© TopSeller

Atmosfera de Taylor Jenkins Reid – Análise

O novo livro da autora de “Daisy Jones and The Six” e “Os 7 Maridos de Evelyn Hugo”, Taylor Jenkins Reid, já está nas livrarias.

A popularidade de Taylor Jenkins Reid surgiu no BookTok e BookTube, após o lançamento de “Os 7 Maridos de Evelyn Hugo”. De seguida, a autora lançou “Daisy Jones and The Six”, livro que cimentou a sua posição como uma das autoras mais adoradas da atualidade.

Inclusive, este livro também marca a sua primeira adaptação ao ecrã, neste caso uma série da Prime Video, que também se tornou muito popular. Assim, Taylor Jenkins Reid destaca-se pela sua abordagem original, tendo livros contados em formato entrevista, pelas suas personagens femininas complexas e pela forma como transporta o leitor para uma época específica da história.

Lê Também:
5 livros perfeitos para o fãs de Taylor Jenkins Reid

O seu mais recente livro, lançado em junho pela TopSeller, é “Atmosfera”. Como o nome indica, o livro da autora é passado na década de 80 e acompanha Joan Goodwin, uma professora de Astrofísica, que inicia o treino para se tornar astronauta em Houston.

Durante a formação, Joan vê-se confrontada com um amor inesperado que desafia as suas convicções sobre identidade, propósito e lugar no mundo. Mas tudo muda abruptamente durante a missão STS-LR9, em dezembro de 1984, pondo à prova os seus limites emocionais e físicos.

O universo de Taylor Jenkins Reid

Taylor Jenkins Reid
© Joe Seer via Shutterstock, ID:2271497929

Taylor Jenkins Reid é, sem dúvida, uma das minhas autoras favoritas atualmente. Pela forma como escreve, sim. Pelas suas protagonistas fortes e complexas. Mas principalmente pela forma como nos transporta para o seu universo de forma credível.

Em “Daisy Jones and The Six” entrámos no mundo da música dos anos 70. em “Carrie Sotto is Back” ficámos todos fãs de ténis. Assim, em “Atmosfera”, a autora volta a fazer o mesmo, com um trabalho de pesquisa visível, e deixa-nos a todos fascinados com o espaço, as estrelas e os astronautas.

Em qualquer livro da autora, é possível acreditar que aquelas personagens existem mesmo, pela realidade crua que retrata, pelos problemas reais que aborda e pelas relações realistas que inclui.

A cinematografia do filme

“Atmosfera” é o livro de Taylor Jenkins Reid que mais consigo imaginar como um filme. Pela forma como é contado, entre o passado e o presente tendo, então, uma narrativa não linear. Pelo tempo passado no espaço e a tensão que isso cria durante todo o livro.

Não é surpreendente que este livro possa facilmente ser transferido para o grande ecrã. Antes de ser autora, Taylor Jenkins Reid trabalhou na produção de filmes. Sendo assim, parece que a forma cinemática como escreve lhe é inata.

A protagonista de Atmosfera

Tal como em todos os livros da autora Joan Goodwin é uma protagonista forte, complexa e cheia de camadas que vão sendo reveladas ao longo do livro. Contudo, ao contrário das suas restantes personagens, conseguimos identificar-nos mais com Joan, por ser sensata, recatada, simpática e ambiciosa e trabalhadora.

Esta foi uma das diferenças que mais notei na personagem, pois Taylor Jenkins Reid costuma escrever protagonistas mais rudes, por vezes detestáveis, mas que nos fazem ter sempre um carinho por elas, pelas suas histórias.

Lê Também:
Daisy Jones & The Six, em análise

Assim, Joan é uma personagem que sofre muitas alterações ao longo da história, que se transforma numa pessoa ainda melhor e mais confiante. E o livro foca-se muito nesta transformação pessoal, com a qual todos nos identificamos.

Uma história por acabar

O único ponto negativo que aponto no livro é que gostava de ter conhecido mais sobre esta história, depois do momento em que o livro acabou. O final do livro foi intenso e muito impactante.

Mas, ainda assim, gostaria de continuar esta história, de saber o que aconteceu com estas personagens depois do fatídico acidente de 1984. Isto porque houve pequenos pormenores da história que ficaram por desenvolver ou concluir. Gostaria de ter um pequeno conto para saber mais sobre esta história e este universo de Taylor Jenkins Reid.

Já leste o novo lançamento da autora?

Conclusão

Com Atmosfera, Taylor Jenkins Reid volta a provar porque é uma das vozes mais marcantes da ficção contemporânea. A sua capacidade de criar mundos credíveis, personagens femininas densas e histórias emocionalmente envolventes está mais uma vez em destaque, desta vez com uma viagem inesquecível ao espaço, mas também pela jornada de uma mulher em transformação.

Overall
9/10
9/10
Sending
User Review
0 (0 votes)


Também do teu Interesse:



About The Author


Leave a Reply