Óscares 2026: Timothée Chalamet alcança recorde de Marlon Brando
Timothée Chalamet é o ator mais adorado da sua geração. Começou a sua carreira em pequenos papéis em grandes filmes, como “Interstellar”. Mas a sua popularidade disparou depois de interpretar Elio em “Call Me By Your Name” de Luca Guadagnino. Este foi, também, o papel que lhe valeu a sua primeira nomeação aos Óscares, com apenas 22 anos.
A partir daí, Timothée Chalamet passou de ator popular a ser muito elogiado e seguido pela crítica. Desde então tem gerido muito bem a sua carreira, sempre com filmes e papéis consagrados, sendo eles blockbusters ou de cinema independente.
Depois de “Call Me By Your Name” o ator teve papéis marcantes noutros filmes como “Little Women”, “Beautiful Boy”, “Wonka” e a saga “Dune”. Contudo, a sua próxima nomeação aos Óscares veio com “A Complete Uknown”, o filme biográfico em que o ator interpreta Bob Dylan.
Apesar deste ter sido um filme polarizador, a performance do ator foi muito apreciada e elogiada, tanto pelo público como pela crítica. Notava-se a dedicação de Timothée Chalamet a este papel.
Em 2026, o ator está de novo na corrida aos Óscares, desta vez por “Marty Supreme”. Timothée Chalamet trabalhou incansavelmente no marketing deste filme, que já está a ser um sucesso, tanto na bilheteira, como na crítica.
Marty Supreme já chegou aos cinemas?
O novo filme de Timothée Chalamet estreou nos EUA no dia de Natal e acaba de chegar, no dia 22 de janeiro, aos cinemas portugueses. “Marty Supreme” é uma comédia dramática que acompanha um jovem que sonha tornar-se no campeão mundial de Ténis de Mesa. Contudo, ninguém acredita que este sonho pode ser possível.
Além do ator, Gwyneth Paltrow, Tyler, The Creator, Odessa A’zion e Kevin O’Leary também interpretam personagens centrais do filme. O realizador é Josh Safdie, que também co-escreveu o argumento e editou o filme.
Qual foi o recorde que Timothée Chalamet alcançou com Marty Supreme?

O ano passado, com 29 anos, o ator podia-se ter tornado no mais novo de sempre a vencer o Óscar de Melhor Ator. Contudo, esta categoria foi para Adrien Brody em “O Brutalista”.
Este ano, o ator volta a estar nomeado nesta categoria com “Marty Supreme”, onde é o favorito a vencer. Além da categoria de Melhor Ator, o filme também tem nomeações para Melhor Filme, Melhor Edição, Melhor Realizador e Melhor Cinematografia. Ao todo, conseguiu angariar nove nomeações.
Esta é, então, a terceira nomeação para Melhor da carreira de Timothée Chalamet, depois de “Call Me By Your Name” e “A Complete Uknown”. Conseguir três nomeações em menos de dez anos é um feito só por si. Mas Timothée Chalamet ainda conseguiu alcançar um recorde com estas três nomeações.
Ao receber a nomeação por “Marty Supreme”, Timothée Chalamet torna-se no ator mais jovem de sempre a receber três nomeações ao Óscar de Melhor Ator. A última vez que isto aconteceu foi em 1954 com o lendário ator Marlon Brando. Em 2026 Timothée Chalamet também concorre para o Óscar de Melhor Filme como produtor de “Marty Supreme”.

