Tudo o que sabemos sobre a final do Mundial de Clubes
O Mundial de Clubes está quase a terminar e já são conhecidas as equipas finalistas. Eis tudo o que sabemos sobre a grande final.
Apesar de já ter sido disputado no passado, o Mundial de Clubes regressou com um novo formato em 2025, depois de ter sido adiado durante a pandemia. Assim, este ano, os Estados Unidos acolheram a competição organizada pela FIFA, um evento que teve início a 15 de junho.
Ao longo de um mês, 32 equipas foram a jogo, todas elas provenientes das seis competições mundiais. Da mesma forma, O Benfica e o Porto foram os dois plantéis a representar Portugal no Mundial de Clubes. Ainda assim, apesar de nenhuma das duas equipas se ter classificado através da vitória em competições da confederação, ambas viram o seu ranking na UEFA bem qualificado, garantindo assim a sua participação.
Agora, o Mundial de Clubes prepara-se para disputar o jogo decisivo e nós revelamos-te tudo o que já se sabe sobre a final da competição da FIFA, que acontece já no dia 13 de julho.
Chelsea e PSG defrontam-se já este domingo
Durante o último mês, várias foram as equipas que se defrontaram nos mais variados estádios espalhados pelos Estados Unidos. Ainda assim, apesar do favoritismo sobre algumas formações, o Mundial de Clubes contou com plantéis do mais alto nível. Alguns deles chegaram mesmo a surpreender enquanto outros revelaram ser uma verdadeira desilusão.
Do lado português, enquanto o Porto foi eliminado logo na fase de grupos, com uma performance que deixou a desejar, o Benfica conseguiu o apuramento para os oitavos de final. Contudo, as águias foram eliminadas pelo Chelsea, num jogo que chegou a estar suspenso devido às adversidades atmosféricas. Depois disso, a equipa inglesa seguiu em frente, eliminando também o Palmeiras e o Fluminense, ambos brasileiros.
Já o PSG teve uma exibição extraordinária em toda a competição, como de resto tem acontecido ao longo da presente temporada. Além de ter ganho a Ligue 1, a equipa francesa tornou-se campeã da Champions League pela primeira vez na história. Já no Mundial de Clubes, o plantel treinado por Luis Enrique eliminou equipas de renome, como o Atlético de Madrid, Bayern de Munique e, mais recentemente, o Real Madrid.
Agora, no próximo dia 13, Chelsea e PSG defrontam-se no duelo final. Em campo estarão os jogadores portugueses João Neves, Gonçalo Ramos, Nelson Semedo e Vitinha, do lado francês. Quanto à equipa inglesa, também o português João Félix poderá entrar em campo. O jogo tem início marcado para as 20:00, com transmissão na TVI e na DAZN, de forma gratuita.
Quem irá atuar na final do Mundial de Clubes da FIFA?
Os Estados Unidos são conhecidos por protagonizar todos os anos um dos espetáculos mais aguardados pelo mundo inteiro. Tudo acontece no intervalo da Superbowl, a final da competição de futebol americano. Este ano, também o jogo decisivo do Mundial de Clubes contará com uma atuação musical, subindo a palco os artistas J Balvin, Doja Cat e Tems. Além disso, todo o espetáculo será produzido por Chris Martin, o vocalista dos Coldplay. Esta será também uma iniciativa solidária, com o intuito de arrecadar dinheiro que será doado para garantir um acesso a uma educação melhor.
Mundial de Clubes marcado pela morte de Diogo Jota e André Silva
Apesar de ter vencido a Premier League este ano, o Liverpool não se qualificou para o Mundial de Clubes da FIFA. Consequentemente, durante o período de férias que antecede a pré-época da nova temporada Diogo Jota e o irmão, André Silva, sofreram um grave acidente de carro que vitimou os dois jogadores de futebol. A notícia espalhou-se rapidamente, deixando o país em choque, além de se propagar ao resto do mundo, originando uma verdadeira comoção como nunca antes visto.
A 3 de julho de 2025, o mundo parou ao receber a notícia da morte do internacional português e Gondomar tornou-se o foco para todos os que se quiseram despedir dos dois irmãos. Além disso, jogadores e equipa técnica do Liverpool marcaram presença nas cerimónias fúnebres, bem como vários outros craques que dividiram o balneário com Diogo Jota.
Já no Mundial de Clubes, todos os jogos desde então iniciaram-se com um minuto de silêncio em memória dos dois irmãos. Além disso, vários jogadores prestaram homenagem ao comemorar os golos ao estilo de Diogo Jota. Também o jogo entre o Fluminense e o Al-Hilal ganharam um destaque ao contar com a participação de João Cancelo e Rúben Neves, este último o melhor amigo de Diogo Jota. Após a derrota, os dois portugueses rumaram a Portugal para marcar presença na despedida de Diogo Jota e André Silva.
Quem vai ganhar a final do Mundial de Clubes? Quais os principais destaques da competição?