Para mim, estes são os 5 melhores filmes de terror da década
Fã de terror? Eis 5 recomendações pessoais de filmes de terror lançados esta década que não podes perder.
A década de 2020 tem vindo a renovar o cinema de terror com filmes que exploram diferentes abordagens, com também revisitação de clássicos. Alguns filmes causaram grande impacto cultural, quer pelas histórias que desafiam criativamente os espetadores, quer nas receitas de bilheteira, provando que o terror está bem vivo no mundo do cinema.
Aqui ficam cinco dos melhores filmes de terror desta década, na minha opinião, marcando o género de forma significativa, todos de formas diferentes.
1. Malignant
Malignant surpreendeu os fãs do género com uma abordagem diferente para James Wan, conhecido pelos seus trabalhos na saga Saw e The Conjuring. Este realizou aqui um filme que começa como um thriller e evolui para algo bastante inesperado. O terceiro ato é especialmente notável pela sua reviravolta inacreditável, acabando então por combinar horror corporal e um vilão inesquecível. Este filme destaca-se pelo seu tom ousado e pela capacidade de misturar terror com ação e humor absurdo.
2. Nope
Nope combina terror, aventura e ficção científica e é mais uma obra do realizador Jordan Peele, que anteriormente nos impressionou na década passada com Get Out e Us. Nesta história, dois irmãos tentam captar imagens de um fenómeno misterioso nos céus, numa narrativa arrepiante e emplogante que reflecte sobre a nossa obsessão coletiva pelo espectáculo da violência mediática.
3. Nosferatu
Nosferatu é uma reinterpretação de um clássico, realizado por Robert Eggers, famoso pelos filmes The Witch e The Lighthouse. Esta versão mantém a atmosfera sombria e gótica de versões anteriores de Nosferatu, com uma fotografia cuidada e atuações intensas, principalmente Lily Rose-Depp e Nicholas Hoult. O filme combina o elemento tradicional do vampiro com uma sensibilidade de terror contemporânea, proporcionando uma experiência marcante e, por vezes, perturbadora pela sua violência física e emocional.
4. We’re All Going to the World’s Fair
Este filme destaca-se pelo seu estilo minimalista, atmosférico e experimental. Realizado por Jane Schoenbrun (também responsável por um outro muito bom filme de terror, I Saw the TV Glow), o filme acompanha uma adolescente que se envolve muito profundamente num jogo online. Utilizando vídeos caseiros e comunicação digital, o filme cria um ambiente melancólico de isolamento e estranheza, mas muito familiar na era da Internet. Uma obra de terror arrepiante, mas tocante que não deve ser subvalorizada.
5. Old
Old apresenta uma ideia original: num lugar remoto, numa praia as personagens envelhecem rapidamente ao longo de 24 horas. O filme é inspirado na banda desenhada Sandcastle e foi realizado por M. Night Shyamalan, veterano conhecido pelos seus thrillers com reviravoltas sobrenaturais. É notável como o filme cria uma sensação de claustrofobia e tensão constante, explorando assim tanto o terror físico, com a sua violência, como existencial. É um filme divisivo, mas não deixa ninguém indiferente.
Quais são os teus filmes de terror favoritos desta década, até agora?