© LucasFilm

George Lucas celebra 50.º aniversário de Star Wars com versão de restauro inédita nos cinemas

Numa altura em que todos receamos a compra da Warner Bros. por parte da Netflix, a Disney ainda nos dá alguma esperança nos filmes em sala de cinema. Assim, a Disney pensou num lançamento especialmente dedicado aos fãs de “Star Wars”.

Portanto, se nunca viste o primeiro filme lançado em 1977 – “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” (1977, George Lucas) – vais poder vê-lo no grande ecrã! Na saga “Star Wars” assistimos à luta entre a Força e o Lado Negro em batalhas galácticas.

Pub
Lê Também:
Star Wars | As melhores personagens da Galáxia

Qual a narrativa de Star Wars?

star wars
“A Guerra das Estrelas: Episódio IV – Uma Nova Esperança” © Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

“Star Wars” é uma das sagas de cinema mais conhecida em todo o mundo. Teve ainda direito a séries de televisão e a toda uma panóplia de colecionáveis infinita. No entanto, se és daqueles que nunca viu nenhum filme, nomeadamente dos filmes principais denominados “A Saga Skywalker”, faço-te um breve resumo.

A saga “Star Wars” foi lançada nos cinemas pela primeira vez em 1977. Logo nessa altura o seu criador e realizador George Lucas escreveu um argumento e um historial de fundo demasiado grandes que não cabiam num único filme. Daí ter repartido a história original em três filmes e, mais tarde, lançar as prequelas, bem como, mais recentemente, as sequelas.

Pub

Na saga Skywalker assistimos à história de Anakin Skywalker, visto como a esperança dos Jedi para parar com a guerra na galáxia. Contudo, o Lado Negro da força chama-o através de Palpatine no final do terceiro filme das prequelas e ele acaba por se tornar Darth Vader. Na trilogia original, Luke Skywalker descobre que é filho de Darth Vader e, por essa razão, tem receio de se juntar ao Lado Negro. Na trilogia de sequelas, vemos que Luke se exilou porque falhou com o filho do seu amigo Han Solo que se tornou o sucessor de Darth Vader.

A narrativa do filme original

“Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, começa, portanto, com a história de Luke Skywalker (Mark Hamill) que une forças com Han Solo (Harrison Ford), Princesa Leia Organa (Carrie Fisher) e Ben Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness) e ainda com os androides C-3PO (Anthony Daniels) e R2-D2 (Kenny Baker), bem como o Wookiee (um alien parecido com um cão em forma humana) Chewbacca (Peter Mayhew) para salvar a galáxia da Estrela da Morte (uma estação espacial altamente destruidora) controlada por Darth Vader.

Pub
Lê Também:
Disney+ | Catálogo completo da saga Star Wars

Que novo lançamento de Star Wars vai acontecer?

A Disney anunciou que em 2027 vai lançar nos cinemas a versão original do filme “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, algo que não acontece desde as remasterizações digitais do filme. Há muito que os fãs pretendiam ver o filme original lançado em 1977 – especialmente, quem nasceu depois dessa data – e chegou finalmente a oportunidade de o fazerem!

Para começar, logo em 1981, aconteceu uma alteração significativa no genérico onde se alterou o título do filme que até então não tinha o subtítulo de “Episódio IV – Uma Nova Esperança” e era apenas “A Guerra das Estrelas”. Além disso, em 1997, foram feitas algumas alterações de montagem, bem como acrescentados efeitos visuais, para a chamada “edição especial”.

Pub

Em junho deste ano foi exibida a versão original do filme no British Film Institute com apresentação da produtora e presidente da LucasFilm Kathleen Kennedy. Quem viu a sessão especial ficou assoberbado com a fraca qualidade técnica do filme. No entanto, a versão exibida foi literalmente a primeira cópia de todas! Agora, a Disney quer, efetivamente, mostrar a versão original de “A Guerra das Estrelas” mas… numa cópia restaurada. Ou seja, a montagem e os efeitos ‘voltam’ ao original mas com a película digitalizada para Ultra HD.

O relançamento de “A Guerra das Estrelas” está marcado para 19 de fevereiro de 2027. Ou seja, cerca de dois meses antes do filme comemorar o seu 50.º aniversário (estreou a 25 de maio de 1977). A Disney acrescentou ainda que vai comemorar o cinquentenário de “Star Wars” ao longo do ano, pelo que poderemos vir a ter outras surpresas.

Pub

O que sabemos sobre o relançamento?

Para já ainda não há mais dados sobre este relançamento a não ser que a exibição em cinemas decorrerá por tempo limitado. Não sabemos ainda se o evento será restrito aos Estados Unidos ou se acontecerá em mais países do mundo. Faremos, então, figas pelo regresso do filme original “A Guerra das Estrelas” também em Portugal.


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *