A Caminho dos Óscares 2017 | Previsões finais dos vencedores (Parte II)

A luta pelo desejado Óscar de Melhor Atriz já foi a três – hoje, Emma Stone parece imbatível. Já na categoria de Melhor Ator, Casey Affleck – que já foi considerado imbatível – pode ser ultrapassado na curva. 

Desde a estreia mundial de “Jackie” e “La La Land: Melodia de Amor” no Festival de Veneza que a luta pelo Óscar de Melhor Atriz ficou circunscrita a Emma Stone e Natalie Portman. Cinco meses depois, algumas coisas mudaram.

Já na categoria de Melhor Ator, Casey Affleck sempre foi favorito desde o primeiro momento – i.e. a estreia de “Machester by the Sea” no longínquo mês de janeiro de 2016 no Festival de Sundance. Mas Affleck pode ser apanhado na curva.

Hoje analisamos os nomeados nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Ator e apontamos os prováveis vencedores.

Participa no Passatempo: Óscares 2017 | Façam as vossas apostas!

Melhor Atriz: Isabelle Hupert na sombra de Emma Stone

A vitória de Emma Stone (La La Land) sobre Natalie Portman (Jackie) no prémio de melhor atriz do Festival de Veneza colocou a nova America’s sweetheart na frente de uma ainda precoce corrida. Tudo mudava nos Critics’ Choice Awards, que galardoaram a performance de Natalie Portman em detrimento de Emma Stone. Pelo meio, Isabelle Huppert (Elle/ Ela) encontrava apoio nos círculos de críticos e a sua vitória nos Globos de Ouro na categoria de Melhor Atriz – Drama acabou por enterrar todas as esperanças de Natalie Portman. Ao mesmo tempo, Emma Stone foi colecionando outros prémios que são precursores importantes dos Óscares, com destaque para o BAFTA, o SAG e o Globo de Ouro na categoria de comédia/musical.

Lê Também:   Óscares 2025 | Academia revela quando se vai realizar a nova cerimónia

oscars_mhd_atrizes

Olhando para o apoio recebido por “La La Land: Melodia de Amor” (conta com 14 nomeações e irá disputar o título de filme com mais Óscares de sempre) e para os prémios-chave já conquistados por Emma Stone, é possível afirmar que o Óscar de Melhor Atriz é praticamente dela. Contudo, é preciso enfatizar que tanto nos BAFTA, como nos SAG e nos Globos de Ouro, Emma Stone não competiu diretamente com Isabelle Hupert (que era inelegível nos BAFTA e nos SAG e concorria numa categoria distinta nos Globos de Ouro). Será possível Huppert triunfar no único momento da temporada de prémios em que vai batalhar com Emma Stone? É. Mas também é pouco provável.

Aposta: Emma Stone, La La Land: Melodia de Amor
Alternativa: Isabelle Huppert, Ela

Lê Mais: La La Land – Melodia de Amor, em análise

Melhor Ator: Casey Affleck e Denzel Washington numa curva apertada

Casey Affleck (Manchester by the Sea) venceu todos os prémios e mais alguns: Critics’ Choice Awards, Globo de Ouro, BAFTA, Círculos de Críticos de Boston, Chicago, Detroit, Denver, Kansas, Londres, Nova Iorque, San Diego, National Board of Review, e muitos mais. Mas Denzel Washington pode tê-lo apanhado na curva com a sua vitória no prémio mais importante de todos: o do Sindicato dos Atores (SAG). Nos últimos dez anos, os SAG previram os vencedores do Óscar de Melhor Ator dez vezes. Há contudo um pormenor que não pode ser deixado de lado: Denzel Washington, apesar de já ter dois Óscares no currículo, nunca tinha ganho um prémio dos SAG. Qual a importância deste detalhe? Muito grande ou nenhuma.

Lê Também:   Novo projeto de Emma Stone conta com os produtores de Stranger Things

oscars_mhd_atores

Lê Também: Manchester by the Sea, em análise

Já os personagens interpretados por ambos não poderiam ter naturezas mais distintas. Enquanto que o personagem de Affleck é um homem destroçado, a quem apetece abraçar e dizer que está tudo bem, a composição de Washington ilustra um homem retrógrado que mutila permanentemente a felicidade dos seus familiares. Os Óscares têm tendência a galardoar composições de “vilões” na categoria de Melhor Ator Secundário, mas o próprio Denzel Washington é exemplo que o mesmo pode acontecer na categoria de Melhor Ator (basta recordar Dia de Treino/ Training Day). No final, a meta será cortada com milímetros de diferença. E, no nosso entender, Casey Affleck é quem a irá cortar primeiro.

Aposta: Casey Affleck, Manchester by the Sea
Alternativa: Denzel Washington, Vedações

Emma Stone vs Isabelle Huppert. Denzel Washington vs Casey Affleck. Quem irá ganhar? A nossas análises à categorias principais dos Óscares continuarão nos próximos dias, fica atento(a)!


<< Parte I | Parte III >>


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *