Os 5 concertos mais esperados do Vodafone Paredes de Coura 2025
De 13 a 16 de agosto, o festival Vodafone Paredes de Coura volta a apostar numa programação que cruza nomes históricos e novas propostas. Estes são os concertos que mais prometem na Praia Fluvial do Taboão.
O Vodafone Paredes de Coura regressa agora em agosto para a sua 31.ª edição. Mantendo a Praia Fluvial do Taboão como cenário, o evento continua a distinguir-se pela curadoria atenta à música alternativa e independente. Ao longo de quatro dias, o cartaz de 2025 junta assim artistas consagrados, regressos esperados e estreias absolutas de novas estrelas, com uma diversidade que vai do indie-rock à eletrónica, passando pelo hip-hop e o rock experimental. O festival conta ainda com a presença grande da música nacional com Dino D’Santiago e Linda Martini, entre outros.
Entre as dezenas de atuações programadas, há cinco que, pela fama dos nomes ou pelo contexto do momento, se destacam como as mais esperadas do público em geral.
1. Vampire Weekend — 13 de agosto
A já mítica banda indie regressa a Portugal com Only God Was Above Us (lançado em 2024), álbum que acrescenta complexidade às melodias que os tornaram conhecidos. Em palco, a banda costuma equilibrar então temas emblemáticos como A-Punk e Harmony Hall com canções menos previsíveis, garantindo assim espetáculo e muita boa música no arranque do festival.
2. Lola Young — 14 de agosto
A britânica de 24 anos chega com a reputação de ser uma das vozes mais promissoras do pop contemporâneo, com êxitos catchy mas liricamente memoráveis como Messy. Afirma-se pela escrita direta e com sentido de humor e pelo registo vocal intenso. A atuação em Coura poderá então ser decisiva para a sua afirmação junto do público português.
3. Black Country, New Road — 15 de agosto
O coletivo londrino apresenta uma proposta difícil de rotular: pós-punk, jazz, folk e estruturas quase orquestrais. Após a saída do vocalista Isaac Wood, o jovem grupo consolidou então um formato mais coral e colaborativo, que deverá ter em Coura uma das suas apresentações mais consistentes e com presença de uma fanbase de culto no público.
4. Franz Ferdinand — 16 de agosto
A banda escocesa Franz Ferdinand em Coura não deverá abdicar dos clássicos que marcaram o início do milénio. Ao vivo, mantém assim a energia e eficácia que fizeram de Take Me Out, This Fire e Do You Want To hinos instantâneos. É então uma das atuações mais indicadas para quem procura refrões rock prontos a cantar e momentos nostálgicos da década de 2000.
5. Air — 16 de agosto
O duo francês de Nicolas Godin e Jean-Benoît Dunckel continuam a oferecer uma sonoridade sofisticada e melódica já décadas após os seus maiores sucessos. Promete contrastar com os momentos mais intensos e mexidos do festival com a sua música serena e dreamy.
Para além destes 5 nomes sonantes, surgem também no cartaz músicos com muitos admirados no panorama da música alternativa, tais como King Krule, Mk.gee, Perfume Genius, MJ Lenderman & The Wind. Nilüfer Yanya, Geordie Greep e Ana Frango Elétrico, que prometem deixar a sua marca no festival nortenho.
Vais assistir a algum destes concertos a Paredes de Coura este ano?