Estreiam 4 grandes filmes esta semana nas salas portuguesas (1 de janeiro)
2026 está mesmo aí à porta. Para estas duas semanas festivas, as salas de cinema recebem menos filmes novos. Assim, voltamos a ter apenas 4 novos filmes como estreias da semana.
Apesar do número reduzido de estreias, há novamente obras relevantes a estrear. Descobre tudo no nosso artigo!
A Criada, a primeira grande estreia de 2026
Depois de “Christy: A Força de Uma Campeã” (2025, David Michôd), Sydney Sweeney volta a estar em grande destaque nos cinemas enquanto protagonista de “A Criada” (2025, Paul Feig).
Esta estreia da semana conta a história da jovem Millie (interpretada por Sydney Sweeney) que recomeça a sua vida enquanto empregada doméstica do casal rico Nina e Andrew (Amanda Seyfried e Brandon Sklenar). É neste âmbito que Millie descobre que o casal tem segredos devastadores.
Aqui na MHD já vimos o filme e, assim, já podes ler a nossa análise ao mesmo. Na crítica, Matilde Sousa destaca: “Tecnicamente, a protagonista deste filme é Sydney Sweeney, que interpreta Millie, ‘A Criada’. E, apesar de fazer bem o seu papel, é Amanda Seyfried quem rouba a tela cada vez que entra em cena.”
A Hora Silenciosa
O nosso segundo destaque vai para “A Hora Silenciosa” (2024, Brad Anderson), um filme que chega com algum atraso a Portugal, tendo estreado em outubro de 2024 na maioria dos países.
“A Hora Silenciosa” é um thriller onde o detetive Frank Shaw (Joel Kinnaman) regressa ao trabalho depois de uma lesão que o deixou permanentemente surdo. Agora, ele vai ser o intérprete de uma mulher surda Ava Fremont (Sandra Mae Frank) que testemunhou um horrível assassínio. Contudo, os assassinos andam à espreita e querem eliminar a testemunha…
Miroirs No. 3, a estreia da semana em cinema de autor
Do realizador alemão Christian Petzold chega esta semana aos cinemas o filme “Miroirs No. 3” (2025), numa nova colaboração com a atriz Paula Beer com quem tem trabalhado desde “Em Trânsito” (2018).
“Miroirs No. 3” fez parte da seleção oficial da Quinzena dos Cineastas do último Festival de Cannes. Aborda a história de Laura (Paula Beer) que sobrevive a um aparatoso acidente de viação. Betty (Barbara Auer) assiste ao acidente que vitima o namorado de Laura e oferece-lhe ajuda. No entanto, à medida que o tempo passa, Laura começa a questionar as verdadeiras intenções de Betty e da sua família.
Os Enforcados, estreia em português
A última estreia da semana é uma co-produção entre o Brasil e Portugal. “Os Enforcados” (2025, Fernando Coimbra) é um drama com a ação a decorrer no Rio de Janeiro.
Regina (Leandra Leal) e Valério (Irandhir Santos) são um casal abastado e feliz que vive numa mansão nas colinas do Rio de Janeiro. O pai de Valério, entretanto falecido, era o maior mafioso da cidade. Embora Valério queira romper com o destino da herança deixada pelo seu pai, o seu tio Linduarte (Stepan Nercessian) insiste que ele tem de cumprir o seu papel. Uma noite, Regina e Valério tentam chamar Linduarte à razão. No entanto, acabam por matá-lo inesperadamente. Assim, acabam por entrar numa espiral de violência de onde queriam escapar.
A saber, o filme inclui ainda no elenco o ator português Pêpê Rapazote no papel de Delegado Torres.

