: Detetive Animal” foi o gatilho que projetou Jim Carrey para as luzes da ribalta. O filme de Tom Shadyac apresentou um Carrey excêntrico e cheio de energia, duas características que o acompanham até aos dias de hoje. Odiada pelos críticos e amada pelos milhares de fãs, a personagem de Ace valeu a Jim aqueles que viriam a ser os primeiros prémios de uma carreira cheia de sucesso. Seguiram-se longas-metragens de enorme êxito, como “A Máscara” e “Doidos à Solta“, dois projetos que definiram o estilo de Jim Carrey: o mestre das caretas que nos faz rir mal surge em cena.

Jim Carrey em “Lemony Snicket – Uma Série de Desgraças” | © IMDB

Apesar de o nome de Jim Carrey estar escrito entre os deuses da comédia, o ator canadiano também adotou um registo mais dramático em alguns dos seus trabalhos, como “Número 23” e “Dark Crimes”. Mas a comédia está para Carrey como o cinema está para as pipocas, ou seja, juntos são a combinação perfeita. E sucessos de bilheteira como “The Truman Show – A Vida em Direto”, “O Mentiroso Compulsivo” ou “Bruce: O Todo-Poderoso” concederam a Jim uma entrada direta no pódio de melhores atores de comédia. Porém não é apenas o seu físico energético que define as suas personagens, também a sua emblemática voz faz parte da cultura popular, tendo sido emprestada para animações como “Um Conto de Natal”e “Horton e o Mundo dos Quem!”.

Lê Também:   Os filmes mais vistos nas salas de cinema nacionais em 2021

Apesar de nunca ter sido reconhecido pela Academia, ao longo da sua carreira Jim Carrey foi amplamente nomeado para prémios de prestígio em todo o mundo, tendo ganho dois Globos de Ouro. Apesar de todos acreditarem que a nomeação ao Óscar chegaria com a sua prestação em “The Truman Show – A Vida em Direto”, a verdade é que esta nunca se materializou. Por mais que a crítica tenha, muitas vezes, ignorado o prestígio de Carrey, o seu sucesso refletiu-se sempre nas contas finais das bilheteiras.

Jim Carrey em “Dark Crimes” | © IMDB

A resiliência de Jim Carrey é notória desde o princípio da sua carreira. O menino que se obrigava a ter piada para entreter a sua mãe doente venceu o sonho de fazer rir o mundo inteiro. Com as suas inconfundíveis imitações e as suas expressões faciais memoráveis, Carrey acabou por descobrir que o céu tem mesmo um limite. Agora que já alcançou todo o mérito, o comediante acredita que está pronto para se retirar da carreira de ator. Apesar de não descartar um regresso daqui a alguns anos, “Sonic 2: O Filme” parece ser mesmo a última aparição do ator canadiano nas telas de cinema, pelo menos por agora.

Os últimos anos ficam marcados por um lado menos cómico na vida do ator. A controvérsia, os escândalos e o luto conduziram o deus da comédia a uma depressão imensa que era abafada pela excentricidade das personagens que trazia a público. Aos sessenta anos de idade, chegou o momento de Jim Carrey pausar a sua vida como ator e explorar outros talentos. Para trás fica uma carreira icónica com filmes de gargalhada fácil.

Dos imensos filmes que protagonizou, qual é a tua personagem preferida interpretada por Jim Carrey? Anseias o regresso do ator canadiano ao grande ecrã?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *