Clubes de futebol adquiridos por famosos
Para muitos um sonho, para outros um hobby, e para alguns um negócio. Estes são os famosos que decidiram comprar clubes de futebol.
Nos últimos anos temos assistido a uma tendência única entre os indivíduos com maior poder de compra, adquirirem clubes de futebol. O fenómeno não é novo, mas começou a ganhar mais visibilidade por conta da aquisição do clube francês Paris Saint Germain, em 2011, por parte da Qatar Sports Investments, onde se destaca a figura do CEO Nasser Al-Khelaïfi. Igualmente, o grupo detém cerca de 20% do Sporting Clube de Braga. No entanto, nos anos mais recentes, a “moda” também chegou entre os artistas, como músicos e atores, indivíduos longe da área desportiva. O caso mais recente, e provavelmente mais famoso, é a compra do Wrexham AFC por parte de Ryan Reynolds e Rob McElhenney. Como é que surgiu a ideia de comprarem um clube? Depois do criador “It’s Always Sunny in Philadelphia” ter visto um documentário na Netflix. Com isso em mente, vamos dizer-te os famosos que também decidiram comprar clubes de futebol.
Michael B. Jordan
Mais conhecido por dar a cara (literalmente) à franquia de “Creed”, mas fora do ringue, Michael B. Jordan também se apaixonou por outro desporto, o futebol. Em 2022, o ator comprou o AFC Bournemouth, da Premier League.
Ryan Reynolds e Rob McElhenney
Em 2021, a dupla de atores comprou o Wrexham AFC, do País de Gales, por 2,5 milhões de dólares. Um clube com uma longa história, e também com o estádio mais antigo do mundo. O clube estava a vários anos na National League, a última liga não profissional. Este ano o clube conseguiu a tão desejada subida. Além disso, os atores deram uma enorme visibilidade ao clube galês. De todos os clubes de futebol comprados dos últimos tempos, e talvez de sempre, esta foi a mais mediática.
Lebron James
É o único famoso desta lista que faz parte da área desportiva. Um dos maiores basquetebolistas de sempre teve durante vários anos ligado ao Liverpool FC, como acionário minoritário.
Matthew McConaughey
O ator de “Interstellar” juntou-se ao grupo de insvestidores que comprou o Austin FC em 2019. Criado no Texas, o ator foi apelidado de “Ministro da Cultura”, por fazer com que a identidade da equipa se refletisse na população local.
Natalie Portman
Da galáxia mais afastada para a liga de futebol feminina norte-americana. Natalie Portman é co-fundadora do clube Angel City, que disputa essa mesma liga. O clube tem um grupo de investidores onde se destacam os nomes de Jessica Chastain, Sophia Bush, e Christina Aguilera.
Reese Witherspoon
Em 2022, a atriz norte-americana passou a ser uma das co-proprietarias do clube mais recente da MLS, o Nashville FC. O clube tem como casa o maior estádio de futebol dos Estados Unidos da América.
Will Ferrell
Quem diria que o comediante era também dono de um clube de futebol? Will Ferrel faz parte dos proprietários dos Los Angeles FC, juntamente com nomes como Magic Johnson.
TRAILER | RECORDA A SÉRIE QUE CATAPULTOU O WREXHAM AFC PARA O ESTRELATO
Conhecias este lado dos artistas? Viste a série?