©Big Picture Films

Ainda Estou Aqui bate recorde surpreendente após nomeação aos Óscares

Após entrar na corrida aos Óscares como um dos favoritos, “Ainda Estou Aqui” com Fernanda Torres surpreende ao alcançar um feito histórico.

Sumário:

  • “Ainda Estou Aqui” é um drama político de origem brasileira que tem vindo a dar que falar pelo mundo todo;
  • O filme já arrecadou um Golden Globe para Fernanda Torres e entrou na corrida aos Óscares como um dos favoritos;
  • “Ainda Estou Aqui” acaba de fazer história ao alcançar um feito surpreendente no Rotten Tomatoes.
Lê Também:
Ainda Estou Aqui, a Crítica | Fernanda Torres mereceu mesmo o Golden Globe

“Ainda Estou Aqui” continua a ser uma história de sucesso que irá para sempre ficar na história. O filme brasileiro tem dado muito que falar desde a sua estreia nas salas de cinema brasileiras em novembro de 2024, após ter passado por grandes festivais internacionais como o de Veneza, Toronto e de Nova Iorque, entre muitos outros.

O ano de 2025 começou em força para “Ainda Estou Aqui”, que, após ser nomeado para dois Golden Globes, acabou por levar para casa a estatueta na categoria de Melhor Atriz num Filme Dramático. Logo em seguida, o projeto protagonizado por Fernanda Torres, viu-se um dos favoritos aos Óscares, ao receber 3 nomeações, incluindo Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz Principal, e Melhor Filme.

A estreia de “Ainda Estou Aqui” realizou-se nos cinemas nacionais no passado dia 16 de janeiro. Segundo o Instituto do Cinema e do Audiovisual, até ao momento o filme arrecadou mais de 240 mil euros nas bilheteiras de todo o país. Agora, o filme realizado por Walter Salles acaba de alcançar um feito surpreendente.

“Ainda Estou Aqui” está nomeado aos Óscares

Ainda Estou Aqui
“Ainda Estou Aqui” | © TIFF

A longa-metragem dá a conhecer a história de uma mãe que se vê forçada a reinventar-se quando a vida de sua família é destruída por um ato de violência arbitrária durante o aperto da ditadura militar no Brasil, no ano de 1971.

Para além de Fernanda Torres, o filme conta ainda com a participação de Fernanda Montenegro, Selton Mello, Valentina Herszage, Maria Manoella, Marjorie Estiano e Antonio Saboia no elenco principal.

Com uns impressionantes 96% de aprovação entre os críticos agregados pelo Rotten Tomatoes, “Ainda Estou Aqui” alcança agora um feito histórico, ao atingir os 99% entre as audiências, representadas pelo Popcornmeter. O filme junta-se assim ao limitado número de filme que se aproximam dos 100% de aprovação das audiências, que já inclui projetos como “Top Gun: Maverick” (99%), “Suzume” (98%) e “Godzilla Minus One” (98%).

Segundo David Sims, da publicação The Atlantic, “Ao realçar o papel de Eunice como mãe, Salles leva o espectador a considerar a mundanidade de viver sob uma ditadura – e o pesadelo da falta de controlo face ao mal óbvio”.

Já Bilge Ebiri, da Vulture, relata que “Fernanda Torres carrega quase todo o thriller político de Salles sob a tensão da sua performance”. Por sua vez, a nossa colaboradora Matilde Sousa, afirma na sua análise que “O filme e a forma real como Fernanda Torres interpreta a sua personagem, faz-nos várias vezes questionar se faríamos o mesmo que ela fez, se iríamos lidar com os problemas da mesma maneira e se aquela era a forma correta de o fazer”.

O que pensas do novo feito alcançado por este filme brasileiro?



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *