© Particle Productions Ltd

Tilly Norwood: “Quem” é a primeira atriz de inteligência artificial

2023 viu o fim ou o adiamento de dezenas de filmes e séries devido à Greve do Sindicato dos Guionistas nos Estados Unidos da América, conhecido como o Guild of America Strike. Guionistas, atores e muitos outros profissionais da indústria, juntaram-se para exigir regras e limitações da utilização de inteligência artificial na produção de guiões.

Dois anos depois, o tema da inteligência artificial volta a dar que falar com a apresentação mundial de Tilly Norwood, uma atriz gerada inteiramente por tecnologia. Mas quem está por detrás desta “inovação”, e como está a indústria a reagir ao seu lançamento?

Pub

Tilly Norwood, a primeira atriz criada por inteligência artificial

Na passada semana, a atriz, comediante e produtora Eline Van Der Velden usou o Zurich Film Festival para revelar ao mundo o Xicoia (incorporado no Particle6), um estúdio de produção e gestão de conteúdo gerado por inteligência artificial. O primeiro produto da empresa chama-se Tilly Norwood.

Atualmente, poderás ter acesso ao trabalho de Tilly Norwood através do TikTok, Instagram e Youtube mas sabe-se que já existem produtoras interessadas em explorar a atriz gerada por inteligência artificial.

Contudo, Tilly Norwood é apenas o início. Eline Van Der Velden explica que a estúdio tem como missão criar “talento” gerado por inteligência artificial para uso em filmes, séries, jogos, ou podcasts, bem como em vídeos para as redes sociais. Além de “interpretar”, o “talento” será capaz de interagir com os fãs.

Lê Também:
Christopher Nolan (Oppenheimer) é novamente reconhecido pelo seu talento

Pub

Na apresentação, Eline Van Der Velden deixa ainda claro que o intuito do estúdio é o de criar diversos “talentos” ou avatars, com personalidades, histórias e vozes distintas. Estas personagens serão capazes de interagir ao vivo, sem necessidade de um guião, respondendo a perguntas, adaptando o tom à conversa e sendo de certa forma “autónoma”.

Pub

Hollywood responde a Van Der Velden

Desde o lançamento de Tilly Norwood que diversos atores de Hollywood já se mostraram descontentes, especialmente após a revelação de que algumas agências de talentos estão interessadas na personagem. Alguns dos nomes que já reagiram estão, por exemplo, os de Melissa Barrera, Kiersey Clemons, Nicholas Alexander Chavez, Ralph Ineson, e Mara Wilson.

Pub

“Espero que os atores representados por qualquer agência que aceite isto os larguem imediatamente. É nojento.”, disse Melissa Barrera no seu Instagram. Já Nicholas Alexander Chavez responde à apresentação de Norwood dizendo: “Na realidade, não é uma atriz. Boa tentativa”.

Lê Também:
Christopher Nolan (Oppenheimer) é novamente reconhecido pelo seu talento

Numa voz semelhante, Mara Wilson lembra que os produtos gerados por inteligência artificial não são originais: “E as centenas de mulheres reais cujas caras foram usadas para compô-la? Não podiam contratar nenhuma delas?”. Já Ralph Ineson tem provavelmente a melhor resposta de todas, dizendo apenas “Vai te lixar”.

E tu? Qual a tua opinião sobre a utilização de “talentos” gerados por inteligência artificial? Estarias disposto a ver um filme ou uma série protagonizado por Tilly Norwood? Será este um problema para a indústria?


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *