Minissérie com Beatriz Godinho (Morangos com Açúcar) está prestes a chegar à televisão portuguesa
A RTP1 continua a investir em força na produção nacional de séries. Depois de estrear no final do Verão “FELP” (2025, Henrique Cardoso Dias, Rui Melo e Manuel Pureza) e, mais recentemente, “Casa Abrigo” (2025, Márcio Laranjeira), há uma nova minissérie prestes a estrear no canal público.
Assim, a RTP1 vai estrear já nos próximos dias uma minissérie de 5 episódios onde cada um deles traz uma história diferente. Em comum, têm o local onde se desenrola a narrativa: um parque de estacionamento. No primeiro episódio vais poder assistir a uma história protagonizada por Beatriz Godinho.
Qual é esta minissérie?

A nova minissérie da RTP intitula-se “Lugar 54” (2025, Bernardo Lopes e Francisco Mira Godinho). Esta é uma das várias séries que foram lançadas no último ano em exclusivo na RTP Play. Chega, agora, à emissão linear no canal 1 da RTP. Além disso, é uma minissérie criada no âmbito do projeto RTP Lab. Segundo a RTP, a RTP Lab é “um laboratório criativo e experimental, com novas formas de produção de conteúdos, pensadas numa lógica multiplataformas.” O projeto é sobretudo conhecido por trazer várias narrativas da autoria de jovens realizadores.
“Lugar 54” é uma minissérie antológica de 5 episódios. Assim, em cada um dos episódios vais poder assistir a uma história diferente. O fator comum em todos os episódios é o local onde as histórias se desenrolam: um parque de estacionamento. Os diferentes episódios abordam histórias sobre: divórcio, toxicodependência, música, velhice e violência.
Sendo 5 histórias diferentes, o elenco desta minissérie é bastante vasto. A saber: Beatriz Godinho, João Nunes Monteiro, Vicente Gil, Salvador Gil, Diogo Fernandes, Miguel Amorim, Nuno Nolasco, Ana Vilela da Costa, entre outros.
Quando estreia Lugar 54?
A bem dizer, “Lugar 54” já estreou no passado dia 1 de fevereiro em exclusivo na RTP Play, conforme podes ver pelo trailer acima. Contudo, só agora é que a minissérie vai estrear na televisão linear.
Assim, vais poder ver “Lugar 54” já na próxima quinta-feira 13 de novembro às 23h45. Nesta estreia, vais poder assistir aos dois primeiros episódios de seguida. Na semana seguinte pelas 23h30 poderás ver os últimos três episódios.
Ainda assim, se não quiseres esperar pela exibição na RTP1, ainda podes ver a integralidade da minissérie na RTP Play.
Outras séries da RTP Lab

Como poderás saber, a RTP renovou recentemente a sua plataforma gratuita RTP Play, lançando o separador RTP Séries.
É aqui mesmo neste separador que podes igualmente ver as séries do projeto RTP Lab. No entanto, também consegues ver os projetos RTP Lab logo na página principal da RTP Play, se preferires.
A minissérie “Lugar 54” é apenas um dos exemplos de criações da RTP Lab e quase todas elas são inéditas na televisão linear. Assim, podes ver outras séries como, por exemplo:
- “Astro-Mano” (2024, Pedro Ferreira): Numa louca viagem, Pedro torna-se amigo de Astro Mano, um ser extraterrestre que se despenha na Terra; ambos têm problemas nas suas vidas e vão ajudar-se mutuamente.
- “De Tanto Fingir Encontrei-me” (2023, Filipe Ferraz): Minissérie onde oito jovens atores utilizam o teatro e a dramatização para falarem de temas que consideram importantes.
- “Nem a Gente Janta” (2022, Inês Sá Frias): Nesta minissérie com elementos autobiográficos, a realizadora é também atriz e tem o seu avô com demência enquanto está prestes a ser despejada de casa; perante estas situações, Inês recorda o seu falecido pai.
- “5 Starz” (2021, Justin Amorim): Conta a história de 5 jovens estafetas de entrega de comida e são abordadas temáticas como masculinidade tóxica, consentimento, identidade de género, imigração ilegal e sexualidade.
- “Subsolo” (2018, Victor Neves Ferreira, Maria Inês Gonçalves, Joana Peralta, Tiago Simões e Marta Sousa Ribeiro): É mais uma minissérie antológica com 5 episódios, cada um deles realizado por um(a) autor(a) diferente, e com Lisboa como pano de fundo; em cada um deles há um jovem diferente como personagem principal do qual conhecemos a sua história.

