A RTP2 já tem a sucessora de “Detetives Pela Arte“. Trata-se de “Ouro Azul” (“L’Or Bleu”, no original), uma minissérie francesa de 8 episódios que estreia já na próxima semana nas noites do canal público.
A France 2 apresentou a série como uma saga de verão modernizada, que tem como pano de fundo uma Provença fustigada pela seca. Além disso, a história mistura mistério, drama familiar e um segredo escondido há quase um século.
Quando estreia “Ouro Azul” na RTP2?
“Ouro Azul” estreia na RTP2 na próxima terça-feira, 27 de outubro, às 22h00. Depois, a minissérie passa de segunda a sexta-feira, no mesmo horário. Assim, ocupa o lugar de “Detetives Pela Arte”, que termina na segunda-feira, 26 de outubro.
Com 8 episódios e emissão diária, a minissérie tem previsão de terminar a 5 de novembro.
Qual é o enredo de “Ouro Azul”?
A ação passa-se em Vallouans, uma aldeia da Provença onde uma seca severa ameaça a região. Flore (Barbara Probst) é uma jovem guarda-florestal e luta para proteger os recursos naturais do local.
Entretanto, um deslizamento de terras na propriedade dos avós revela um esqueleto humano. Assim, Flore decide investigar e acaba por descobrir segredos antigos da família, ligados à água e a acontecimentos que marcaram várias gerações.
Além disso, a história acompanha três mulheres de gerações diferentes, unidas pelo sangue, e salta entre três épocas: os anos 40, os anos 80 e 2026. Por isso, à medida que a investigação avança, rivalidades antigas e conflitos familiares vêm ao de cima.
A minissérie foi criada por Marie-Anne Le Pezennec e Ludovic Lacroix, realizada por Hippolyte Dard e produzida pela Authentic Prod, do grupo Banijay France, em parceria com a France Télévisions.
Quem faz parte do elenco da nova série da RTP2?
Barbara Probst (“O Amador“), Samir Boitard (“Zona Branca”), Tom Leeb (“As Mulheres e a Guerra”), Éric Caravaca (“Graças a Deus“), Déborah Krey (“Les Invisibles”), Sylvie Granotier (“Baron Noir“), Valérie Karsenti (“Babysitting 2“) e Marie Kremer (“Uma Aldeia Francesa”) completam o elenco de “Ouro Azul”.
O que diz a crítica sobre “Ouro Azul”?
A minissérie estreou em França em maio, na plataforma france.tv e depois na France 2, e a crítica francesa foi, de uma forma geral, positiva
Assim, o L’Éclaireur, da Fnac, considera que a série respeita os códigos da saga de verão e a descreve como “uma bela proposta, talvez demasiado séria para o seu próprio bem”. Por sua vez, o VL Média destaca que a série evita o melodrama fácil e propõe “uma ficção sólida”, ligada às preocupações do seu tempo.
No entanto, nem todos os comentários são tão entusiastas. Por exemplo, o L’Éclaireur critica o facto de algumas reviravoltas serem reveladas pelas personagens antes de acontecerem, o que cria um efeito explicativo em excesso. Além disso, há quem ache que a história poderia ter sido contada em 6 episódios em vez de 8.
Como foi recebida pelo público?
Em França, o primeiro episódio na France 2 reuniu 3,25 milhões de espectadores (19,6% de quota de audiência), aos quais se juntaram 1,2 milhões no replay. A série ultrapassou também os 11 milhões de visualizações na plataforma france.tv.
Ainda assim, a produtora já indicou que não haverá segunda temporada, por isso “Ouro Azul” fica como uma história fechada em 8 episódios.


