James Cameron confessa planos para revelar o futuro de Avatar
Com “Avatar: Fogo e Cinzas” (2025, James Cameron) a voltar a fazer História nas salas de cinema, o seu realizador já demonstrou interesse em revelar pormenores sobre a continuação da saga.
A terceira parte da saga de James Cameron é já um dos filmes mais vistos do ano, estando, neste momento, no 6.º lugar dos filmes mais vistos de 2025 a nível mundial. Com as receitas deste fim de semana ainda por calcular, é possível que o filme suba no top mas dificilmente alcançará o n.º 1 que este ano é o fenómeno chinês “Ne Zha 2” (2025, Yu Yang). Já em Portugal, o filme de James Cameron está no 18.º lugar de filmes mais vistos.
Qual a narrativa dos filmes Avatar?

“Avatar” estreou no cinema em 2009 e tornou-se o filme mais visto de sempre nas salas de cinema ultrapassando “Titanic” (1997, James Cameron) que se mantinha nessa posição há mais de 10 anos.
Esta longa-metragem de ficção científica introduziu-nos ao mundo fantástico de Pandora com a ação passada em meados do século XXII.
No primeiro filme, o fuzileiro paraplégico Jake Sully (interpretado por Sam Worthington) é enviado para o planeta Pandora onde vai descobrir o modo de vida dos ‘Na’vi’. Durante a missão ele descobre que têm planos de exterminar este povo para conseguirem ter acesso às preciosas florestas. Jake vê-se dividido e acaba por se apaixonar pela nativa Neytiri (Zoe Saldaña).
No segundo filme, “Avatar: O Caminho da Água” (2022), Jake abraçou a causa ‘Na’vi’ e criou mesmo uma família. No entanto, uma nova invasão mete a sua nova casa em risco.
Por fim, em “Avatar: Fogo e Cinzas”, a família Sully lida com uma perda ao mesmo tempo que o Povo das Cinzas volta a meter em perigo os ‘Na’vi’.
Qual o futuro de Avatar?

Com o terceiro filme “Avatar” ainda nas salas de cinema, ainda é cedo para pensarmos sobre o quarto e quinto filme da saga. Com datas de estreia previstas para 2029 e 2031, ainda temos, pois, muito tempo de espera…
Entretanto, James Cameron veio revelar que dará mais pormenores sobre a continuação da saga se este terceiro filme tiver maus resultados de bilheteira. Concretizando, se “Avatar: Fogo e Cinzas” ficar aquém das espectativas do realizador, James Cameron irá terminar a saga aqui e já não fará mais nenhum filme do franchise.
James Cameron sempre guardou as narrativas dos filmes futuros para si, deixando os fãs desesperados. A saber, o realizador diz que irá dar uma conferência de imprensa para revelar as narrativas do quarto e quinto filme se acabar por decidir terminar a saga já.
Ou seja, os fãs ficam, assim, mais desesperados… Vão faltar à chamada do terceiro filme para saber o que aconteceria nos dois filmes subsequentes? Ou vão acorrer para as salas de cinema para permitir a continuação da saga? Há sempre a esperança de James Cameron revelar detalhes futuros mesmo com o sucesso do terceiro filme?
O que disse James Cameron?

Numa entrevista à Entertainment Weekly, James Cameron foi claro: “Não sei se a saga irá para lá disto. Espero que sim. Mas, sabem, provamos o sucesso comercial a cada filme que lançamos… Se não conseguirmos fazer o 4 e o 5 por alguma razão, darei uma conferência de imprensa e dir-vos-ei o que tínhamos planeado.”
Além disso, o realizador deu uma outra hipótese para o futuro de “Avatar” ao transformar os argumentos em livros: “Há tanta cultura, história anterior e detalhes secundários nestas personagens que já foram trabalhados. Adorava fazer algo com esse nível de detalhe”. Contudo, a fé do autor é pouca que remata: “Já não existe modelo de negócio para isso. As pessoas não estão a ler.”
A verdade é que é pouco provável que o terceiro filme não tenha sucesso e a saga já fez igualmente História há dias ao tornar-se a trilogia mais rentável de sempre!
Ficamos, então, a aguardar novidades sobre o futuro de “Avatar”… O que também é certo é que James Cameron já filmou algumas cenas do quarto filme enquanto rodava o terceiro. Quererá ele deitar fora esse trabalho?

