Ralf Liebhold via Shutterstock.com, ID 2282016367

A música dos Nirvana sobre os tempos de Kurt Cobain como sem abrigo

Há uma música incrível do álbum Nevermind dos Nirvana que, supostamente, aborda uma fase negra da vida de Kurt Cobain. É uma composição pesada e profunda, e estranhamente bonita, também. 

Sumário

  • Kurt Cobain foi dos maiores compositores dos anos 90, e deixou um legado musical inacreditável;
  • Nirvana, a banda que Kurt “liderava”, explodiu com o lançamento do seu segundo álbum de estúdio, Nevermind;
  • A música que encerra este álbum faz, possivelmente, uma alusão a uma altura da vida de Kurt Cobain em que ele foi sem abrigo.
Lê Também:   Queens of the Stone Age cancelam concerto por doença a poucas semanas de vir a Portugal

Os Nirvana foram das bandas que mais marcaram o cenário punk dos anos 90. A par de Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden, entre outras, levaram o grunge (um estilo derivado do punk rock) a uma escala mundial, marcando toda uma geração.

O álbum que lançou a banda foi Nevermind, tendo-se este tornado num dos discos mais vendidos do mundo inteiro. Com músicas conhecidas por toda a gente (Smells Like Teen Spirit, Come As You Are, Lithium, In Bloom), este disco expõe a brutalidade a que Kurt Cobain submete a sua voz (acompanhada pela pujante bateria de Dave Grohl) para trazer a genuinidade do punk rock às canções.


A triste história por trás de “Something In The Way”, dos Nirvana

No entanto, há uma música do álbum que destoa completamente de todas as outras. “Something In The Way”, ao contrário do resto das faixas, encontra-se embebida numa calma melancólica e profundamente triste.

A faixa é bastante calma e encontra-se suportada por dois acordes que são repetidamente tocados numa guitarra acústica, servindo esta de suporte à voz de Kurt, colocada de forma baixa e discreta. O encontro da melodia com os acordes pouco “resolvidos” criam uma atmosfera pesada e, de certa forma, sinistra (a isto ajuda também a melodia tocada por um violino no refrão).

Ora, a este ambiente pesado ajuda também a letra e aquele que, muito provavelmente, é o significado dela. Kurt abre a faixa a cantar “Underneath the bridge, tarp has sprung a leak”, fazendo uma alusão ao cenário debaixo de uma ponte. Disto pode-se retirar que Kurt Cobain está a descrever uma altura da adolescência dele.

Lê Também:   House of the Dragon: George R. R. Martin comenta polémica cena do cão

Para quem tenha acompanhado o famoso documentário Cobain: Montage of Heck, ou até mesmo lido o livro biográfico Heavier Than Heaven, está a par das dificuldade familiares a que Cobain foi submetido ao crescer. Filho de uma família desfeita, o adolescente criativo tornou-se um jovem rebelde, e acabou por ser rejeitado por quem o rodeava. Saltava de casa em casa, constantemente a ser posto de parte pela mãe, pai e outros membros familiares, até que chegou a uma altura da sua vida em que, muito novo, teve de encontrar, sozinho, sítios onde pudesse dormir. Sabe-se que Kurt dormia em casa de amigos, e chegou mesmo a experienciar a vida de sem abrigo.

Corre então, entre os fãs e os biógrafos de Cobain, o “rumor” de que “Something In The Way” é sobre a altura em que Kurt teve de dormir debaixo de uma ponte. “I’m living off of grass, and the drippings from my ceiling” demonstra uma realidade na qual o cantor tem de se sustentar com a natureza que o rodeia, o que só suporta esta ideia de desamparo.

Em relação ao refrão, Kurt canta só, repetidamente, “Something in the way, something in the way”, e supõe-se que isto é Cobain a dizer: “há sempre algo a bloquear-me a felicidade, há sempre qualquer coisa que me impede de ter paz”. Isto só torna a canção mais triste.

“Something In The Way” | Nirvana

Esta é a versão acústica da música no famoso concerto MTV Unplugged que os Nirvana deram em 1993. 



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *