Wilco (foto de Annabel Mehran)

Wilco anunciam o novo álbum Ode to Joy

Depois de anos atarefado com outros projectos, Jeff Tweedy regressa com um novo disco dos Wilco. Na dianteira de Ode to Joy, a banda partilhou “Love Is Everywhere (Beware)”.

O novo disco dos Wilco será lançado a 4 de Outubro pela editora fundada pela própria banda, a dBpm. O álbum estará disponível em CD, vinil preto normal, uma edição limitada de vinil colorido e um livro LP deluxe, desenhado por Lawrence Azerrad, colaborador de longa data dos Wilco. Juntamente com o anúncio, foi partilhado o single “Love Is Everywhere (Beware)”, que podes ouvir abaixo.

Ode to Joy segue-se ao anterior longa-duração dos Wilco, Schmilco, de 2016. Durante os três anos que separam os dois álbuns de estúdio o líder da banda esteve bastante ocupado, tendo lançado em Novembro um novo disco a solo, WARM, e pouco depois a sequela WARMER, álbum lançado exclusivamente para o Record Store Day. Ainda no mesmo ano de 2018, Jeff Tweedy editou um livro de memórias, Let’s Go (So We Can Get Back).

Wilco - Ode to Joy - Love Is Everywhere (Beware)
Capa de Ode to Joy

O novo álbum foi gravado no estúdio da banda em Chicago, The Loft, e produzido por Jeff Tweedy e Tom Schick. Embora, em termos de composição, o arranque das várias canções tenha estado a cargo de Jeff Tweedy e do baterista Glenn Kotche, cada uma delas conta com a participação de todos os seis membros da banda. Para além disso, colaborou ainda com o álbum Paul Von Mertens, assumindo a responsabilidade do saxofone.

Lê Também:
Mês em Música | Playlist de Junho 2019

Segundo um comunicado de imprensa, Ode to Joy “encoraja o acto de descobrir alegria num clima político sombrio. O álbum apresenta uma banda rítmica única e instrumentação minimalista, com letras simultaneamente observadoras, esperançosas, mórbidas, tolerantes e abstractas.” Nas palavras do vocalista e cantautor, o álbum integra “grandes, grandes canções folk, estas estruturas monolíticas, brutais nas quais se dependuram sentimentos delicados.”

Quanto ao single “Love Is Everywhere (Beware)”, que antecipa o lançamento do álbum, Tweedy pronunciou-se do seguinte modo: “TEM de haver mais amor do que ódio, certo? Não estou certo de que possamos estar tão seguros disso. De qualquer modo, começo a sentir que confiar nessa equação não é sempre o que mais me motiva a ser a melhor versão de mim mesmo – pode-me fazer baixar ligeiramente a guarda quando penso que deveria estar a contribuir com mais amor, fora do círculo confortável da família e dos amigos. Por isso… suponho que a canção funciona como uma espécie de aviso para mim próprio de que SIM, o amor está em TODO O LADO, mas também CUIDADO! Não posso deixar que esse sentimento me absolva de criar mais amor.”

WILCO | “LOVE IS EVERYWHERE (BEWARE)”

ODE TO JOY | Alinhamento do álbum

  1. Bright Leaves
  2. Before Us
  3. One and a Half Stars
  4. Quiet Amplifier
  5. Everyone Hides
  6. White Wooden Cross
  7. Citizens
  8. We Were Lucky
  9. Love Is Everywhere (Beware)
  10. Hold Me Anyway
  11. An Empty Corner

Maria Pacheco de Amorim

Literatura, cinema, música e teoria da arte. Todas estas coisas me interessam, algumas delas ensino. Sou bastante omnívora nos meus gostos, mas não tanto que alguma vez vejam "Justin Bieber" escrito num texto meu (para além deste).

Maria Pacheco de Amorim has 181 posts and counting. See all posts by Maria Pacheco de Amorim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *