O Adeus a Martin Landau (1928-2017)

Faleceu um dos mais célebres atores de Hollywood. Martin Landau tinha 89 anos e havia ganho um Óscar por Ed Wood. 

Martin Landau faleceu no passado sábado, 15 de julho, conforme noticiou o seu agente Dick Guttman, após agravamento do seu estado de saúde. No comunicado lê-se que o ator foi vítima de “complicações inesperadas durante uma hospitalização curta, num centro médico da Universidade da Califórnia”. Landau que tinha 89 anos e havia ganho o Óscar de Melhor Ator Secundário por Ed Wood em 1995. 

Filho de imigrantes judeus, Martin Landau nasceu a 20 de junho de 1928, em Brooklyn e foi conhecido por trabalhar com alguns dos mais célebres cineastas de Hollywood, como Joseph L. Mankiewicz, Alfred Hitchcock, Francis Ford Coppola ou Woody Allen. Landau participou ainda em dois outros filmes que estão por estrear. A última vez que tivemos oportunidade de assistir ao trabalho do ator foi em O Número, que estreou em Portugal no passado mês de dezembro, onde contracena com Christopher Plummer.

Martin Landau (1928-2017) começou a sua carreira com Intriga Internacional

Martin Landau

Martin Landau tinha um carreira bem longa no cinema, e que começou nos anos 50, celebrizado pelo seu papel em Intriga Internacional (North by Northwest, de Hitchcock) e sobretudo como o mestre do disfarce na série de televisão Missão Impossível. 

Apesar de participar em vários filmes, o seu reconhecimento no cinema comercial só chegaria quando Francis Ford Coppola realizou Tucker: O Homem e o seu Sonho, em 1988, com o qual foi nomeado pela primeira vez à estatueta dourada. Com o sucesso do projeto vinha Crimes e Escapadelas (1989), de Woody Allen novamente nomeado ao Óscar. A Academia só viria a distingui-lo com o prémio quando interpretou o ator húngaro Béla Lugosi – famoso ele próprio por Drácula de 1931.

Martin Landau era pai de Susan Landau Finch (uma diretora de elenco) e Juliet Landau (atriz que também participou Ed Wood).


Consulta também: Guia das Estreias de Cinema | Julho 2017


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *