Este filme de Adrien Brody (O Brutalista) é a melhor biografia musical de sempre
Segundo o IMDb, “O Pianista”, com Adrien Brody, é considerada a melhor biografia musical de sempre, com 8.5 em 10.
Sumário:
- “O Pianista” (2002), realizado por Roman Polanski, é uma biografia musical que narra a luta pela sobrevivência do pianista judeu Władysław Szpilman durante a Segunda Guerra Mundial;
- O filme recebeu sete nomeações aos Óscares e venceu três, incluindo Melhor Realizador, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Ator para Adrien Brody, cuja performance foi amplamente aclamada.
- Com uma cotação de 8.5 no IMDb e ocupando o 32º lugar na lista dos 250 melhores filmes de sempre, O Pianista é considerado a melhor biografia musical de sempre.
As biografias são um dos géneros favoritos da Academia e são, também, muito populares entre os espectadores. Considerando apenas os últimos anos, várias biografias musicais chegaram aos dez concorrentes ao Óscar de Melhor filme. “Maestro” em 2024, “Elvis” em 2023 e “Bohemian Rhapsody” em 2019.
Andando mais para trás, “Amadeus”, de 1984, que retrata a vida de Mozart, venceu o Óscar de Melhor Filme. O membro mais recente desta tendência é “A Complete Unknown”, o filme com Timothée Chalamet que conta a história da ascensão de Bob Dylan ao estrelato.
Ainda assim, o filme considerado pelo IMDb como a melhor biografia musical de sempre, não é nenhum destes.
O Pianista com Adrien Brody lidera o top das biografias musicais
“O Pianista”, de 2002, tem uma cotação de 8.5 em dez no IMDb tendo, assim, o estatuto de melhor biografia musical de todos os tempos. E para além disso, o filme ainda entra na lista dos 250 melhores filmes de sempre segundo o IMDb, no lugar trinta e dois.
Realizado por Roman Polanski, “O Pianista” conta a história real do pianista judeu Władysław Szpilman, interpretado por Adrien Brody, durante a Segunda Guerra Mundial. O filme mostra a sua luta pela sobrevivência após ser separado da sua família e forçado a viver no gueto de Varsóvia.
“O Pianista” foi indicado para sete Óscares e venceu três, em importantes categorias, nomeadamente Melhor Realizador, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Ator, para Adrien Brody, que teve uma emocionante prestação, que tocou o público e a crítica.
Em 2025, Adrien Brody está novamente nomeado para melhor ator, também com um filme relacionado com a Segunda Guerra Mundial, “O Brutalista”, que está atualmente nas salas de cinema portuguesas.
E tu, concordas com a avaliação do IMDb?