Novo apagão deixa Festival de Cannes às escuras
Durante o dia de hoje, um novo apagão no Sul de França deixou o Festival de Cannes às escuras no último dia do evento.
Foi a 28 de abril de 2025 que Portugal vivenciou uma situação para a qual não estava preparado – um apagão geral. Mas, numa época em que o digital domina por completo o nosso dia-a-dia, muitas pessoas acabaram por recordar os tempos mais antigos e aproveitaram a situação para se desconectarem dos telemóveis e se reconectarem com a natureza e os mais novos. No entanto, a situação gerou um verdadeiro caos, com acidentes de trânsito provocados pela ausência de sinalização, mortes causadas pela falha de energia em hospitais e lares e muita falha de produtos em supermercados.
Agora, ainda nem um mês passou desde que Portugal, e outros países da Europa, foram afetados pelo apagão geral e já começam a surgir notícias de um evento semelhante. Desta vez, as regiões afetadas localizam-se no Sul da França, país que fora também atingido pelo primeiro corte de energia. Contudo, um dos Festivais mais importantes da indústria do cinema também acabou por ser afetado.
Festival de Cannes sofreu um corte de energia com o apagão
Durante a manhã, os noticiários de toda a Europa anunciaram que um novo apagão teria atingido a França, nesta vez no sul. Inicialmente, a origem do sucedido era ainda desconhecida. Mais tarde, as autoridades revelaram que um incêndio num poste de alta tensão pode ter causado a falha de energia. No entanto, a cidade de Cannes, bem como outras regiões dos Alpes Marítimos ficaram às escuras, não estando ainda resolvida a situação.
Além disso, o Festival de Cannes também acabou por ser afetado pelo apagão. Durante o sucedido, houve uma falha de energia durante o evento, que não terá durado mais de trinta segundos. Logo de seguida, os geradores do Festival entraram em ação e as sessões retomaram. No entanto, as projeções dos filmes estiveram interrompidas por cerca de meia hora. Ainda assim, a organização garante que o sucedido não irá interferir com a Cerimónia de Encerramento que acontece já esta noite.
Quais os principais destaques do último dia de Festival?
A cidade de Cannes está a acolher o Festival de Cinema desde o último dia 13 deste mês e hoje acontecerá a Cerimónia de Encerramento do evento. Ao longo da 78ª edição, passaram pelo Sul de França nomes como Helen Mirren, Juliette Binoche e James Franco. Além disso, o ator Robert De Niro foi homenageado com a Palma de Ouro honorária entregue pelas mãos de Leonardo DiCaprio, com quem contracenou em “Assassinos da Lua das Flores“.
No entanto, o momento mais aguardado do Festival de Cannes acontece esta noite com a Cerimónia de Encerramento. O evento contará com a eleição do filme vencedor, estando 22 longas-metragens em competição. Por enquanto, o filme “Sentimental Value“, com Elle Fanning, é um dos favoritos ao prémio, uma vez que contou com a maior ovação de toda a edição. Porém, o drama francês “Jovens Mães” emocionou os críticos ao contar a historia de cinco adolescentes grávidas.
Quem vai ganhar a Palma de Ouro este ano? Tens acompanhado as novidades da 78ª edição do Festival de Cannes?