Um nova versão com Léa Seydoux, na criada. | © Les Films du Lendemain

“Adeus, Minha Rainha” na abertura do CINECOA

 

© Les Films du Lendemain

 

O mais recente filme do cineasta Benoît Jacquot, ADEUS, MINHA RAINHA, será o Filme de Abertura da edição deste ano do festival CINECOA, que decorre de 27 a 30 de Setembro.O realizador francês vai marcar presença em Portugal para a cerimónia de abertura do festival, prevista para 27 de Setembro, às 19 horas, no mesmo dia em que ADEUS, MINHA RAINHA (o filme que abriu o último Festival de Berlim, onde competiu pelo Urso de Ouro) chega às salas de cinema nacionais.

CINECOA vai exibir ainda cinco filmes de BENOÎT JACQUOT, incluindo “La fille Seule”, “Sade” ou “Les Mendiants”, filmado em Cacilhas. As mesmas obras do cineasta francês serão ainda projectadas numa extensão do festival a ter lugar no ESPAÇO NIMAS, em Lisboa, entre os dias 1 e 5 de Outubro.

A edição deste ano do CINECOA incluirá ainda a exibição de três filmes do realizador Lisandro Alonso, um ciclo sobre Cinema e Arquitectura (com a exibição de alguns filmes clássicos sobre o tema, seguidos de debates com vários arquitetos nacionais e estrangeiros), uma homenagem póstuma a Vittorio de Seta e ainda duas cartas brancas oferecidas à arquitecta e urbanista Elizabeth de Portzamparc e à actriz portuguesa Catarina Wallenstein.

Na sessão de encerramento do festival, que terá lugar no dia 30 de Setembro, em jeito de homenagem a Bernardo Sassetti, será exibida uma cópia restaurada da Cinemateca Francesa do filme “L’Hirondelle et le Mesange” (1920) de André Antoine, musicada ao vivo pelo pianista Mário Laginha.PROGRAMA DA EXTENSÃO DO CICLO BENOÎT JACQUOT NO ESPAÇO NIMAS

(Projecção em cópia 35 mm com legendagem em Português)

1 DE OUTUBRO – 21H30
Sade (2000)

2 DE OUTUBRO –  21h30
Les Enfants du Placard (1977)

3 DE OUTUBRO – 21H30
Les Mendiants (1988)

4 DE OUTUBRO –  21h30
La Fille Seule (1995)

5 DE OUTUBRO – 21h30
L’Assassin Musicien (1976)

 

Preço único 4€