© Nick Briggs / Carnival Film & Television

Tudo o que se sabe sobre o crossover Gilded Age e Downton Abbey

A série de sucesso da HBO Max “The Gilded Age” (2022-) terminou recentemente a sua terceira temporada. Agora, o criador da série Julian Fellowes fala sobre um possível crossover com a sua obra anterior “Downton Abbey” (2010-15).

“The Gilded Age” é uma série história que acontece nos anos 1880 em Nova Iorque. Retrata a vida da alta sociedade, focando-se nas famílias Russell e van Rhijn. Já “Downton Abbey” acontece alguns anos mais tarde no Reino Unido, a partir de 1912 até 1926. Aborda a vida da família aristocrática Crawley e dos seus empregados.

Quase a estrear igualmente um terceiro e último filme de “Downton Abbey”, “Grand Finale” (2025, Simon Curtis), a 11 de setembro nos cinemas nacionais, Julian Fellowes já fala num crossover entre “The Gilded Age” e “Downton Abbey”.

Lê Também:
5 belos dramas para quem já sente falta de Gilded Age (HBO Max)

Julian Fellowes sobre o futuro de The Gilded Age

Gilded Age
© HBO Max

A terceira temporada de “The Gilded Age” terminou no domingo passado, 10 de agosto. Contudo, há já uma quarta temporada garantida da série.

Nesse âmbito, o criador da obra, Julian Fellowes revelou que o futuro da narrativa pode passar por um crossover com uma outra das suas séries, “Downton Abbey”. Com Londres já presente na narrativa de “The Gilded Age”, o criador afirmou: “Há oportunidade para isso [fazer um crossover com ‘Downton Abbey’]”.

O casamento de Gladys Russell (interpretada por Taissa Farmiga) e Hector, Duque de Buckingham (Ben Lamb) é a principal razão pela qual estas personagens se poderão cruzar com a família Crawley.

Pub

“Coisas como a época de caça ou algo do género incorporariam muitas grandes casas para todas estas famílias, uma vez que estariam a viajar pela Inglaterra. Podemos fazer uma conjunção quando quisermos, na verdade, mas ainda não temos uma planeada, por isso teremos de ver.”, continuou Julian Fellowes.

É, pois, claro que, acontecendo um crossover das duas séries, será claramente com as versões mais jovens de Robert (Hugh Bonneville) ou Cora (Elizabeth McGovern), condes de Grantham. Mas pode não ser só isso…

Pub

Lê Também:
Próximo filme Downton Abbey | Um emocionante adeus, mas não só...

De que forma poderia acontecer este crossover?

Maggie Smith em Downton Abbey (2019)
Maggie Smith em Downton Abbey |© Focus Features

É preciso recordar que em “Downton Abbey” há uma personagem que tem fortes relações com os Estados Unidos, país onde decorre “The Gilded Age”. Falo de Cora Crawley que, de facto, é uma herdeira americana e, claro, também a sua família é americana. Ou seja, a sua mãe Martha Levinson (Shirley MacLaine) e o seu irmão Harold Levinson (Paul Giamatti).

Assim, uma primeira forma de fazer acontecer este crossover é óbvia: uma jovem Cora aparece ou algum dos elementos da sua família. A história de Cora pode muito bem cruzar-se com a de Gladys Russell, já que tiveram destinos semelhantes. As suas idades são bastante próximas, com Gladys a nascer em 1865 e Cora em 1868. Em 1888, Cora viaja com a sua mãe para o Reino Unido com o objetivo de casar com um inglês. Em 1890, ela casa com Robert Crawley. Além disso, a família de Cora tinha casas em Nova Iorque e Newport, locais onde “The Gilded Age” decorre.

Pub

Lê Também:
Afinal, quem é a figura real por trás da famosa Gladys Russell (Gilded Age)?

Outras possíveis razões para o crossover

downton abbey rotten tomatoes
“Downton Abbey” © 2011 – Carnival Film & Television Limited

No entanto há mais razões pelas quais “The Gilded Age” e “Downton Abbey” se podem cruzar:

  • Gladys Russell, agora a viver em Londres, poderia receber visitantes ilustres como os Crawley para conhecer a nova duquesa: o facto de que Robert já tinha a intenção de casar com uma herdeira americana por volta dos anos 1880 pode ser um motivo para ele visitar Gladys;
  • Violet Crawley (Maggie Smith) vai até Londres: apesar de “Downton Abbey” decorrer no norte de Inglaterra, em Yorkshire, porque não podemos assistir à visita de Violet a Londres? Inclusive, a cunhada de Gladys, Lady Sarah (Hattie Morahan), podia muito bem vir a ser uma amiga de Violet;
  • Jack Trotter (Ben Ahlers) viaja pelo mundo e visita Londres: agora que Jack é milionário, ele pode muito bem viajar pelo mundo; além disso, com os seus negócios com Larry Russell (Harry Richardson), Jack pode muito bem cruzar-se com personagens de “Downton Abbey”;
  • O Titanic afunda: embora seja um evento mais tardio (aliás, é com o desastre do Titanic em 1912 que “Downton Abbey começa), a verdade é que várias das personagens de “The Gilded Age” sofrem com este acontecimento – a verdadeira Sra. Astor (Donna Murphy) morreu em 1908, no entanto, o seu filho, John Jacob Astor IV, morre mesmo no Titanic; por outro lado, George Washington Vanderbilt II e a sua esposa Edith iriam embarcar mas cancelaram, mas, ainda assim, o seu criado Edwin Wheeler veio nesta viagem e morreu.
Lê Também:
The Gilded Age: Tudo sobre a quarta temporada da sucessora de Downton Abbey

Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *