Agents of S.H.I.E.L.D. T01 E14 “T.A.H.I.T.I.” – Análise

Coulson e a sua equipa procuram uma maneira de salvar Skye, mas aquilo que eles procuram pode trazer consequências.

No episódio anterior acabámos com o cliffhanger do perigo de vida de Skye e é isso que agora vai guiar este episódio. Ao entrar num esconderijo de Quinn (David Conrad), Skye (Chloe Bennet) é atacada por este a pedido do (ou da) Clairvoyance. Pouco nos é revelado sobre esta personagem, apenas ficamos a saber que a base do seu conhecimento são os seus poderes psíquicos e que a única coisa que este não consegue ver é a maneira como o Coulson (Clark Gregg) foi ressuscitado. Ao pôr a nossa hacker em perigo, o Clairvoyance obriga Coulson a investigar a sua morte e a conseguir mais respostas, para o quê ainda não se sabe. Se calhar apenas porque não ficou nada satisfeito com as revelações que nos foram feitas no episódio “The Magical Place“, tal como o público em geral. E aquilo que se descobre é que a “operação” feita no Coulson pode não ter sido tão simples como nos foi dado a parecer. Apesar disso, são novidades que parecem ter sido postas à força pelos guionistas para de certa forma se redimirem.

Lê Também:
Marvel Studios | O calendário da Saga do Multiverso

Agents-of-SHIELD-Tahiti

Este é capaz de ter sido o melhor episódio da temporada, sem contar com o primeiro. O segredo está no facto de mudar um bocadinho de estilo. Já não temos a equipa com um objectivo, a tentativa falhada de o cumprir e depois o “renascer do herói”. Não. Agora temos a equipa com um objectivo, um plano que prevê todas as possibilidades e que é executado na perfeição. Pode não parecer grande coisa, mas mostra que esta é uma equipa que sabe mesmo o que faz, algo que ultimamente não têm provado.

A fonte do poder do Clairvoyance é que suscita algumas questões, tirando as outras todas óbvias que nos surgem ao longo do episódio. Se ele consegue prever e ter conhecimento de tudo através de poderes psíquicos, como é que ele não sabe nada sobre a morte de Coulson? Ok, ele precisa que o Coulson investigue o seu passado para ele também o ficar a conhecer, mas porquê? Ele não devia de precisar de fazer isso. Se o Clairvoyance consegue saber tudo através do conhecimento que os outros possuem, porque é que nunca usou os seus poderes para saber o que o Nick Fury sabe sobre o Coulson? Já nos é bastante claro que o Fury sabe de tudo, visto que ao que parece ter sido ele a mente por detrás de tudo o que se passou. Assim como os médicos que realizaram a operação. Se o Claivoyance é assim tão poderoso como parece ser, como é que não consegue fazer isto? Ou será este apenas mais um plot hole na série?

Lê Também:
Marvel Studios | O calendário da Saga do Multiverso

Comparado com o que temos visto, é um dos melhores episódios que a série já proporcionou (e foram raros), resta agora saber se foi ou não apenas sorte. Com a visita de Asgard que se aproxima pode ser que a sorte tenha vindo para ficar.

 

RM