NOS inaugura sala dedicada ao cinema português
A NOS, rede com maior quota de mercado em número de salas de cinema em Portugal (38,7% dos ecrãs, segundo o anuário do ICA de 2025, correspondendo a 218 salas e 31 cinemas), trouxe hoje uma novidade relevante na exibição de cinema em Portugal.
Assim, depois de terem criado salas exclusivas para a exibição de cinema português no Porto e em Coimbra, chegou agora a vez da capital do país receber uma sala semelhante. Não se trata, no entanto, de uma novidade absoluta em Lisboa. Isto porque os Cinemas NOS Alvaláxia já tinham tido uma sala igual inaugurada em maio de 2024. Contudo, após o encerramento das salas em janeiro, Lisboa tinha deixado de ter uma sala exclusiva como esta.
Em que cinema da NOS teremos esta novidade?

A NOS anunciou esta quinta-feira 5 de fevereiro o regresso de uma sala exclusivamente dedicada ao cinema português em Lisboa, após o encerramento do cinema NOS Alvaláxia. Agora, a sala exclusiva para a exibição de cinema português vai localizar-se no cinema NOS Amoreiras.
A inauguração da nova sala dedicada ao cinema português acontece, pois, já na próxima semana: quinta-feira 12 de fevereiro. Das sete salas do Centro Comercial Amoreiras a escolhida foi a sala 2, com uma lotação de 154 lugares. A saber, já se encontram à venda bilhetes para todas as sessões no balcão, App e site da NOS Cinemas.
Para Nuno Aguiar, diretor da NOS Cinemas, esta é “uma iniciativa que sublinha o papel ativo da NOS no apoio à promoção do cinema nacional, bem como o seu contributo para um ecossistema cultural mais forte, diverso e sustentável.”
Quais os primeiros filmes em exibição?

Para comemorar esta novidade nos cinemas NOS Amoreiras, vão ser exibidos 7 filmes diferentes ao longo da semana de 12 a 18 de fevereiro nesta nova sala. Todos os filmes a exibir são completamente inéditos comercialmente em Portugal. Alguns já tiveram exibição em festivais como o IndieLisboa ou Tribeca. Assim, trata-se de um catálogo de “antestreias” de filmes que irão estrear ao longo do ano de 2026.
Este programa especial de inauguração, intitulado “7 dias, 7 filmes”, irá contar sempre com a presença dos realizadores e do elenco. Todas as sessões, à exceção de uma, irão decorrer às 21h. A exceção é no dia 15 em que a sessão será às 16h.
Com estas sessões especiais, a NOS promove momentos de proximidade com o público, fazendo conversas entre o público e os criadores. A saber, a lista de filmes a exibir é a seguinte:
- 12 de fevereiro, 21h – “Entroncamento” (2025, Pedro Cabeleira): Com um passado turbulento, Laura (interpretada por Ana Vilaça) refugia-se no Entroncamento para reconstruir a sua vida.
- 13 de fevereiro, 21h – “O Barqueiro” (2026, Simão Cayatte): Saído da prisão, Joaquim (Romeu Runa) aceita trabalhar como barqueiro clandestino no Tejo.
- 14 de fevereiro, 21h – “Projecto Global” (2026, Ivo M. Ferreira): Ficção sobre as FP-25.
- 15 de fevereiro, 16h – “Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar” (2025, José Filipe Costa): Acompanha os últimos dias de Salazar focando-se igualmente nas suas empregadas.
- 16 de fevereiro, 21h – “Maria Vitória” (2025, Mário Patrocínio): Uma rapariga tem o sonho de se tornar jogadora de futebol profissional.
- 17 de fevereiro, 21h – “Match” (2025, Duarte Neves): Um ator em declínio sonha com o relançamento da sua carreira no cinema.
- 18 de fevereiro, 21h – “Terra Vil” (2025, Luís Campos): Uma família disfuncional enfrenta problemas variados que os levam a uma situação insustentável.

