Há 4 filmes portugueses candidatos a prémios europeus
Quatro filmes portugueses destacam-se entre a lista dos filmes candidatos a nomeados para os Prémios da Academia Europeia de Cinema deste ano. A participação nacional conta então com obras de realizadores emergentes que têm vindo a conquistar reconhecimento internacional, como Laura Carreira e André Silva Santos. Entre os títulos em competição estão os seus filmes “On Falling” e “Sol Menor”.
Além destes, outras produções portuguesas como obras “O Riso e a Faca”, de Pedro Pinho, e “La Durmiente”, de Maria Inês Gonçalves, também figuram entre os candidatos ao prestigiado prémio. “O Riso e a Faca” conta com interpretações de atores como Sérgio Coragem, Cléo Diára e Jonathan Guilherme. Já “La Durmiente” representa a realização feminina portuguesa, juntamente com Laura Carreira nos candidatos para os Prémios da Academia Europeia de Cinema depois de ter sido premiada no Festival de Cinema de Roterdão.
Descobre mais sobre estes filmes portugueses
“On Falling”, a primeira longa-metragem da realizadora portuguesa Laura Carreira, é um filme marcadamente realista e crítico em relação à precariedade laboral e à solidão dos trabalhadores migrantes na atualidade. Através do retrato de Aurora, uma jovem portuguesa emigrada na Escócia e empregada num armazém semelhante aos da Amazon, Laura Carreira expõe as rotinas repetitivas e desumanas das novas formas de trabalho, abordando a alienação, vigilância tecnológica e a erosão da autoestima. Conta com uma grande interpretação de Joana Santos, que recebeu um prémio nos Globos de Ouro portugueses.
“Sol Menor”, uma curta-metragem entre os filmes a competir, aborda temas delicados como o luto. O filme centra-se em Samuel, um homem de 38 anos que trabalha como professor de flauta em São João da Madeira.
“La Durmiente”, de Maria Inês Gonçalves, é uma curta apresenta a história da infanta medieval D. Beatriz de Portugal com imaginação. O filme situa-se no Mosteiro de Sancti Spiritus, em Toro, Espanha, local onde está enterrada D. Beatriz. Ali, um grupo de sete crianças encena e interpreta momentos da vida desta personagem histórica.
Por último, a longa metragem “O Riso e a Faca”, de Pedro Pinho, conta com 3 horas 30 minutos de duração e é sobre um engenheiro ambiental que viaja para a Guiné-Bissau. Ao longo do filme, à medida que conhece dois habitantes locais, surgem tensões na sua relação.
Descobre mais sobre os Prémios da Academia Europeia de Cinema
Este anúncio surge como o primeiro passo para a seleção oficial dos vencedores da 38ª edição dos Prémios da Academia Europeia de Cinema, onde Portugal mantém assim uma presença sólida graças à diversidade e qualidade das suas produções audiovisuais. Deste modo, os cineastas nacionais reforçam o impacto do cinema português no contexto europeu e promovem a cultura nacional em palcos internacionais.
O processo de seleção para os Prémios da Academia Europeia de Cinema é rigoroso, envolvendo especialistas e profissionais do setor que avaliam as obras candidatas. Assim, os filmes portugueses terão de disputar um lugar de destaque entre muitos outros provenientes de toda a Europa, onde a competição é forte.
O prémios vão ser atribuidos a 17 de janeiro de 2026, em Berlim. Acima, podes ver um vídeo sobre a edição dos prémios do ano passado.
Já viste algum destes filmes candidatos?