Eis todos os artistas e músicas do Festival da Canção 2026
O Festival da Canção 2026 deu hoje início oficial à sua nova edição com a revelação dos intérpretes e das canções a concurso. Considerado uma referência central da música portuguesa contemporânea, o evento volta a afirmar-se como um espaço de criação, diversidade artística e projeção de novos talentos, reunindo autores consagrados e novas vozes da música nacional.
Nesta edição, o Festival da Canção apresenta 16 canções originais e inéditas, selecionadas através de convites diretos e dos mecanismos regulares de acesso ao concurso. Assim sendo, a pluralidade estética, geracional e musical surge novamente como uma das marcas distintivas do certame, refletida tanto nos intérpretes como nas propostas apresentadas.
Quem são os apresentadores do Festival da Canção 2026?

A condução do Festival da Canção 2026 fica a cargo de Vasco Palmeirim, Filomena Cautela, Catarina Maia e Alexandre Guimarães. Vasco Palmeirim apresenta a primeira semifinal e a Grande Final, enquanto Filomena Cautela assume a apresentação da segunda semifinal e da Final. Além disso, Catarina Maia e Alexandre Guimarães marcam presença nos três espetáculos.
Para além da condução em estúdio, os apresentadores assumem também os conteúdos da Green Room e das plataformas digitais, reforçando uma abordagem integrada e colaborativa.
Lista de intérpretes e canções a concurso
O Festival da Canção 2026 apresenta um alinhamento diverso, com nomes já reconhecidos do panorama musical português e novos projetos emergentes. Assim sendo, entre os destaques encontram-se AGRIDOCE com “Onde Quero Estar”, Bateu Matou com “Nos Teus Olhos”, Cristina Branco interpretando “Canção do Querer”, e Nunca Mates o Mandarim com “Fumo”.
A lista completa inclui ainda André Amaro, Bandidos do Cante, Dinis Mota, Djodje, EVAYA, Francisco Fontes, Gonçalo Gomes, Inês Sousa, Jacaréu com Ana Margarida, Marquise, Rita Dias interpretada por Silvana Peres e Sandrino. Assim sendo, cada canção reflete universos musicais distintos, do pop ao fado contemporâneo, passando pela música alternativa e influências tradicionais portuguesas.
Nesse sentido as canções já se encontram disponíveis em formato de lyric video no YouTube oficial do Festival da Canção e nas principais plataformas de streaming, permitindo ao público conhecer antecipadamente todas as propostas.
Datas, local e acesso do público
A primeira semifinal do Festival da Canção 2026 realiza-se a 21 de fevereiro, a segunda semifinal a 28 de fevereiro e a Grande Final acontece no dia 7 de março. Este ano, o Festival muda de local e passa a decorrer nos estúdios da Valentim de Carvalho, em Paço d’Arcos.
O público poderá assistir aos espetáculos ao vivo mediante inscrição prévia online, sujeita à lotação da sala. As inscrições abrem a 1 de fevereiro através do site oficial do Festival da Canção, e no site oficial.
Há novidades na próxima edição?
Uma das principais novidades do Festival da Canção 2026 é a introdução do voto online, disponível pela primeira vez na história do concurso. O voto poderá ser realizado através do site oficial e terá o mesmo peso e o mesmo custo de um voto telefónico, reforçando a acessibilidade e a participação do público.
Paralelamente, a Antena 1 volta a assumir o papel de rádio oficial, integrando as 16 canções na sua playlist regular. Mantém-se também o podcast oficial “Falar pelos Dois”, conduzido por Andreia Rocha e Bernardo Pereira. Por lá aborda-se os bastidores e às curiosidades do Festival, com convidados especiais.
Com novas formas de participação, uma programação diversificada e um forte investimento na presença digital, o Festival da Canção 2026 promete ser uma das melhores edições dos últimos anos.

