Um mês depois da estreia dos novos episódios da série dinamarquesa “Os Crimes de Sommerdahl” (2020-, Lolita Bellstar), a RTP2 vai agora ter mudanças nas suas noites. Deste modo, estreia dentro de dias no canal público uma nova minissérie francesa: “Sombras no Mar” (2025, Monica Rattazzi e Jonathan Rio).
A nova série marca igualmente o regresso do género thriller e ficção científica às noites da RTP2. Assim, vamos assistir à investigação de um estranho naufrágio na costa francesa.
Tudo o que sabemos sobre Sombras no Mar

A saber: a nova minissérie da RTP2, “Sombras do Mar” acompanha, ao longo de seis episódios, a investigação de um inexplicável naufrágio.
No centro da narrativa está Abigail, uma oceanógrafa que chega à sua cidade natal, Fécamp, com a missão de investigar o naufrágio de um barco de arrasto. Neste naufrágio desapareceram igualmente os pescadores do barco.
No decorrer da investigação vão surgindo fenómenos misteriosos no mar que impossibilitam qualquer atividade de pesca.
A tensão aumenta e as autoridades são confrontadas pelos pescadores e ativistas ambientais. Entretanto, Abigail descobre uma misteriosa criatura submarina que perturba o equilíbrio entre o Homem e a Natureza. Será a causa destes fenómenos algo que desconhecemos?
Qual o elenco completo da nova série da RTP2?

A encabeçar o elenco de “Sombras no Mar”, no papel de Abigail, está a atriz Fleur Geffrier. De referir que Geffrier é também conhecida pelo papel de Margot Bostal na série “Das Boot: O Submarino” (2018-23, Johannes W. Betz e Tony Saint).
Compõem igualmente o elenco da nova minissérie da RTP2 nomes como Guillaume Labbé (que interpreta Julien), Thierry Godard (Henri), Jean-Marc Barr (André), Christophe Perez (Pierre), Lucia Passaniti (Axelle), Ewenn Weber (Jimmy), Daniel Njo Lobé (Laurent), entre outros.
Quando estreia Sombras no Mar na RTP2?
“Sombras no Mar” tem, pois, a sua estreia marcada para a próxima segunda-feira 13 de julho às 22h01 na RTP2. A minissérie substitui, portanto, no mesmo horário “Os Crimes de Sommerdahl” que termina hoje, sexta-feira 10, a sua sexta temporada.
Sombras no Mar, explicada pelos criadores
Em declarações à empresa pública de televisão francesa (France Télévisions), os criadores da nova série da RTP2 “Sombras no Mar” falaram um pouco sobre a obra.
“O ponto de partida de ‘Sombras no Mar’ reside uma história comovente que teve repercussões na comunidade internacional em 2018: a da orca J35, chamada Tahlequah. Após três anos sem qualquer nascimento registado na costa da Colúmbia Britânica, Tahlequah deu à luz a sua segunda cria. No entanto, a vida da cria foi-lhe tirada após apenas cerca de trinta minutos. Diante dos olhos dos oceanógrafos, Tahlequah carregou o seu corpo durante vários dias, lutando para o manter à tona. Ela não conseguia soltá-lo. Este foi o primeiro caso documentado de luto numa orca, para além de qualquer antropomorfismo. Exausta, permitiu finalmente que o corpo da sua cria se afundasse nas profundezas após dezassete dias de luta”, começaram por referir os autores.
“Ao situarmos a nossa história no mundo dos pescadores que ambos conhecemos, esperamos oferecer um vislumbre do universo singular daqueles que acordam cedo para procurar um tesouro cada vez mais raro. Os que vivem ao ritmo do mar e da sua fúria. E dar voz às suas questões: como preservar o seu sustento num mundo em transformação? Como reinventar os seus métodos de pesca e hábitos de consumo? As preocupações dos pescadores passaram da sobrevivência no mar para a sobrevivência em terra”, concluíram.
Não percas, portanto, a estreia de “Sombras no Mar” já na próxima segunda-feira na RTP2.

