© 2017 Alcon Entertainment, LLC.

Estes 4 filmes de ficção cientifica prevêem o futuro (todos no streaming)

Desde pagamentos sem contacto a inteligências artificias, estes 5 filmes de ficção científica previram o futuro e estão na Prime Video

Desde sempre a ficção científica tem sido palco para a imaginação. O género serve muitas vezes para abordar os nossos medos, esperanças e ambições para o que está para vir. Ao longo das décadas, filmes de ficção científica influenciaram o nosso imaginário coletivo moldando o nosso futuro de forma significativa.

Aliás muitos cientistas afirmam que, graças a muitas destas obras, foram capazes de imaginar inovações tecnológicas que hoje em dia fazem parte do nosso quotidiano. Desde inteligência artificial a videochamadas, passando por publicidade personalizada e realidade aumentada. Todas estas invenções apareceram no cinema primeiro e só depois nas nossas vidas. Eis cinco exemplos extraordinários de filmes que, através da ficção, conseguiram antecipar o real e estão disponiveis na plataforma de streaming, Prime Video.

 

Regresso ao Futuro – Parte 2

regresso ao futuro
© Universal Pictures

Um filme que fala do ano futuro de 2015 (que entretanto já é passado) trouxe-nos alguns dos momentos mais icônicos do cinema, mas também nos possibilitou ver algumas das invenções que se tornaram parte do nosso dia-a-dia. O filme realizado por Robert Zemeckis, mostra-nos Marty McFly enquanto o mesmo encontra uma série de invenções futuristas.

Desde drones e óculos de realidade aumentada até pagamentos digitais sem contacto, foram diversas as inovações tecnológicas que o filme lançado em 1989 nos mostrou e que pareciam altamente improvável nos anos 80. No entanto, hoje muitos destes elementos são parte integrante das nossas rotinas. A visão dos argumentistas Bob Gale e Zemeckis foi supreendentemente certeira tendo até influenciado a criação de produtos, como os famosos Nike Mag. Além disso, caso queiras ver ou rever o filme, o mesmo está disponível na Prime Video.

Minority Report

Tom Cruise em Minority Report
© Twentieth Century Fox

Realizado por Steven Spielberg, este thriller futurista com Tom Cruise apresenta um mundo onde é possível prever crimes antes que eles aconteçam. Embora a ideia de “pré-crime” ainda seja ficção, a verdade é que o uso de algoritmos para prever comportamentos, sobretudo no contexto da segurança e justiça, já começa a ser uma realidade. Além disso, o reconhecimento facial, a personalização de anúncios e os controlos por gestos, todos vislumbrados no filme, fazem parte da tecnologia disponível atualmente. Para veres o filme basta ires à Prime Video, onde o filme está disponível.

Ready Player One

filmes mais vistos
Ready Player One: Jogador 1 | ©Warner Bros

Se calhar temos de começar a acreditar que Steven Spielberg tem uma bola de cristal. Neste filme, também dísponivel na Prime Video e realizado por Spielberg, seguimos, Wade Watts, que, no longiquo ano de 2045, prefere passar os seus dias no mundo da realidade virtual do jogo OASIS do que no mundo real.

Pub

O conceito do metaverso ainda está a dar os primeiros passos, com Mark Zuckerberg a criar um modo muito similar ao que vimos na obra lançada em 2018. A ideia de vidas paralelas digitais, avatares personalizados e experiências imersivas já não é assim tão distante.

Blade Runner 2049

Alcon Entertainment Blade Runner 2049
©Alcon Entertainment

 

Lê Também:
Nova série com Amanda Seyfried está prestes a chegar à TV

Nesta sequela do clássico dos anos 80, Denis Villeneuve explora um mundo devastado pelo impacto ambiental e povoado por humanos artificiais conhecidos como replicantes. Embora estejamos longe de ter andróides com sentimentos, a evolução da robótica, da engenharia genética e da automação levanta cada vez mais questões semelhantes às que o filme propõe.

Pub

Questões éticas sobre identidade, humanidade e convivência com seres artificiais estão mais atuais do que nunca. O filme está igualmente disponível na Prime Video.

Pub

Já viste algum destes filmes na Prime Video?


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *