Touro Sentado: Tudo sobre a nova série de Leonardo DiCaprio
Leonardo DiCaprio marca presença na televisão nacional com mais uma das suas grandes obras, desta vez uma bela série baseada em factos reais. O projeto procura sensibilizar os espectadores para a importância da preservação da história dos povos indígenas norte-americanos, dando a conhecer uma das figuras de mais importância da comunidade.
O projeto conta com produção executiva DiCaprio que, ao longo dos últimos anos, tem vindo a lutar por várias causas importantes, entre as quais as alterações climáticas e os direitos dos povos nativos. No entanto, esta não se tem revelado uma jornada fácil, com a comunidade indígena a enfrentar cada vez mais dificuldades perante os esforços dos governos dos EUA.
Assim sendo, desde “The Revenant: O Renascido“, filme que lhe deu o Óscar de Melhor Ator Principal, DiCaprio tem vindo a tentar colocar as histórias dos povos indígenas no foco da população. Desta forma, obras como “Assassinos da Lua das Flores“, “Yanuni” e “Sitting Bull“, ou “Touro Sentado” procuram passar a mensagem de compaixão e liberdade.
Quem foi Touro Sentado?

A série dá-nos a conhecer a história de vida de Touro Sentado, uma das figuras de maior importância entre a comunidade nativa norte-americana. Este estratega e líder espiritual, nasceu por volta de 1831 rapidamente se demonstrou um verdadeiro líder e guerreiro.
Assim, Touro Sentado viria a tornar-se no líder dos Hunkpapa Lakota, guiando-os num dos períodos de maior necessidade. Durante o Século XIX, o governo dos EUA lutou para assumir o controlo dos territórios controlados pelos nativos. No entanto, com a ajuda de Touro Sentado, os indígenas conseguiram enfrentar as investidas do exército dos EUA, dando início à Grande Guerra Sioux de 1876.
Porém, foi na batalha de Little Bighorn, que Touro Sentado demonstrou até onde a sua serenidade era superior à força armada. Assim, após obter uma visão de soldados caídos no campo de batalha, Touro sentado liderou o seu posso até à vitória. Este viria a ficar na história como um dos conflitos armados mais sangrentos dos EUA.
Contudo, a vitória frente ao exército dos EUA não foi o fim da luta. Assim, Touro Sentado continuou a lutar pelo seu povo até ser assassinado em 1890.
Quem faz parte do projeto?
Realizada por Christopher Cegielski e Phillip Montgomery, a série conta com Leonardo DiCaprio como produtor executivo. Além disso, o projeto reúne ainda figuras como Wayne Charles Baker, Glen Gould e Joel Oulette, bem como Michael Spears e David Bronfman.
Quando e onde posso ver a série?

A série de dois episódios surge como mais uma iniciativa de Leonardo DiCaprio. Assim, o ator procura sensibilizar a população para a necessidade de preservar os direitos dos povos nativo-americanos. A estreia do projeto, decorre já no próximo dia 19 de janeiro, pelas 22h15, no Canal História.

