Este thriller francês com Marie Dompnier (Capitaine Marleau) está de regresso à RTP2
Esta semana a RTP2 está em alta! Não é só uma mas duas séries em estreia! Assim, além de “Pais em Guerra” (2025, Kate Hewitt), o canal público vai igualmente estrear a 2.ª temporada da série francesa “Corações Negros” (2023-25, Dang Thai Duong e Corinne Garfin).
A 1.ª temporada da série foi exibida na RTP2 entre o final de abril e início de maio deste ano e pega num tema caro aos franceses desde o ataque terrorista que sofreram no jornal Charlie Hebdo em 2015.
Qual a narrativa de Corações Negros?

“Corações Negros” está de regresso à RTP2 para uma segunda temporada de 6 episódios. A série francesa é uma criação original da Amazon Prime Video. Contudo, a sua disponibilização na plataforma de streaming é exclusiva dos países francófonos (França, Suíça, Luxemburgo e Bélgica) e da Alemanha. Ou seja, não consegues ver a série na tua assinatura da Prime Video em Portugal.
Além disso, “Corações Negros” teve exibição na televisão linear em França através do canal público France 2 (embora só a primeira temporada, para já), fazendo desta uma parceria semelhante a outras tidas em Portugal com séries como “Lua Vermelha: Nova Geração” (2025-, Pedro Lopes) ou “Morangos com Açúcar” (2023-25, Francisco Antunez).
No centro desta série está um grupo especial de comandos franceses que combate o Daesh e um dos seus sub-grupos intitulado “Corações Negros” composto essencialmente por franceses que fazem ações de contra-terrorismo no Iraque e em França.
A primeira temporada começa no Iraque em outubro de 2016, quando a guerra contra o Daesh está ao rubro. O exército iraquiano pretende retomar a cidade de Mossul, enquanto jihadistas franceses lutam ao lado do Estado islâmico e, claro, são procurados pelas Forças Especiais Francesas. Numa missão, este comando de forças especias captura um emir do Daesh – Abu Zaid (interpretado por Moussa Maaskri). Ele pretende negociar com os franceses: em troca da filha e neto, presos em Mossul, ele oferecerá importantes informações para prevenir novos ataques.
Esta segunda temporada abre com o rapto de Sab (Nina Meurisse) – uma atiradora de elite. Assim, o grupo 45 ao qual ela pertence mobiliza-se para a resgatar. Enquanto isso decorre, um novo agente secreto chega e, ao mesmo tempo, Zaid consegue escapar da sua captura. A missão fica em alto risco.
Quando podes ver a T2 da série?
A segunda temporada de “Corações Negros”, estreia na RTP2 já na próxima sexta-feira 7 de novembro às 22h. Isto porque a minissérie “Pais em Guerra” tem apenas 4 episódios e termina no dia anterior à mesma hora.
Além dos atores já citados, fazem parte do elenco desta série nomes como Maria Dompnier (que pudemos ver anteriormente na série “Testemunhas”, 2015-17, Hervé Hadmar e Marc Herpoux, série igualmente exibida na RTP2 em 2016-17), Nicolas Duvauchelle (da série da Netflix “A Paz de Marselha”, 2023-, Kamel Guemra), Quentin Faure, Thierry Godard, Tewfik Jallab (os três da série da RTP2 / AMC “Um crime, um Castigo”, 2005-20, Alexandra Clert e Guy-Patrick Sainderichin), entre outros.
De acordo com o portal francês Allociné, esta é uma série bem sucedida quer pelos críticos, quer pelo público. A saber, a crítica dá uma classificação média de 3,9 em 5 estrelas e o público dá 4,3 em 5 estrelas.
Ainda que não esteja confirmada, o realizador da série – Frédéric Jardin – lançou a hipótese de que possa existir uma terceira temporada. Em resposta à Télé-Loisirs, Jardin disse: “Sim, claro, pode sempre haver uma nova temporada. Principalmente, porque no final a personagem Soraya fica ferida e é raptada. Assim, depois de salvar a Soldado Besson, poderíamos ir salvar a ‘Soldado’ Soraya. Podemos legitimamente perguntar-nos o que lhe acontecerá.”
Por fim, referir que “Corações Negros” é uma série de agora, mais importante do que nunca, e que retrata uma guerra do século XXI, precisamente numa altura em que vários conflitos afetam o nosso mundo.

