A Vida de Nelson Mandela em Documentário Especial no NGC

  ‘Mandela: Vida e Legado’ capta a sua inspiradora e rápida ascensão de prisioneiro político a presidente amado e ícone internacional 

 

ESTREIA de ‘MANDELA: VIDA E LEGADO’, segunda-feira, dia 09 de dezembro, às 21h00, no NGC

MandelaHisLifeAndLegacy_6

Por mais de 60 anos, Nelson Mandela manteve-se como um dos maiores ícones de determinação e eloquência inspirando a África do Sul – e o mundo – com a sua procura e batalha pela igualdade entre raças. A sua triunfante caminhada para a liberdade, depois de quase 30 anos de aprisionamento por estar contra o governo do apartheid, é uma das mais famosas imagens e memórias do século XX. Numa hora repleta de emoções, o NGC celebra a vida de uma das figuras mais “poderosas” e dinâmicas da história mundial, traçando os seus momentos de ascensão desde a sua situação como prisioneiro político até se tornar o primeiro presidente negro da África do Sul.

 

image006Com estreia a 09 de dezembro, às 21h00, ‘Mandela: Vida e Legado’ segue os passos históricos da jornada de Nelson Mandela desde a sua infância na casa da família Themburoyal ao seu trabalho como jovem advogado em Joanesburgo, passando pela sua prisão, pelas eleições presidenciais e acabando no seu contínuo legado. Tendo-se juntado ao Congresso Nacional Africano nos seus 20 anos, Mandela passou grande parte da sua vida a espalhar a causa da igualdade contra o governo hostil que imperava na altura e cujas injustiças raciais tinham conquistado um lugar firme no país mais rico de África antes da sua detenção no ano de 1963.

 

Apresentado pelo jornalista Mark Austin, o documentário ‘Mandela: Vida e Legado’ incluí comentários pungentes de oficiais políticos, amigos íntimos e aliados de Mandela, entre os quais o antigo presidente da África do Sul, Frederik Willem de Kler, o antigo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, o arcebispo Desmond Tutu e também o seu companheiro de prisão Mac Maharaj.

 

 

Mantido prisioneiro durante quase três décadas, Mandela manteve-se inflexível quanto aos seus ideais pela igualdade de direitos e tornou-se num símbolo incrivelmente forte – com muitos sul-africanos e com toda a comunidade internacional a pedir a sua libertação. Depois de meses de negociação com o governo, Mandela viu-se em liberdade no início de 1990 altura em que ajudou a introduzir na nação uma nova era de mudanças políticas e sociais. Os seus esforços incansáveis valeram-lhe o Prémio Nobel da Paz em 1993. E, no ano de 1994, Mandela tornou-se no primeiro presidente negro da África do Sul – e o primeiro presidente eleito sob sufrágio universal. Desta forma, Mandela deixou um duradouro legado de fortalecimento social e político.

‘Mandela: Vida e Legado’ é uma produção para a National Geographic Channels International (NGCI) pela ITV Global Entertainment.