Minissérie sueca de 6 episódios é uma autêntica pérola escondida da Netflix
“Areias Movediças” é um thriller psicológico sueco com seis episódios que merece ser descoberto por todos os fãs de boas séries. Está na Netflix desde 2019.
“Areias Movediças” (“Quicksand“), minissérie sueca disponível no catálogo da Netflix, é uma daquelas pérolas escondidas que, apesar de ter passado despercebida ao grande público, merece toda a atenção. Com apenas seis episódios, esta produção escandinava é um thriller psicológico intenso.
É uma produção de muita qualidade que, à imagem de tantas outras vindas do norte da Europa, não tiveram – no nosso entender – o reconhecimento merecido. No Rotten Tomatoes, soma 75% entre o público. Não tem uma classificação dos críticos porque não teve críticas suficientes, o que prova precisamente que é muito pouco conhecida.
“Uma série sueca que começa com um murro no estômago e nos prende com uma história bem escrita, cheia de tensão e ambiguidade moral”, escreve o Decider.
O enredo de Areias Movediças
Assim, o enredo tem início com um acontecimento chocante: um tiroteio numa escola secundária do bairro mais rico de Estocolmo. A jovem Maja Norberg (Hanna Ardéhn), é detida como principal suspeita. No entanto, o que parecia ser um caso claro de violência escolar vai-se revelando uma teia complexa de relações abusivas, traumas familiares e uma juventude perdida num mundo de aparências, dinheiro e expectativas sufocantes.
Baseada no romance bestseller de Malin Persson Giolito, publicado em 26 países e vencedor do Petrona Award de 2018 para Melhor Romance Policial Escandinavo do Ano, “Areias Movediças” vai muito além do suspense. É uma dissecação social envolta numa narrativa de tribunal, que nos leva a questionar constantemente o que realmente aconteceu naquele dia e quem, no fundo, tem culpa.
A relação entre Maja e o seu namorado, Sebastian Fagerman (Felix Sandman), é o eixo central da história. Sebastian, filho de um dos homens mais poderosos da Suécia, vive num mundo de excessos, solidão e instabilidade emocional. Assim, à medida que os episódios avançam, percebemos como Sebastian arrasta Maja para uma espiral de dependência emocional e caos. Tudo isto apesar da imagem de adolescente privilegiada que ela mantém.
Qual a tua minissérie preferida na Netflix?