Ben Houdijk / via Shutterstock (ID: 1447110272)

Esta é a canção de rock mais triste de sempre segundo a ciência

Por norma, as canções de rock podem ter letras muito melancólicas. Mas, há uma música que é considerada a mais triste do género.

Geralmente, as melodias das músicas de rock estão mais associadas ao som proveniente da guitarra elétrica, do baixo e da bateria. Em resultado, a sonoridade deste estilo musical torna-se mais eletrizante e pesado. Ao mesmo tempo, as letras deste género musical baseiam-se muito em conteúdos ativistas, denunciando atos infelizes. Um bom exemplo é o tema “Sunday Bloody Sunday”, dos U2, que fala sobre o conflito militar na Irlanda do Norte durante o início dos anos 70.

No entanto, é impossível negar que as canções de rock têm um certo cunho de tristeza nas suas letras. Como tal, a melancolia de Kurt Kobain, por exemplo, pode ser sentida na maioria dos temas dos Nirvana. Mas, é sempre difícil mesurar qual será a canção mais triste, uma vez que cada pessoa sente as letras de maneira diferente. Ainda assim, a ciência pode ajudar a eleger o tema mais melancólico do estilo rock…

Lê Também:
K-Pop | As melhores canções de Verão

“The Drugs Don’t Work”, dos Verve, é a canção de rock mais triste de sempre

Sem dúvida alguma, o tema “Tears in Heaven”, de Eric Clapton, é um forte candidato a vencer a categoria de canção mais triste. Ao fim e ao cabo, a letra fala sobre a dor do músico ao perder o seu filho, de apenas quatro anos de idade, após este cair do 53º andar. No entanto, a música “The Drugs Don’t Work”, dos Verve, é considerada a mais triste dentro do género musical.

Segundo um estudo feito pelo neurocientista, Dr. Harry Witchel, esta escolha deve-se ao facto de nem toda a gente se identificar com a perda de um filho. No entanto, o número de pessoas que têm uma história relacionada com o consumo de drogas não para de aumentar, o que pode justificar a escolha desta canção. Ainda assim, todo este estudo não passa apenas de uma hipótese com a qual nem todos podem concordar.

Lê Também:
David Lynch considera este o melhor guitarrista de todos os tempos

Qual a história por trás de “The Drugs Don’t Work”?

Richard Ashcroft, vocalista da banda inglesa The Verve, escreveu o tema “The Drugs Don’t Work” em 1995. A escrita da canção surgiu em sequência do uso abusivo de drogas por parte do cantor. No entanto, segundo o músico, o consumo de estupefacientes não lhe acrescentava nada de positivo, apenas era uma forma de ele combater o tédio e lidar com a frustação.

Além de ser um tema extremamente melancólico, “The Drugs Don’t Work” foi lançado um dia após a morte da Princesa Diana, em 1997, o que gerou uma onda de tristeza ainda maior entre as pessoas. Ainda assim, a canção é considerada uma das “150 Melhores Faixas dos Últimos 15 Anos”, segundo a NME, e tornou-se um tema de platina no Reino Unido.

Lê Também:
Neil Young demorou 22 anos para lançar este álbum

Quem são os Verve?

The Verve foi uma banda britânica de rock, constituída por Richard Ashcroft, Nick McCabe, Simon Jones e Peter Salisbury. O grupo musical esteve ativo entre 1990 e 2009, fazendo algumas pausas na carreira. No entanto, o terceiro álbum da banda, “Urban Hymns” tornou-se um dos mais vendidos da história do Reino Unido.

Apesar do sucesso de temas como “Bitter Sweet Symphony”, “Sonnet” e “Lucky Man”, a banda de rock enfrentou vários problemas durante a sua existência. Além do uso abusivo de drogas, houve ainda processos judiciais e o aparecimento de alguns problemas de saúde. Consequentemente, o grupo separou-se definitivamente em 2009, alegando conflitos irreparáveis entre os seus elementos.

Já conhecias o tema “The Drugs Don’t Work”? És fã dos Verve? Qual a música de rock mais triste para ti?



Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *