"Pássaros" é uma das obras de Alfred Hitchcock que irás poder (re)ver no grande ecrã em Abril! | ©Universal Pictures

Alfred Hitchcock: O macabro filme que ficou aquém das suas expectativas

O lendário realizador britânico Alfred Hitchcock marcou a história do cinema de suspense. Mas houve um filme que ficou aquém das suas expectativas.

Sumário:

  • Alfred Hitchcock conta com uma filmografia com mais de 50 filmes;
  • De “Psico” a “Janela Indiscreta”, o realizador britânico marcou o terror na sétima arte;
  • A sua comédia de 1955, “The Trouble with Harry”, devia ter tido mais sucesso na sua óptica.
Lê Também:   Os Oito Odiados e outros Grandes Filmes na TV (semana de 29 de julho a 4 de agosto)

O lendário realizador britânico fez alguns dos filmes mais conhecidos da história do cinema de suspense, “Psico” (1960), “A Mulher que Viveu Duas Vezes” (1958), “Janela Indiscreta” (1954), entre outros. A sua habilidade em contar histórias, combinada com técnicas inovadoras de filmagem e edição, ajudou a definir muitos dos padrões modernos da narrativa cinematográfica.

Entre as suas inovações técnicas estão o uso de planos-sequência, cortes rápidos e montagem paralela, que ajudaram a aumentar a tensão e a narrativa visual de suas histórias. O realizador também era mestre em usar a câmara para refletir a os sentimentos das personagens, como na famosa cena do chuveiro em “Psico“, onde os ângulos e cortes rápidos contribuem para o impacto emocional.

Apesar do seu forte contributo na sétima arte e de grande parte da sua filmografia conter obras-primas, há um filme que deixou Alfred Hitchcock extremamente desiludido.


Um filme que ficou aquém do esperado

O Meu Nome é Alfred Hitchcock Quentin Tarantino North by Northwest critica
©Zero em Comportamento

O realizador tinha um carinho especial e único por uma comédia pouco reconhecida, mas ficou desapontado pela a recepção que teve. Há momentos em que críticos e audiências não compartilharam seu entusiasmo, deixando-o desapontado e foi o caso de “The Trouble with Harry” – “alguns dos meus filmes nunca foram bem aceites, receio” lamentou em entrevista com Roger Ebert. Avança ainda, “até hoje, ainda estou desapontado com a recepção de ‘The Trouble with Harry’. Era uma comédia inglesa macabra, que fiz em 1955, sobre um corpo que é desenterrado e enterrado quatro vezes”.

Lê Também:   LEGO lança o set perfeito para as crianças neste verão

O filme até foi bem recebido pela crítica e teve uma performance sólida na bilheteira. Atualmente, no agregador de criticas Rotten Tomatoes, “The Trouble with Harry” tem 80% de aprovação. Dave Kehr, do Chicago Reader, escreve, “a comédia de Alfred Hitchcock de 1955 foi durante muito tempo ofuscada pelas obras-primas que a rodeiam, mas é um filme maravilhoso e fantasioso, o filme mais otimista que alguma vez fez – um conto de fadas entre pesadelos”.

Shirley MacLaine liderava o elenco como Jennifer Rogers, a ex-esposa do misterioso cadáver que continua a aparecer. Segundo a sinopse oficial, “quando o corpo de um homem aparece numa colina, ninguém sabe ao certo o que aconteceu com ele. Muitos dos residentes da cidade pensam em segredo sobre quem são os responsáveis, incluindo a ex-mulher do homem, Jennifer, e o Capitão Albert Wiles, um marinheiro reformado que estava na floresta a caçar quando o corpo foi encontrado. Quando o xerife se envolve no caso e um artista local, Sam Marlowe, oferece ajuda, a comunidade lentamente desvenda o mistério”.

Alfred Hitchcock estava convencido de que “The Trouble with Harry” merecia mais reconhecimento. Quando o filme saiu dos cinemas, os direitos foram imediatamente para o realizador, que raramente permitiu que fosse exibido. Após a sua morte em 1980, começaram negociações prolongadas com a Universal Pictures das quais resultou o seu relançamento em 1983. Foi considerado um dos filmes mais subvalorizados de o da a sua carreira.

Conhecias este filme?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *