© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

Star Wars | Toda a cronologia de uma galáxia muito distante

Aqui poderás ficar a conhecer toda a cronologia da saga Star Wars, desde filmes, séries, jogos e muitos dos principais livros que integram o canon da galáxia muito distante.

A galáxia de Star Wars continua a crescer diariamente, com a introdução de novos livros, filmes, séries e videojogos. Esta expansão pode ser um pouco difícil de gerir para os fãs mais casuais, levando a gerar alguma confusão. Por isso mesmo, antes de mergulhares novamente na galáxia muito distante, fica a conhecer a ordem dos acontecimentos e dos seus respetivos projetos.

Lê Também:   Star Wars | As melhores personagens da Galáxia

O universo de Star Wars está dividido em nove eras distintas, períodos da história da galáxia muito distantes que testemunharam momentos marcantes para os habitantes destes sistemas solares e que mudaram o rumo de toda a história. O tempo na saga é medida em BBY (Before the Battle of Yavin/Antes da Batalha de Yavin) e ABY (After the Battle of Yavin/Depois da Batalha de Yavin), este conflito armado que define o tempo do universo é aquele retratado no terceiro ato de “A Nova Esperança”.

DAWN OF THE JEDI (25,000 BBY)

Star Wars Dawn of the Jedi
©Lucasfilm, via MHD

Dawn of the Jedi refere-se a uma de criação e manifestação, que vê os primeiros indivíduos a reconhecer a Força e a aprender a utilizá-la, levando à criação dos Jedi.


– FILME DA ORIGEM DA FORÇA –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

James Mangold, realizador de “Logan” e “Indiana Jones e o Marcador do Destino”, está a desenvolver um filme que irá explorar as origens da Força. O projecto é descrito como um conto bíblico, que dará a conhecer aos espectadores uma galáxia antes dos Sith e dos Jedi.


THE OLD REPUBLIC (4,000 BBY)

Star Wars The Old Republic
©Lucasfilm, via MHD

A era da The Old Republic refere-se ao período de tempo de governação da república constituída pelos planetas do centro galáctico, numa altura em que a Ordem dos Jedi usa o seu poder para proteger os seus habitantes, mas uma divisão de ideais dentro da ordem leva à criação dos Sith.


– STAR WARS: THE OLD REPUBLIC (~3,600 BBY) –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

O jogo dá aos fãs da saga a oportunidade de viver a sua própria história durante a era da Old Republic, escolhendo o seu próprio caminho e enfrentando ameaças antigas, como nunca antes vistas na saga Star Wars.

Lê Também:   Star Wars | Sabes porque os Lightsabers são diferentes na animação?

“‘Star Wars: The Old Republic’ é um MMORPG gratuito que o coloca no centro da sua própria saga. Jogue como Jedi, Sith, caçador de recompensas ou um dos muitos outros papéis icónicos de Star Wars na galáxia muito, muito distante, mais de três mil anos antes dos filmes clássicos. A história de Legacy of the Sith baseia-se no enredo dinâmico de ‘Star Wars: The Old Republic’ e na guerra em curso entre a República Galáctica e o Império Sith, permitindo aos jogadores avançar o seu nível para um novo limite de 80. Aventure-se no planeta aquático de Manaan numa campanha para localizar o insidioso Darth Malgus – cujos planos secretos podem significar a perdição tanto para os Jedi como para os Sith. Legacy of the Sith traz também novas missões de colaboração, incluindo um Flashpoint para 4 jogadores numa Fortaleza Sith em ruínas no remoto planeta Elom“.


THE HIGH REPUBLIC (500 – 100 BBY)

Star Wars The High Republic
©Lucasfilm, via MHD

Com os Jedi em todo o seu vigor e a paz a reinar, a galáxia vive a sua verdadeira era de Ouro, levando à expansão da república para os sistemas do Outer Rim.


– PRINCIPAIS LIVROS –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.
  • The High Republic: Convergence (c. 382 BBY)
  • The High Republic: Path of Deceit (c. 382 BBY)
  • The High Republic: Path of Vengeance (382 BBY)
  • The High Republic: Cataclysm (c. 382 BBY)
  • The High Republic: Into the Dark (232 BBY)
  • The High Republic: Light of the Jedi (232 BBY)
  • The High Republic: The Rising Storm (231 BBY)
  • The High Republic: Out of the Shadows (c. 231 BBY)
  • The High Republic: Midnight Horizon (c. 230 BBY)
  • The High Republic: The Fallen Star (c. 230 BBY)
  • The Vow of Silver Dawn (200 BBY)
  • Padawan (41 BBY)
  • Master & Apprentice (40 BBY)
  • Queen’s Peril (32 BBY)


– STAR WARS: YOUNG JEDI ADVENTURES (C. 232 BBY) –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

Uma série dedicada aos mais novos, “Young Jedi Adventures” acompanha um grupo de jovens Jedi enquanto estes estudam para se tornar em poderosos guerreiros Jedi, durante a era de maior prosperidade na galáxia muito distante.

Decorrida durante a era da High Republic, a série animada segue os jovens Jedi à medida que estudam os caminhos da Força, exploram a galáxia, ajudam os cidadãos e as criaturas em necessidade e aprendem competências valiosas necessárias para se tornarem Jedi“.


– THE ACOLYTE (C. 132 BBY) –

The Acolyte
©2023 Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

“The Acolyte” dá a conhecer as origens do lado negro da Força durante o decorrer da pacífica era da High Republic. A série foi concebida por Leslye Headland e conta com um elenco composto por: Amandla Stenberg (“The Hate U Give”), Lee Jung-jae (“Squid Game”), Manny Jacinto (“Nine Perfect Strangers”), Dafne Keen (“His Dark Materials”), Jodie Turner-Smith (“Queen & Slim”), Rebecca Henderson (“Inventing Anna”), Charlie Barnett (“Russian Doll”), Dean-Charles Chapman (“1917”) e Carrie-Anne Moss (“The Matrix”).

“‘The Acolyte’ é um thriller de mistério que levará os espectadores a uma galáxia de segredos sombrios e poderes emergentes do lado negro nos últimos dias da era da High Republic. Uma antiga Padawan reúne-se com o seu Mestre Jedi para investigar uma série de crimes, mas as forças com que se confrontam são mais sinistras do que alguma vez previram“.


FALL OF THE JEDI (C. 32 – 19 BBY)

Star Wars Fall of the Jedi
©Lucasfilm, via MHD

Após séculos de vida nas sombras, a ameaça do Lado Negro da Força começa a fazer-se sentir, causando uma fragmentação na Ordem dos Jedi, e exibindo das fragilidades de toda a democracia da república galáctica.


– EPISODE I – THE PHANTOM MENACE (32 BBY) –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

A história de origem de Anakin e do Império Galáctico começa aqui, com “A Ameaça Fantasma” e a crescente influência de Chancellor Palpatine perante o Senado Galáctico.

Experiencia a ação heróica e as aventuras inesquecíveis de ‘Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma’. Vê os primeiros passos fatídicos na viagem de Anakin Skywalker. Encalhado no planeta desértico Tatooine depois de salvar a jovem Rainha Amidala da iminente invasão de Naboo, o aprendiz Jedi Obi-Wan Kenobi e o seu Mestre Jedi Qui-Gon Jinn descobrem Anakin, de nove anos, um jovem escravo invulgarmente forte na Força. Anakin vence uma emocionante Podrace e com ela a sua liberdade, deixando a sua casa para ser treinado como Jedi. Os heróis regressam a Naboo, onde Anakin e a Rainha enfrentam forças de invasão maciças, enquanto os dois Jedi enfrentam um inimigo mortal chamado Darth Maul. Só então se apercebem que a invasão é apenas o primeiro passo de um esquema sinistro das forças das trevas reemergentes, conhecidas como os Sith“.


– EPISODE II – ATTACK OF THE CLONES (22 BBY) –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

Anakin, agora mais crescido, desenvolve a sua afeção por Padmé Amidala, e sua pericia com as habilidades Jedi, numa luta que o colocará frente a frente com o seu lado mais negro.

Veja as sementes da transformação de Anakin Skywalker criarem raízes em ‘Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones’. Dez anos após a invasão de Naboo, a galáxia está à beira de uma guerra civil. Sob a liderança de um Jedi renegado chamado Conde Dooku, milhares de sistemas solares ameaçam separar-se da República Galáctica. Quando é feita uma tentativa de assassinato da Senadora Padmé Amidala, a antiga Rainha de Naboo, Anakin Skywalker, um aprendiz Jedi de vinte anos, é destacado para a proteger. No decurso da sua missão, Anakin descobre o seu amor por Padmé, bem como o seu próprio lado mais negro. Em breve, Anakin, Padmé e Obi-Wan Kenobi são atraídos para o coração do movimento Separatista e para o início da Guerra dos Clones“.


– STAR WARS: THE CLONE WARS (22 – 19 BBY) –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

Com um exército de Clones ao seu lado, os guerreiros Jedi viajam pela galáxia enfrentando diversas ameaças, de modo a trazer novamente paz para toda a República de planetas.

A saga épica da Guerra das Estrelas continua, com os Jedi e os soldados clones a defenderem-se das forças das trevas“!


– EPISODE III – REVENGE OF THE SITH (19 BBY) –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

Uma nova emaça começa a ganhar forma, e o Império Galáctico parece tornar-se cada vez mais uma realidade. Como tal, Anakin e Obi-Wan têm de unir esforços para derrotar as forças separatistas e unir os planetas numa nova aliança.

Descobre o verdadeiro poder do lado negro em ‘Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith’. Anos após o início da Guerra dos Clones, os nobres Cavaleiros Jedi lideram um enorme exército de clones numa batalha galáctica contra os Separatistas. Quando os sinistros Sith revelam um plano milenar para dominar a galáxia, a República desmorona-se e das suas cinzas ergue-se o maléfico Império Galáctico. O herói Jedi Anakin Skywalker é seduzido pelo lado negro da Força para se tornar o novo aprendiz do Imperador – Darth Vader. Os Jedi são dizimados, e Obi-Wan Kenobi e o Mestre Jedi Yoda são forçados a esconder-se“.


– PRINCIPAIS LIVROS –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.
  • Queen’s Shadow (28 BBY)
  • Inquisitor: Rise of the Red Blade (TBC)
  • Queen’s Hope (22 BBY)
  • Brotherhood (TBC)
  • Catalyst: A Rogue One Novel (21–17 BBY)


REIGN OF THE EMPIRE (19 – 0 BBY)

Star Wars Reign of the Empire
©Lucasfilm, via MHD

O Império reina com um punho de ferro, dividindo e manipulando os habitantes da galáxia de modo a propagar o medo e alcançar o domínio total.


– STAR WARS: THE BAD BATCH (19 BBY) –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

A série “The Bad Batch” acompanha as missões de um grupo de clones, sobreviventes da Guerra dos Clones, e da influência do Imperador Palpatine.

“‘The Bad Batch’ segue os clones de elite e experimentais do Bad Batch (introduzidos pela primeira vez em ‘The Clone Wars’) à medida que encontram o seu caminho numa galáxia em rápida mudança, imediatamente após a Guerra dos Clones. Os membros do Bad Batch – um esquadrão único de clones que variam geneticamente dos seus irmãos do Exército Clone – possuem cada um uma habilidade excecional que os torna soldados extraordinariamente eficazes e uma tripulação formidável“.


– STAR WARS JEDI: FALLEN ORDER (14 BBY) –

Star Wars EA Electronic Arts
Star Wars Jedi: Fallen Order | © Electronic Arts

O novo jogo da saga Star Wars introduz os fãs a Cal Kestis, um aprendiz de Jedi que escapou à Ordem 66 e procura proteger os restantes seres capazes de ter uma conexão com a Força.

Da Respawn Entertainment chega um novo jogo de ação e aventura que conta uma história original de Star Wars sobre Cal Kestis, um Padawan que sobreviveu aos acontecimentos de ‘Star Wars: Revenge of the Sith’. Joga e torna-te um Jedi“.


– SOLO: A STAR WARS STORY (13 – 10 BBY) –

filmes mais vistos
Han Solo: Uma História de Star Wars | ©NOS Audiovisuais

O filme de Ron Howard dá a conhecer as origens do traficante mais popular da galáxia muito distante, Han Solo. Alden Ehrenreich assume o papel titular, numa obra que também conta com a presença de Woody Harrelson, Donald Glover, Emilia Clarke, Thandiwe Newton e Paul Bettany.

Embarque na Millennium Falcon e viaje para uma galáxia muito, muito distante em ‘Solo: Uma História de Star Wars’, uma aventura totalmente nova com o patife mais adorado da galáxia. Através de uma série de ousadas escapadelas no interior de um obscuro e perigoso submundo do crime, Han Solo conhece o seu poderoso futuro copiloto Chewbacca e encontra o notório jogador Lando Calrissian, numa viagem que irá definir o rumo de um dos heróis mais improváveis da saga Star Wars“.


– OBI-WAN KENOBI (9 BBY) –

obi-wan kenobi
© 2022 Lucasfilm Ltd. & ™. All Rights Reserved.

Ewan McGregor regressa à galáxia muito distante para um projecto há muito desejado pelos fãs. “Obi-Wan Kenobi” retira a personagem titular do seu exilio em Tatooine e leva-o numa missão importante para resgatar a pequena Leia Organa das garras do Império.

Durante o reinado do Império, Obi-Wan Kenobi embarca numa missão crucial“.


– STAR WARS JEDI: SURVIVOR (9 BBY) –

Star Wars Jedi - Survivor
©Electronic Arts

A sequela de “Fallen Order” continua a jornada de Cal Kestis pela galáxia muito distante, viajando de planeta em planeta em busca de novos conhecimento e habilidades que tornem os jogadores fãs da saga num verdadeiro Jedi.

A história de Cal Kestis continua em ‘Star Wars Jedi: Survivor’, um jogo de ação e aventura na terceira pessoa da Respawn Entertainment, desenvolvido em colaboração com a Lucasfilm Games. Este título para um jogador, orientado para a narrativa, começa cinco anos após os acontecimentos de ‘Star Wars Jedi: Fallen Order’ e segue a luta cada vez mais desesperada de Cal à medida que a galáxia desce cada vez mais para a escuridão. Enfrenta a escuridão“.


– STAR WARS REBELS (5 – 0 BBY) –

Star Wars Rebels
© Lucasfilm. All rights reserved.

“Rebels” acompanha uma pequena facção de rebeldes que contribuem fortemente para a expansão da aliança contra o Império Galáctico. O grupo é composto por Ezra Bridger, Kanan Jarrus, Hera Syndulla, Zeb Orrelios, Sabine Wren e Chopper, com o auxilio de Ahsoka Tano e dos eu fiel clone trooper Rex.

“‘Star Wars Rebels’, ambientado cinco anos antes dos eventos de ‘Star Wars: Uma Nova Esperança’, conta a história do início da Rebelião enquanto o Império espalha a tirania pela galáxia“.


– ANDOR (5 BBY) –

Star Wars Andor
©2022 Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

“Andor” dá a conhecer aos fãs não só a origem de Cassian Andor, mas também a origem da rebelião, acompanhando o dia a dia dos seus fundadores, Mon Mothma e Luthen Rael, enquanto estes reúnem os recursos necessários para partir para a luta a favor da paz.

Lê Também:   Star Wars: Andor | Conhece as personagens

Numa era perigosa, Cassian Andor embarca num caminho destinado a transformá-lo num herói rebelde“.


STAR WARS VADER IMMORTAL

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

“Vader Immortal” permite aos jogadores enfrentar Darth Vader numa experiência VR sem igual, capaz de deixar qualquer fã da saga agarrado ao ecrã durante horas.

Com um sabre de luz antigo ao teu lado e a Força como tua aliada, vais ganhar um exército e lançar um ataque total à fortaleza de Darth Vader. Enfrenta legiões de stormtroopers e um oficial imperial vingativo, antes de enfrentares o Senhor das Trevas em pessoa numa batalha de sabres de luz de cortar a respiração que determinará o destino de Mustafar“.


– ROGUE ONE: A STAR WARS STORY (0 BBY) –

Rogue One: Uma História de Star Wars
Rogue One: Uma História de Star Wars | © NOS Audiovisuais

Antes dos eventos de “Uma Nova Esperança”, um improvável grupo de rebeldes parte numa missão suicida em busca dos planos da Death Star, com vista a salvar a galáxia da destruição total.

Da Lucasfilm chega o primeiro dos filmes autónomos da Guerra das Estrelas, “Rogue One: Uma História da Star Wars”, uma aventura épica totalmente nova. Numa época de conflito, um grupo de heróis improváveis junta-se numa missão para roubar os planos da Death Star, a derradeira arma de destruição do Império. Este evento chave na cronologia da Guerra das Estrelas reúne pessoas comuns que decidem fazer coisas extraordinárias e, ao fazê-lo, tornam-se parte de algo maior do que elas próprias“.


– PRINCIPAIS LIVROS –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.
  • Thrawn Ascendancy: Chaos Rising (19 BBY)
  • Dark Disciple (19 BBY)
  • Thrawn Ascendancy: Greater Good (c. 18 BBY)
  • Thrawn Ascendancy: Lesser Evil (TBC)
  • Ahsoka (18 BBY)
  • Thrawn (c. 15–2 BBY)
  • Lords of the Sith (14 BBY)
  • Tarkin (14 BBY)
  • Most Wanted (c. 13 BBY)
  • Rebel Rising (13–0 BBY)
  • A New Dawn (11 BBY)
  • Jedi: Battle Scars (12 – 11 BBY)
  • Leia, Princess of Alderaan (3 BBY)
  • Thrawn: Alliances (TBC)
  • Thrawn: Treason (1 BBY)


AGE OF THE REBELLION (0 BBY – 5 ABY)

Star Wars Age of Rebellion
©Lucasfilm, via MHD

Uma faísca de esperança dá origem à Rebelião, expandindo-se secretamente a todos os cantos da galáxia em busca de um sinal para colocar fim ao Império Galáctico.


– EPISODE IV – A NEW HOPE (0 BBY) –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

Um jovem Luke parte numa jornada que poderá não só revolucionar toda a sua vida, mas também salvar a galáxia de um destino negro e ameaçador.

Luke Skywalker inicia uma viagem que irá mudar a galáxia em ‘Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança’. Dezanove anos após a formação do Império, Luke é empurrado para a luta da Aliança Rebelde quando conhece Obi-Wan Kenobi, que viveu durante anos em reclusão no planeta deserto de Tatooine. Obi-Wan inicia o treino Jedi de Luke, que se junta a ele numa ousada missão para salvar a bela líder rebelde Princesa Leia das garras de Darth Vader e do malvado Império“.


– EPISODE V – THE EMPIRE STRIKES BACK (3 ABY) –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

Depois de destruir a Death Star, Luke parte para Dagobah em busca de um treino mais profundo. No entanto, com o perigo ainda à espreita, o jovem aprendiz acaba por abandonar o seu mestre em busca de uma nova aventura contra Darth Vader e o Império Galactico.

Após a destruição da Death Star, as forças imperiais continuam a perseguir os rebeldes. Após a derrota da Rebelião no planeta gelado Hoth, Luke viaja para o planeta Dagobah para treinar com o Mestre Jedi Yoda, que vive escondido desde a queda da República. Numa tentativa de converter Luke ao lado negro, Darth Vader atrai o jovem Skywalker para uma armadilha na Cloud City de Bespin“.


– EPISODE VI – RETURN OF THE JEDI (4 ABY) –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

Luke e Leia enfrentam os temíveis Hutts em busca de Han Solo, acabando por cair nas garras do Imperador Palpatine que deseja tornar o jovem Luke Skywalker no seu novo aprendiz.

Depois de uma rápida viagem de regresso a Tatooine, Luke Skywalker, Leia Organa e Han Solo reencontram-se e juntam-se à frota rebelde que se está a formar para derrubar o malvado Império de uma vez por todas. Mas o Império também está a conspirar. O Imperador Palpatine comanda as suas tropas a bordo da sua recém-construída Estrela da Morte, estacionada por cima da lua florestal de Endor, onde os rebeldes – e alguns amigos peludos improváveis – se opõem ao Império. Enquanto Luke Skywalker confronta Darth Vader na Death Star mais uma vez, Han lidera uma equipa para destruir um escudo que protege a estação de batalha, para que a frota rebelde possa destruí-la mais uma vez e finalmente pôr fim à guerra…“.


STAR WARS BATTLEFRONT 2

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

“Battlefront 2” introduz-nos a história de Iden Versio, um elemento da força de elite do Império Galáctico que parte numa missão para reunir os restantes membros das forças imperialistas em busca de vingar a derrota do imperador.

Os heróis nascem na frente de batalha e, em ‘Star Wars Battlefront 2’, poderás experimentar isso por ti próprio. Joga na pele de heróis das três eras da Guerra das Estrelas em batalhas maciças em locais emblemáticos e participa numa emocionante história para um jogador enquanto Iden Versio luta para vingar o Imperador“.


STAR WARS SQUADRONS

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

“Squadrons” decorre após os eventos da saga principal, dando ao jogadores a oportunidade de assumir o controlo das naves da New Republic, em conflitos contra os elementos sobreviventes das forças imperiais.

Domina a arte do combate de caças estelares na autêntica experiência de pilotagem ‘Star Wars: Squadrons’. Aperta o cinto e sente a adrenalina dos combates espaciais multijogador na primeira pessoa ao lado do teu esquadrão. Os pilotos que se alistarem entrarão nos cockpits de caças estelares lendários, tanto da frota da Nova República como da frota Imperial, e lutarão em batalhas espaciais estratégicas 5v5. Modifica o teu caça estelar e ajusta a composição do teu esquadrão para te adaptares a diferentes estilos de jogo e esmagares a oposição. Os pilotos vão triunfar como uma equipa e completar objectivos tácticos em campos de batalha conhecidos e nunca antes vistos, incluindo o gigante gasoso de Yavin Prime e a lua despedaçada de Galitan“.


– PRINCIPAIS LIVROS –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.
  • Battlefront II: Inferno Squad (0 BBY/ABY)
  • Heir to the Jedi (0 BBY/ABY)
  • Battlefront: Twilight Company (3 ABY)
  • The Princess and the Scoundrel (4 ABY)
  • Alphabet Squadron (4 ABY)
  • Aftermath (4 ABY)


THE NEW REPUBLIC (5 ABY – 28 ABY)

Star Wars The New Republic
©Lucasfilm, via MHD

O império foi derrotado e a Nova República assume o seu lugar, espalhando união e segurança aos vários sistemas da galáxia.


– THE MANDALORIAN: SEASON 1 & 2 (9 ABY) –

the mandalorian t2
©2020 Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

Concebida por Jon Favreau, “The Mandalorian” introduziu as audiências às aventuras de Din Djarin, um caçador de recompensas e Grogu, um dos alvos das duas missões, que o guerreiro Mandalorian acabou por adoptar e levar nas suas missões pela galáxia muito distante. Durante as suas aventuras, a dupla encontra diversas personagens icónicas da saga Star Wars, não deixando de enfrentar grandes ameaças, como as resilientes forças do império lideradas por Moff Gideon.

Após a queda do Império, um Mandalorian solitário percorre a galáxia sem lei com o seu filho, Grogu“.


– THE BOOK OF BOBA FETT (9 – 11 ABY) –

Boba Fett Disney Plus Disney+
©2021 Lucasfilm

The Book of Boba Fett” é um spin-off de “The Mandalorian”, que acompanha a jornada do caçador de recompensas titular, introduzido à saga em “O Império Contra-Ataca”, e que fez o seu regresso explosivo na segunda temporada da série protagonizada por Pedro Pascal. O spin-off foi concebido por Robert Rodriguez, e serve de ponte entre os eventos da segunda e terceira temporada de “The Mandalorian”.


– THE MANDALORIAN: SEASON 3 (11 ABY) –

Star Wars The Mandalorian
©2023 Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

A terceira temporada de “The Mandalorian” segue os eventos após a reunião de Din Djarin e Grogu, bem como os seus esforços para reunir os clãs de Mandalorian e dar nova vida ao planeta Mandalore, sob a liderança de Bo-Katan Kryze (Katee Sackhoff). Para tal, o grupo de guerreiros terá de enfrentar as restantes elementos do império, liderados por Moff Gideon.


– AHSOKA (11 ABY) –

Ahsoka
©2023 Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

Após capturar Morgan Elsbeth na segunda temporada de “The Mandalorian“, a ameaça do regresso de Grand Admiral Thrawn começa a ganhar fervor, levando Ahsoka Tano numa jornada para desvendar a sua localização e impedir o seu regresso, mesmo que para isso tenha de sacrificar aqueles que lhe são queridos. De modo a completar a sua missão, Ahsoka reúne parte da tripulação da Ghost e parte para uma nova galáxia em busca de respostas.

Decorrida após a queda do Império, ‘Ahsoka’ segue a antiga guerreira Jedi Ahsoka Tano enquanto investiga uma ameaça emergente numa galáxia vulnerável“.


– SKELETON CREW (? ABY) –

Fantastic Beasts 3
Jude Law © Warner Bros

Criada por Jon Watts, a série decorre na mesma era de “The Mandalorian” e “Ahsoka”, acompanhando a jornada de um grupo de crianças curiosas que acidentalmente se vê a bordo de uma nave espacial comandada por um antigo membro da Ordem dos Jedi, interpretado por Jude Law.

Lê Também:   Star Wars: Skeleton Crew | Descobre o elenco da nova série


– FILME DO MANDOVERSE (? ABY) –

The Mandalorian Grogu
©2023 Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

Este filme será o culminar de toda a história de “The Mandalorian”, “The Book of Boba Fett” e “Ahsoka”, levando os espectadores a testemunhar o aparecimento de uma nova ameaça e a criação de um pesadelo que poderá assombrar a galáxia por muitos anos. O filme será escrito e realizado por Dave Filoni e ainda não tem um elenco definido.


– PRINCIPAIS LIVROS –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.
  • Lost Stars (6 BBY–5 ABY)
  • Shadow Fall (c. 5 ABY)
  • Aftermath: Life Debt (5 ABY)
  • Victory’s Price (5 ABY)
  • Aftermath: Empire’s End (5 ABY)
  • Last Shot (7 ABY)
  • Poe Dameron: Free Fall (c. 18 ABY)
  • Shadow of the Sith (21 ABY)
  • Bloodline (28 ABY)


RISE OF THE FIRST ORDER (29 – 35 ABY)

Star Wars Rise of the First Order
©Lucasfilm, via MHD

Em segredo, os restantes membros do Império começam a recolher fundos e a recrutar membros para a formação de um novo e devastador poder imperial, a First Order.


– EPISODE VII – THE FORCE AWAKENS (34 ABY) –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

O Despertar da Força” (2015) introduz-nos à galáxia anos após a queda do Império Galáctico, numa era de crescimento e prosperidade, mas onde a amaça do passado não está esquecida. Rey, uma jovem órfã, suje como uma nova esperança, capaz de enfrentar a ameaça emergente que promete tornar a galáxia novamente num território hostil.

Trinta anos após a destruição da segunda Death Star, a sinistra First Order, comandada pelo misterioso Snoke e pelo aprendiz Kylo Ren, ergue-se das cinzas do Império. A Resistência, liderada pela General Leia Organa, tenta impedir a ameaça da First Order, mas está desesperada por ajuda. Rey, uma necrófaga do deserto, e Finn, um ex-stormtrooper, juntam forças com Han Solo e Chewbacca numa missão desesperada para devolver à Resistência um droid BB com um mapa para Luke Skywalker“.


– EPISODE VIII – THE LAST JEDI (34 ABY) –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

Em “Os Últimos Jedi” (2017), Rey enfrenta o seu destino, abrindo mão do peso do passado para treitar e absorber os conhecimentos Jedi que o lendário Luke Skywalker está disposto a transmitir-lhe. Para tal, Rey terá de enfrentar a tentação do lado negro e de Kylo Ren, de forma a conseguir derrotar as forças da First Order.

A Resistência está a precisar desesperadamente de ajuda quando se vê impossivelmente perseguida pela First Order. Enquanto Rey viaja para um planeta remoto chamado Ahch-To para recrutar Luke Skywalker para a Resistência, Finn e Rose, uma mecânica, partem na sua própria missão na esperança de ajudar a Resistência a escapar finalmente à First Order. Todavia, todos terão de se encontrar no planeta salino de Crait para uma última batalha“.


TALES OF THE GALAXY’S EDGE

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

Tales from the Galaxy’s Edge” é um jogo para VR, que permite aos jogadores explorar o planeta de Batuu, vivendo histórias ricas e imersivas que te ajudarão a compreender melhor o mundo pós-Império. O jogo conta com a aparição de personagens icónicas da saga e introduz novas caras, oferecendo uma grande diversidade de oportunidades. O projecto está disponível para Meta Quest 2, Oculus Quest, e Oculus VR.


– STAR WARS RESISTANCE (34-35 ABY) –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

A série animada acompanha a jornada de Kazuda Xiono, um jovem piloto, membro da Resistance, destacado para investigar a crescente ameaça da First Order. A série decorre em simultâneo com a trilogia sequela, contando com a aparição de diversas personagens dos filmes e também algumas surpresas menos esperadas. O projeto tem duas temporadas, formando um total de 43 episódios, e conquistou 2 nomeações aos Emmys durante a sua exibição.


– EPISODE IX – THE RISE OF SKYWALKER (35 ABY) –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

A Ascensão de Skywalker” (2019) conclui a história do conflito de Rey e da Resistance contra a poderosa força da First Order. Juntamente com Finn e Poe Dameron, Rey luta para impedir a crescente onde de terror de Kylo Ren pela galáxia, sendo obrigada a enfrentar o regresso do poderoso Emperor Palpatine numa batalha épica.

A Lucasfilm e o realizador J.J. Abrams voltam a unir forças para levar os espectadores numa viagem épica a uma galáxia muito, muito distante com ‘Star Wars: A Ascensão de Skywalker’, a fascinante conclusão da saga Skywalker, na qual nascerão novas lendas e a batalha final pela liberdade ainda está para vir“.


– PRINCIPAIS LIVROS –

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.
  • Force Collector (c. 31 ABY)
  • Phasma (34 ABY)
  • Galaxy’s Edge: Black Spire (34 ABY)
  • Resistance Reborn (TBC)
  • A Crash of Fate (34 ABY)


NEW JEDI ORDER (36 ABY – PRESENTE)

Star Wars The New Jedi Order
©Lucasfilm, via MHD

Depois da destruição da Nova República e da First Order, surge na galáxia um sinal de esperança com a fundação da Nova Ordem de Jedi.


– FILME DA REY SKYWALKER (~50 ABY) –

star wars IX Skywalker
©2019 & TM Lucasfilm Ltd.

O futuro novo filme de Rey irá decorrer 15 anos após os eventos de “A Ascensão de Skywalker” (2019), explorando a galáxia após a queda da First Order e acompanhado os esforços de uma Rey mais adulta na construção de uma nova Ordem de Jedi seguindo os ritos escritos nos livros ancestrais do culto. O filme vai ser realizado por Sharmeen Obaid-Chinoy e contará com o regresso de Daisy Ridley no papel principal.

Lê Também:   Star Wars revela novidades cinematográficas


STAR WARS: VISIONS

© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

“Visions” é um “E se…?” decorrendo fora da cronologia da saga, numa espécie de realidades alternativas.


STAR WARS: TALES OF THE JEDI

Star Wars Tales of the Jedi
©2022 Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

Tales of the Jedi” percorre diversos períodos da saga, sendo um pouco impreciso a sua localização temporal precisa.

Baseado nas personagens da Guerra das Estrelas criadas por George Lucas, este evento de 6 episódios decorre durante a era das prequelas e destaca momentos importantes na vida de dois Jedi distintos – Ahsoka Tano e Conde Dooku. Cada um deles será posto à prova enquanto fazem escolhas que definirão os seus destinos“.

Qual dos projectos de toda a saga é o teu favorito?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *