Agora Fico Bem, em análise

 

Agora fico bem Título Original: Now is Good

Realizador: Ol Parker

Elenco: Dakota Fanning, Kaya Scodelario, Jeremy Irvine

Género: Drama/Romance

ZON | 2013 | 103 min

Classificação:

CO
DR
RR

SL
 seven_star
TM
 
VS

 

“Agora Fico Bem” é um filme bem executado mas cuja premissa já foi realizada em vários outros seus semelhantes, o que aumenta a exigência neste género.

É-nos apresentada a história pessoal de Tessa (Dakota Fanning) que sofre de uma leucemia incurável. Como o tratamento iria prolongar a sua existência mas diminuindo a sua qualidade de vida, Tessa decide não continuar com o mesmo, contra a vontade do seu pai (Paddy Considine). Em vez de se resignar ao inevitável, decide fazer uma lista de coisas a realizar antes de morrer. Quer viver o máximo possível no pouco tempo que lhe resta e no topo da lista consta perder a virgindade. Com a ajuda da amiga Zoey (Kaya Scodelario) e de um vizinho (Jeremy Irvine) por quem acaba por se apaixonar, Tessa tenta viver tudo de uma vez só.

agoraficobem

É impossível ver este filme e não recordar outros como “Para a Minha Irmã”, cujo enredo também envolve a decisão de desistir de um tratamento semelhante, e “Nunca é Tarde Demais”, que narra a história de dois doentes terminais que decidem fazer a chamada bucket list, uma lista de coisas a realizar antes da morte. O que desilude em “Agora Fico Bem” é que é inferior aos anteriores.

Infelizmente, a história acaba por divergir um pouco da lista de Tessa e concentra-se mais nas suas relações com o pai e com o namorado, apesar de não serem tão aprofundadas ao ponto de causarem alguma emoção a quem assiste. Há realmente um cena marcante no filme, no momento em que a protagonista se prepara para ter o seu primeiro encontro, mas é a única que realmente provoca um sentimento relevante na audiência. Para além disso, toda a história secundária de Zoey parece algo forçada, como se não se enquadrasse no enredo principal.

NowisGood-Still1

No entanto, é agradável ver a mudança de papéis de Dakota Fanning e Kaya Scodelario. Fanning liberta-se da imagem de criança inocente pela qual é conhecida, e Kaya deixa de ser Effy Stonem da segunda geração de “Skins UK”.

No geral, “Agora Fico Bem” conta-nos uma história sobre aproveitar os momentos enquanto nos é possível, enquanto estamos vivos e somos capazes de o fazer. Apesar de não ser perfeito, estimula a reflexão.

SL


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *