Épico drama de Ralph Fiennes estreia este fim de semana na televisão
Ralph Fiennes tem-se demonstrado como um dos atores mais versáteis da atualidade, capaz de interpretar personagens verdadeiramente temíveis e apaixonantes. Ao longo de uma carreira com mais 30 anos, o ator colaborou com cineastas como Steven Spielberg, Kathryn Bigelow e Sam Mendes.
Além disso, o talento nato para a representação que tem demonstrado ao longo das décadas, levou a receber 3 nomeações aos Óscares, por “A Lista de Schindler“, “O Paciente Inglês” e “Conclave“. Contudo, até ao momento Fiennes nunca conseguiu levar a estatueta dourada para casa.
Porém, o ator presenteou os espectadores com mais um esforço para alcançar o título de Melhor Ator, com “O Regresso de Ulisses“. Filme que se prepara para chegar à televisão nacional nos próximos dias.
Qual a história do filme de Ralph Fiennes?

Ao fim de 20 anos, Odisseu regressa finalmente a Ítaca, onde encontra a sua mulher prisioneira de pretendentes a rei e o seu filho a enfrentar a morte às mãos deles. Assim sendo, para recuperar a sua família e tudo o que perdeu, Odisseu tem de redescobrir a sua força.
Uberto Pasolini realiza a longa-metragem protagonizada por Ralph Fiennes, numa performance verdadeiramente histórica. Além disso, a adaptação da obra de Homero, junta ainda Juliette Binoche, Marwan Kenzari e Charlie Plummer, bem como Roberto Serpi e Claudio Santamaria.
Quando e onde posso ver o filme?
“O Regresso de Ulisses” estreou no Festival de Cinema de Toronto, onde fez furor antes de alcançar os cinemas internacionais. Porém, em Portugal o filme passou despercebido após a sua estreia durante a primavera de 2025. Contudo, o filme chega agora ao pequeno ecrã através da TVCine Top, onde pode ser visto dia 18 de janeiro, pelas 18h, bem como dia 22 de janeiro pelas 17h35.
Além disso, o filme pode ainda ser comprado ou alugado através da plataforma da Rakuten TV.
O que diz a crítica sobre O Regresso de Ulisses?

A longa-metragem de Ralph Fiennes desfruta de uns belos 78% de aprovação no agregador de crítica Rotten Tomatoes. “O facto de não se recorrer a viagens fantásticas não só permite a Pasolini enquadrar a sua versão da história num cenário mais realista, como também realça a psicologia das personagens”, refere Ben Nicholson, da Sight & Sound.
Por fim, Wendy Ide, do Observer, confessa que “O principal atrativo é o elenco, com Ralph Fiennes, musculado e atormentado pela dúvida e pela culpa, no papel de Odisseu, regressado da guerra após 20 anos de ausência, e uma convincente interpretação de Juliette Binoche como Penélope. Ambos estão óptimos, mas é Binoche quem se destaca”.

